Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Globalização e suas diferentes vertentes

8. 1 Plano de Ensino 7ªB

PLANO 1

1) Tema da aula:Introdução a Globalização. Estagiário responsável: Aline Data da aula : 03/06

2)Objetivos específicos:
- Identificar a globalização através do cotidiano dos alunos

3)Conteúdos:
- introdução a globalização

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- Vídeo

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (15min):
- apresentação dos estagiários e dos alunos
- contrato com a turma
- chamada
·         Introdução (5min):
- apresentar o tema a ser trabalhado e o que vai ser feito durante a aula
·         Interpretação (15min)
- passar o vídeo “Globalização MTV” 5min
- questionário 10 min
  • Aplicação (10min)
- através das respostas do questionário e do vídeo apresentado perguntar aos alunos se eles vivenciam a globalização, aproximando o tema da aula ao cotidiano dos mesmos.
  • Conclusão (5min)
- recolher o questionário
-comentar que ao longo das aulas será observado como a globalização se insere em diversos âmbitos
6)Avaliação:
- através das respostas, dúvidas e participações na aula.

7)Auto-Avaliação:
8)Referências:
SANTOS, M. Técnicas, espaço, tempo: globalização e meio técnico-ceintífico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994
9) Anexos:
Plano MTV – Globalização
http://mais.uol.com.br/view/d52rltzih2do/plano-mtv--globalizao-i-04029B3870D0C91326?types=A&

Questionário

1)Você prefere ouvir músicas:
(   ) Brasileiras                      (   ) Latinas                (   ) Norte-americanas                    (   ) Outros
2)Você prefere assistir filmes:
(   ) Brasileiros                      (   )Norte-americanos                     (   ) Europeus                       (   ) Outros
3) Você tem acesso a Internet?
(   ) Não
(   )Sim. Onde?
(   ) Casa        (  ) Lan House                      (  ) Escola      (  ) Outros
4) Você costuma usar Internet com freqüência?
(   ) Sim. Quantas vezes por semana?_____    (   ) Não
5)Você participa de algum site de relacionamento?
(   ) Sim. Qual (is)?  (  ) Orkut             (  )MSN      (  ) Twitter      (  )Facebook (  )Outros
(   ) Não.
6) Você procura seguir moda (calçados, roupas, cabelo, etc.)
(   )Sim                       (   ) Não
7) Você tem o habito de consumir fast food?
(   )Sim.  Quais?  (   )McDonald’s  (   )Burguer King      (   )Subway    (   )Outros
(   )Não.
8)Ao fazer compra você dá preferência aos produtos que viu em comercias, anúncios ou outdoors?
(   ) Sim          (   ) Não
9) A partir dos seus conhecimentos o que você entende por globalização?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

PLANO 2

1) Tema da aula: Globalização e as transformações no espaço geográfico. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula: 06/06

2)Objetivos específicos:
- Identificar que a globalização é um processo e que está intimamente ligada aos aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais;
- Analisar essas influências em escala local;

3)Conteúdos:
- Globalização e o meio técnico-científico-informacional
-Incorporação do MTCI no espaço geográfico: modernas redes de telecomunicações, grandes infraestruturas de transportes, agropecuária com base na biotecnologia, entre outros...

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- Imagem (atividade);

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (5min)
- apresentar o tema a ser trabalhado
- devolver a atividade da aula anterior
- perguntar aos alunos o que eles entendem por globalização
·         Interpretação (17 min)
- explicar o que é globalização relacionando com o MTCI
- apontar e analisar as incorporações de técnica, ciência e informação no espaço geográfico (aula expositiva dialogada)
  • Aplicação (18 min)
- pedir aos alunos que façam a atividade proposta e a partir dela fazer observações
  • Conclusão (5 min)
- fazer uma revisão do que foi dado e fazer alguns apontamentos para a próxima aula.

6)Avaliação:
- através das respostas, dúvidas e participações na aula e da atividade desenvolvida.

7)Auto-Avaliação:

8)Referências:
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.
LIBÂNEO, J. C.;OLIVEIRA, J.F.;TOSCHI, M. S. Educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2003.
SENE, E.; MOREIRA, J. Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil: volume único. São Paulo: Scipione, 2002.
SANTOS, M. Técnicas, espaço, tempo: globalização e meio técnico-ceintífico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994

PLANO 3

1) Tema da aula: Globalização e as transformações no espaço geográfico. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula: 07/06

2)Objetivos específicos:
 - Identificar e analisar que as distâncias foram reduzidas, permitindo a aceleração do fluxo de pessoas, mercadorias, informações e capitais.

3)Conteúdos:
- redução das distâncias
- acesso a informações

4)Recursos Didáticos:
- quadro e giz
- imagens
-livro didático

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (5min)
- apresentar o tema do dia relacionando com a ultima aula (inovações tecnológicas, cientificas e informacionais como fatores para a redução das distancias e a velocidade dos fluxos)
  • Interpretação (20min)
- Dar exemplos próximos dos alunos:
“Alguém já foi para o Rio de Janeiro? Mas você saberia me dizer o que tem no RJ, mesmo sem ter viajado até lá?” (novela, filmes [desenho rio], fotos em revistas ou internet, Google maps)
- passar imagens e vídeo: evolução tecnológica dos transportes e da telecomunicação (mas todos tem acesso?)
- a partir das questões levantadas e das imagens, explicar como as regiões tornaram-se mais próximas (introdução de tecnologia nos transportes e nas telecomunicações) e proporcionaram os fluxos de pessoas, mercadorias, informações.
- apontar que nem todos tem acesso a essas tecnologias
  • Aplicação (15 min)
- resolução de atividade (em sala e para entregar).
- correção e discussão sobre a questão
·         Conclusão (5min)
- apontamentos do que foi visto durante a aula e o que vai ser aprendido na próxima

6)Avaliação:
- através da atividade do livro e do comportamento dos alunos frente as explicações e questionamentos.

7)Auto-Avaliação:

8)Referências:
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.
IANN, O. A era do globalismo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1997.
LIBÂNEO, J. C.;OLIVEIRA, J.F.;TOSCHI, M. S. Educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2003.
SANTOS, M. Técnicas, espaço, tempo: globalização e meio técnico-ceintífico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994
SENE, E.Globalização e Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 2003.
                                                                                                            
PLANO 4

1) Tema da aula: A economia Global. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula : 10/06

2)Objetivos específicos:
- analisar e relacionar que através das modernas infra-estruturas (transporte, comunicação) a economia tornou-se global

3)Conteúdos:
- rápida expansão dos fluxos financeiros
- inter-relação entre os países

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- Livro didático;

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (5min)
- apresentar o tema a ser trabalhado já relacionando à última temática (inovações tecnológicas, cientificas e informacionais) ao conteúdo atual.
  • Interpretação (15 min)
- explicar e analisar, a partir da leitura conjunta do livro, a economia global de acordo com os temas propostos pelo livro didático
- mundialização do capital (mapa conceitual)
- crescimento do comércio internacional
- rápida expansão dos fluxos financeiros
- inter-relação entre países
  • Aplicação (20 min)
- resolução de atividade (em sala e para entregar).
- correção e discussão sobre a questão
·         Conclusão (5min)
- apontamentos do que foi visto durante a aula e o que vai ser aprendido na próxima

6)Avaliação:
- através da execução da atividade, dúvidas e participações na aula.

7)Auto-Avaliação:

8)Referências:
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.
SENE, E.Globalização e Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 2003.
                                                                                                            
PLANO 5

1) Tema da aula: Transformações na produção. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula :13/06

2)Objetivos específicos:
- Identificar e analisar as transformações na produção

3)Conteúdos:
- Tecnologias na produção;
- Mundialização da produção;

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- Livro didático;
- Mapa;

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (5min)
- apresentar o tema a ser trabalhado relacionando com o conteúdo anterior
- fazer algumas indagações aos alunos:
Vocês acham que esse tênis que vocês estão usando foi produzido onde?
E a matéria-prima dele é também veio de lá? A criação do modelo?
·         Interpretação (20 min)
- explicar a partir da leitura conjunta do livro a introdução da globalização na produção (tecnologia, telecomunicação, transporte) e a dispersão de sua produção no espaço geográfico;
  • Aplicação (15 min)
- execução de atividade que deverá ser entregue ao término da aula;
- resolução e análise das respostas da atividade

O trabalho irá consistir em identificar em que países são desenvolvidas cada peça do computador, com o auxílio do mapa mundi.(ver em anexo)

·         Conclusão (5min)
- resolução e análise das respostas da atividade de modo a destacar os principais pontos da aula.

6)Avaliação:
- através da atividade individual e de dúvidas e participações que se deram na aula.

7)Auto-Avaliação:
8)Referências:
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.
MARTINEZ, R.; VIDAL, W. P. G.; BOLIGIAN, A. T. A. O espaço geográfico mundial: o mundo subdesenvolvido: 7ªsérie. São Paulo: Atual, 2001.
SENE, E.Globalização e Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 2003.


Plano 6

1) Tema da aula: Desemprego estrutural e conjuntural. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula :14/06

2)Objetivos específicos:
- Contextualiza momento econômico atual
- Relacionar as mudanças ocorridas na produção com o desemprego

3)Conteúdos: ;
- Desemprego estrutural;
- Desemprego conjuntural

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- Livro didático;
- Imagens

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (7 min)
- apresentar o tema a ser trabalhado
- analisar e refletir juntamente aos alunos sobre duas imagens, uma fábrica onde prevalece a mão-de-obra humana e outra já mecanizada.
  • Interpretação (20 min)
- explicar a partir da leitura conjunta do livro o desemprego estrutural e o desemprego conjuntural (utilizando de exemplos próximos aos alunos, como os cobradores que tendem a não existir mais nos ônibus da cidade)
 - pedir aos alunos que copiem o quadro 2 da p.43 para reforçar a        diferenciação entre os tipos de desempregos e suas causas
  • Aplicação (15 min)
- resolução da questão 5 da p. 46
- resolução e análise das respostas da atividade
  • Conclusão (3min)
- relacionar o que foi visto em aula (desemprego) com o que vai ser visto na próxima aula (novo perfil de trabalhador).

6)Avaliação:
- através da resolução da atividade, dúvidas e participações que se deram na aula.

8)Referências:
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.
SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2002.

PLANO 7

1) Tema da aula: Novas relações de Trabalho. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula: 17/06

2)Objetivos específicos:
- Relacionar e analisar a introdução do meio-técnico científico informacional na produção com o novo perfil de trabalhador exigido pelo mercado.

3)Conteúdos:
- As novas relações de trabalho
- novas profissões

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- Livro didático;
- texto complementar
- vídeo (somente se sobrar tempo)

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (5min)
- relembrar o que foi aprendido na última aula já relacionando com temática atual
  • Interpretação (20min)
- ressaltar que apesar da tecnificação extinguir algumas funções ela também propiciou o surgimento de novas atividades profissionais
- novo perfil de trabalhador exigido pelo mercado (capaz de se adaptar às rápidas mudanças tecnológicas, trabalhar coletivamente, ser flexível desenvolva múltiplas funções, dinâmico, competitivo, criativo).
- não são todos que conseguem ter acesso a qualificação (desemprego)
  • Aplicação (20 min)
- texto de apoio (novas profissões)
- leitura e análise
- discussão em sala
  • Conclusão (5min)
- uma breve revisão enfatizando que as tecnologias extinguiram algumas profissões, mas fizeram com novas surgissem ou se transformassem para se adaptarem.

6)Avaliação:
- através de questionamento dos alunos, da própria dinâmica da aula.

8)Referências:
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

Na última década podemos perceber como a explosão da informática no cotidiano das pessoas, transformou o modo pelo qual a sociedade se comunica e como ela se adapta a essa nova realidade.
A revolução que a tecnologia da informação trouxe, afetou todas as áreas da sociedade: indústria, economia, educação e etc. Como se percebeu que a informática e seus avanços constantes traziam benefícios para o homem, foi inevitável que a mesma sociedade se adequasse para que caminhasse junto às inovações, e assim pudessem usufruir dessa tecnologia.
Toda essa revolução afetou a sociedade como um todo. Novas tecnologias eram e são apresentadas a todo o momento, com elas novas profissões vão surgindo e desaparecendo.

Novas Profissões:
Especialista em Saúde com uso de tecnologia
Enfermagem em informática é uma especialidade de enfermagem, que integra ciência da computação, ciência da informação e de gestão e comunicação de dados, informação, conhecimento e sabedoria na prática da enfermagem. Enfermeiros especialistas em Informática ganham salários iniciais de 60.000; esse salário dobra com os anos de experiência.
Anestesiologista. Eles executam tarefas pré-operatórias, terapia de apoio, e dão suporte na terapia intensiva. Salário em torno de 90.000 dólares para que está em inicio de carreira.

Negócios e Gestão
Profissionais de ITespecializados em novas tecnologias. Gente preparada para qualquer coisa; para evitar ataques cibernéticos, terrorismo ou desastres naturais. Esses profissionais recebem a denominação de gestores de sistemas de informação. Salário médio 100 mil dólares
Educação à distância
Outra área que promete muito e muito no futuro e no presente. Aprendizagem à distância só cresce a cada dia. Os profissionais que preparam e cursos online em faculdades, escolas vão ser cada vez mais valorizados. Esse profissional tem que ter ótimos conhecimentos em tecnologias web.
Entretenimento e Mídia
Designers de jogos eletrônicos e diretores de criação vai ter grande valor no futuro. Diploma universitário não é obrigatório, mas pode ser no futuro; então esteja preparado.
Grandes empregadores como Microsoft e Electronic Arts pagam salários entre 50.000 e 80.000 dólares
Comunicação social; especialistas em relações públicas que utilizam tecnologias de redes sociais, incluindo RSS, Twitter, Facebook e blogs. Blogueiro também terá vaga nas empresas. Um blogueiro pode ganhar 20 dólares por hora e um especialista em Comunicação Social pode ganhar ate 70 mil dólares. Os candidatos devem dominar as novas tecnologias e ter conhecimento em Twitter, Facebook e etc.
Fonte:http://cilenebonfim.com/lista-de-novas-profissoes-que-pagam-super-salarios/.


PLANO 8

OFICINA (40 min de duração)

1) Tema da aula: Trabalho: exigências do mercado. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula :18/06


2)Objetivos específicos:
- Consolidar o conhecimento construído na aula anterior através de uma oficina

3)Conteúdos:
- novas relações de trabalho

4)Recursos Didáticos:
- quadro e giz
- cartolina
- cola
- jornal
- tesoura

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (2,5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (5min)
- relembrar o que foi aprendido na última aula já relacionando com temática atual
  • Interpretação (5min)
- explicar a oficina
  • Aplicação (20 min)
- com a folha de classificados pedir que os alunos identifiquem anúncios de empregos e as qualificações exigidas (em grupo) colem os classificados na cartolina/ sulfite e analisem porque ele tem que ter tais características (capaz de se adaptar às rápidas mudanças tecnológicas, trabalhar coletivamente, ser flexível desenvolva múltiplas funções, dinâmico, competitivo, criativo)
·         Conclusão (2,5min)
- comentar sobre o resultado da atividade e comentar o tão quanto é importante eles se dedicarem aos estudos para estarem bem posicionados profissionalmente no futuro.

6)Avaliação:
- através dos argumentos utilizados na atividade e na dinâmica da oficina.


8)Referências:
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.


PLANO 9

1) Tema da aula: Transnacionais e o Estado. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula: 21/06

2)Objetivos específicos:
- Identificar o que são as transnacionais
- analisar a relação entre as transnacionais e o Estado
- apontar os benefícios para ambos

3)Conteúdos:
- o poder das transnacionais
- as transnacionais e os países pobres
- concorrência e parceria entre empresas/transnacionais: trustes e cartel

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- Livro didático;
- imagem

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (2,5 min)
- apresentar o tema a ser trabalhado
- apontar e refletir que a globalização do capital e da produção permitiu a expansão e a consolidação de empresas transnacionais. 
  • Interpretação (25 min)
- explicar a partir da leitura conjunta do livro a importância das transnacionais na economia global e a formação dos trustes e cartel.
  • Aplicação (15 min)
- resolução de questões em sala com o apoio do livro didático (os que não terminarem deverão realizar os exercícios como tarefa)
  • Conclusão (2,5min)
- avaliar o andamento da turma na resolução das questões e cobrar como tarefa aos que não terminaram, afirmando que serão avaliados com nota.

8)Referências:
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.
SENE, E.Globalização e Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 2003.
TOSTES. A. P. B. Identidades Transnacionais e o Estado. Viço e teiomosia?. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ln/n63/a03n63.pdf>Acessado em: dia 16 de maio de 2011.

PLANO 10

1) Tema da aula: Globalização e Sociedade. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula: 21/06

2)Objetivos específicos:
- Identificar, analisar e criticar o que é a sociedade global

3)Conteúdos:
- Universalização das necessidades, gostos, hábitos.

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- Imagens;
- Livro didático;

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (15 min)
- correção e reflexão das questões sobre transnacionais
- apresentação do conteúdo do dia
Interpretação (15min)
- Apresentar imagens de produtos em diversas partes do mundo (mc donalds, coca-cola, Nike, Nokia, Hp, Honda, filmes, músicas, roupas)
- Destacar e questionar porquê a população de outros países possuem os mesmos hábitos de vida e a partir das respostas comentar sobre o papel da internet, TV, revistas e propagandas na difusão desses novos hábitos por diferentes países.
- relações humanas artificiais (via internet)
Aplicação (12,5min)
- pedir aos alunos que façam um pequeno texto (5 linhas) sobre o que eles entendem por sociedade global
  • Conclusão (2,5min)
- pedir para que eles reflitam sobre o que foi visto durante a aula, pois será a partir desse conteúdo que desenvolveremos os próximos saberes.

6)Avaliação:
- através das discussões em sala

7)Auto-Avaliação:

8)Referências:
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.
BAUMAN, Z. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
SANTOS, M. O espaço revelador: alienação e desalienação. In: O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987. p. 59-66 (Coleção Espaço).
SANTOS, Milton.Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.15ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

PLANO 11

1) Tema da aula: Globalização e Sociedade. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula: 27/06

2)Objetivos específicos:
- Identificar, analisar e criticar o que é a sociedade global

3)Conteúdos:
- Globalização e consumo

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- vídeo

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (5 min)
- apresentar e refletir que com as difusões por transporte e telecomunicações o consumo se difundiu em grande escala
Interpretação (20min)
(AULA EXPOSITIVA COM USO DE VÍDEOS)
- consumo x necessidade
- O papel da mídia para aumento do consumo
- consumo e satisfação
- Datas comemorativas e consumo
- consumo e meio ambiente
Aplicação (12,5min)
- resolução de questões reflexivas
  • Conclusão (2,5min)
- os alunos devém refletir sobre as questões abordadas no dia
- ressaltar que nas próximas aulas haverá revisão e prova.

8)Referências:
VÍDEO: Plano MTV. II

ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.
BAUMAN, Z. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
SANTOS. M. Do cidadão imperfeito ao consumidor mais-que-perfeito. In: O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987. p. 33-42 (Coleção Espaço).
SANTOS. M. Do indivíduo ao cidadão. In: O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987. p. 77-80 (Coleção Espaço).
SANTOS. M. O espaço revelador: alienação e desalienação. In: O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987. p. 59-66 (Coleção Espaço).


PLANO 12

1) Tema da aula: Globalização e Sociedade. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula: 28/06

2)Objetivos específicos:
- preparar os alunos para prova

3)Conteúdos:
- resumo dos principais conteúdos abordados durante o estágio

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (5 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (2 min)
- expor que será uma aula voltada para revisão
Interpretação (30min)
- com o uso do quadro e da linguagem oral destacar os principais conteúdos na revisão, indagando aos alunos o que eles aprenderam.
Aplicação (5min)
- deixar algumas questões que os auxiliaram nos estudos para prova.
  • Conclusão (2,5min)
- confirmar compromisso da próxima aula, a prova.

8)Referências:
Toda referencia utilizada durante o conteúdo, já que essa será uma aula voltada para revisão.

9) Anexos:
Questões:

1-Explique as características da economia global considerando os aspectos listados abaixo.
a) A mundialização da produção
b) A rápida expansão dos fluxos financeiros entre países.

2-Responda:
a) O que é transnacional?
b) Como são as relações de trabalho na economia global?
c) quais são as principais causas de desemprego? Explique-as.
d) O que se entende por sociedade global

PLANO 13

1) Tema da aula: Prova: Globalização e espaço geográfico: suas perspectivas econômicas e sociais. Estagiário responsável: Aline Ross Data da aula: 01/07

2)Objetivos específicos:
- verificação da aprendizagem do conteúdo

3)Conteúdos:
- todos os conteúdos trabalhados até agora

4)Recursos Didáticos:
- Quadro e Giz;
- prova

5)Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (3 min)
- cumprimento e chamada
·         Introdução (7min)
- entrega e leitura conjunta das questões da prova
- despedida e agradecimento aos alunos e professor
  • Interpretação
- não haverá devido a atividade em questão, a prova
  • Aplicação (40min)
- execução da atividade avaliativa
  • Conclusão
- não haverá devido a atividade em questão, a prova.

6)Avaliação:
- a prova será a questão avaliativa, mas não somente do dia em questão e sim de todos os dias trabalhados.

7)Auto-Avaliação:

8)Referências:
A prova será realizada principalmente a partir do próprio livro didático, acreditando que esse seja a uma das bases de estudos utilizadas pelos alunos ao estudarem para prova. Mas é importante ressaltar que a prova tenderá dinamizar todo conteúdo.
ARARIBÁ. Geografia 8ºano. São Paulo:Editora Moderna, 2007.


PLANOS DE AULA 8ªE


PLANO DE AULA 1 – 06/06

1)    Tema da aula: O que é Globalização?

2)    Objetivos específicos: Compreender o que é Globalização e os processos que subsidiaram a atual face da mesma, partindo do pressuposto que eles são conhecem algo sobre o assunto.

3)    Conteúdos: 
·         Caracterização da globalização;
·         Processos de origem da Globalização atual (grandes navegações, revolução industrial, inovações tecnológicas e capitalismo financeiro), visto que esses processos se materializam no espaço.

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Livro didático;
·         Mapa;
·         Charge.

5)    Procedimentos metodológicos:

·         Abertura (20 min):
Apresentação dos estagiários e alunos, contrato de trabalho e chamada.

·         Introdução (5 min):
Através de aula expositiva e dialogada resgatar o conteúdo trabalhado no último capítulo (conflitos mundiais), relacionando a influência externa (econômica e ideológica) na geração desses conflitos;

Descontentamento social, evidenciando a ineficiência do Estado perante as necessidades da população, gerando vários conflitos por territórios, forte influência do imperialismo de empresas e países;

·         Interpretação (10 min):
Iremos estudar o que é a globalização, para compreendê-la devemos primeiramente entender os processos que levaram a formação da mesma nos dias atuais.

Processos que geraram a Globalização:
- Capitalismo comercial (séc. XVI): grandes navegações, fortalecimento da política mercantilista, protecionismo do mercado interno, exploração das colônias, descoberta de metais preciosos, domínio do rei.
- Capitalismo industrial (séc. XVIII): uso do carvão mineral, inserção das máquinas na produção, fábricas, maior urbanização principalmente ao redor das fábricas, poderio Inglês e francês, produtos manufaturados, aumento da produção, exploração de novas colônias em busca de mão-de-obra e matéria-prima barata.
- Capitalismo financeiro e monopolista (entre os séc. XIX e XX até os dias atuais): influência do capital bancário, principalmente, nas indústrias, alta tecnologia, disputa das matérias-primas e mercados consumidores pelo mundo, fusão das empresas, monopólios transnacionais, 1ª e 2ª Guerra Mundial e Guerra Fria mundo bipolar, imperialismo dos EUA e neoliberalismo.

Entendo esses processos agora é possível compreender o que é o processo de globalização e a configuração do espaço geográfico atual.

Pedir para que um dos alunos leia o livro didático, enquanto isso, os demais alunos acompanham em seus livros. De acordo com o livro didático a Globalização é

Um conjunto de transformações recentes na economia do planeta, que causaram uma ampliação dos fluxos de mercadorias, uma integração entre países. São características desse período as inovações tecnológicas e a consequente aceleração da difusão de informações (ARARIBÁ, 2007, p. 38).

Como complemento dessa idéia, explicar a partir de Ribeiro (2008) as outras faces da Globalização, que não deve ser entendida como apenas um sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos pelo mundo afora. Mas deve percebida como um

Sistema cultural que homogeneíza que afirma o mesmo a partir da introdução de identidades culturais diversas que se sobrepõem aos indivíduos. Por fim, houve quem afirmasse estarmos diante de um cidadão global, definido apenas como o que está inserido no universo do consumo, o que destoa completamente da idéia de cidadania (Ribeiro, 1995).

·         Aplicação (10 min):
A partir desses três processos do capitalismo, e dos conceitos apresentados, o que vocês entendem por Globalização? E quais são as influências em nossas vidas?


Partindo da resposta dos alunos fornecer exemplos de algumas empresas transnacionais que eles conheçam ou consomem (Coca-Cola, McDonalds; AmBev, Nike, General Motors, Petrobrás, Fiat, entre outras)

Para melhor consolidar o conhecimento construído em sala, realizar uma atividade e posteriormente comentar sobre a mesma, dando opinião sobre o assunto.

6)    Conclusão (5 min):
Recapitular os principais conteúdos da aula evidenciando a importância de se entender a globalização e que todos fazem parte desse processo, visto que a globalização atinge fortemente o local e consequentemente a vida das pessoas

7)    Avaliação: As avaliações serão fornecidas no momento do estágio visto que não se tem noção se os alunos farão ou não as atividades.


8)    Referências:

RIBEIRO, W. C. "Globalização e geografia em Milton Santos". In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, v. 6, n. 124, Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-124.htm> Acesso em: 30 de set. 2002.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo : Hucitec, 1996.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª edição. São Paulo: Edusp, 2004.

___________. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

___________. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, 1986.

___________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.15ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

___________.Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-cientifico informacional. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1998.

SUA PESQUISA. COM. Disponivel em: <http://www. suapesquisa. com/capitalismo/> Acesso em: 20 maio 2011.

PLANO DE AULA 2 – 07/06

1)    Tema da aula: Globalização: avanços tecnológicos durante a Guerra Fria

2)     Objetivos específicos: Compreender e analisar os aspectos da corrida armamentista e espacial ocorridas no século XX para a mudança do espaço geográfico mundial

3)    Conteúdos:
Caracterização do que foi a Guerra-Fria;
Elucidar o que é corrida armamentista e espacial;
Destacar os principais eventos ocorridos na época, que geraram essa corrida armamentista e espacial;

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Livro didático;
·         Mapa;


5)    Procedimentos metodológicos:

·         Abertura (5 min): Interação e chamada, ressaltando algum problema visto na última aula;

·         Introdução (5 min): Através de aula expositiva e dialogada resgatar o conteúdo trabalhado na última aula, “o que é Globalização?” e apresentar o que vai ser trabalhado nesta aula;

·         Interpretação (15 min):
Como foi visto na última aula a globalização gerou muitos avanços tecnológicos gerados durante o século XX e nesse início de século XXI, visto que foram muito importantes para que se configurasse o mundo dual que vemos hoje;

Explicar o que foi a corrida armamentista e espacial, apontando os principais países que participaram e como essa corrida configurou o espaço geográfico, visto que nesse período houve uma maior inserção humana no meio natural, através da criação de novos instrumentos técnicos.
 
·         Aplicação (15 min)
Aproximar o conteúdo dos alunos através de uma questão sobre o uso de tecnologias. Apontando, se os alunos conseguiriam sobreviver atualmente sem o uso de tecnologias, posteriormente realizar indagações sobre as respostas dos mesmos, perguntando se todas as pessoas possuem o mesmo acesso a tais produtos. O que de certa forma evidenciará a desigualdade que os alunos observam em seu dia-dia seja em sua cotidianidade ou através dos instrumentos de informação (Mídias).

6)    Conclusão (5 min)
Além de reafirmar e analisar os principais conteúdos expostos na aula, já associar o conteúdo da próxima aula, visto que as mesmas serão subsequentes.

7)    Referências:

GUERRA FRIA. Disponivel em:<http://osistemadehoje.blogspot. com/2011/04/guerra-fria.html>.Acesso em: 24 mai. 2011.

INFO ESCOLA. Disponivel em: <http://www.infoescola. com/historia/guerra-fria/> Acesso em: 20 mai. 2011.

PETRAS, James. A propósito da Globalização e do Neoliberalismo. CEAS, n. 158, 1995, p.12-22.

QUADROS, T. Globalização, Novas Tecnologias, Educação e Trabalho: uma reflexão sobre a possibilidade de superação da exclusão. Disponivel em:<http://www.uesc.br/cpa/artigos/globalizacao_novas_tecnologias_educacao_trabalho.pdf > Acesso em: 20 mai. 2011.

RIBEIRO, W. C. "Globalização e geografia em Milton Santos". In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, v. 6, n. 124, Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-124.htm> Acesso em: 30 de set. 2002.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo : Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo : Nobel, 1987.

TAVARES, M. C. Da substituição de importações ao capitalismo financeiro. Ensaio sobre a economia brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PLANO DE AULA 3 – 07/06

1)    Tema da aula: Globalização: Capitalismo financeiro e Estado mínimo

2)    Objetivos específicos: Expor e analisar os aspectos do capitalismo financeiro e o surgimento do neoliberalismo de mercado, através do poder das transnacionais, dos bancos consequentemente ao desenvolvimento da alta tecnologia e a perda do poder dos países; Relacionando que esse aspecto global tem influencia no local, mudando o cotidiano dos alunos.

3)    Conteúdos:
O que é capitalismo financeiro e o neoliberalismo;
O que vem a ser o Estado mínimo;
Destacar e compreender o que é transnacional e ramos da alta tecnologia (robótica, informática, biotecnologia e etc.);

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Imagens de complexos industriais;
·         Fotos de produtos de alta tecnologia;

Procedimentos metodológicos: Aula expositiva e dialogada.
Abertura: Como a aula é dupla não será necessário fazer chamada ou interagir novamente com os alunos, ganhando com isso, no que se refere ao tempo, podendo assim, propor uma atividade mais detalhada e reflexiva ao final das aulas;

Introdução (5 min): Como a aula é dupla fazer um breve resgate somente dos conteúdos específicos trabalhado, dando-se prioridade a relação do conteúdo trabalhado na última aula acerca dos aspectos da corrida armamentista e espacial ocorridas no século XX com o conteúdo dessa aula.

Interpretação (15 min): Como foi visto anteriormente a corrida armamentista e espacial ocorridas no século XX foi de extrema importância para a configuração do espaço geográfico atual, mudando drasticamente as paisagens em muitos lugares do mundo.

Desse modo, já que estamos falando sobre as principais influências da globalização para a configuração do espaço atual, devemos entender o que são as transnacionais.

Uma “empresa que atua fora de seu país de origem, preferencialmente em vários pontos do planeta por meio de suas filiais ou de empresas locais contratadas para a execução de atividades” (ARARIBÁ p. 38). Neste momento cabe evidenciar algumas empresas que são conhecidas pela turma, relembrando desse modo, o conteúdo dado em aulas anteriores. Destacar também, vários ramos de alta tecnologia e o poder da informação e da técnica, vistos atualmente através do conceito de “meio-técnico-científico-informacional”

·         Aplicação (25 min)
No momento da aplicação do conteúdo será passado um vídeo sobre o capitalismo financeiro e Estado mínimo e avanço tecnológico e uma história com quadrinhos em branco, para que os alunos montem sua própria mini-história, a partir dos conteúdos e discussões realizadas até então (em anexo), caso não terminem na aula deixar para que os mesmos façam em casa.

5)     Conclusão (5 min)
Comentar sobre o andamento da aula, parabenizá-los se a turma tiver mostrado interesse e participação, fazendo com que os mesmos fiquem motivados para a próxima aula.
Deixando uma frase para que os mesmos pensem durante a semana.


6)    Referências:


A Globalização: A mundialização do capitalismo. Disponível em: <http://www.lgti.ufsc.br/O&m/textos%20complementares/a%20globalizacao.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2011.

GRUPO ESCOLAR: O neoliberalismo e o Estado Mínimo. Disponível em: < http://www.grupoescolar.com/materia/o_neoliberalismo_e_o_ (estado_minimo).html>. Acesso em: 15 mai. 2011.

O Estado Mínimo Venceu o Neoliberalismo? Disponível em: <http://www. webartigos.com/articles/13961/1/O-Estado-Minimo-Venceu-o-Neoliberalismo/pagina1 .html>. Acesso em: 20 mai. 2011.

RIBEIRO, W. C. "Globalização e geografia em Milton Santos". In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, v. 6, n. 124, Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-124.htm> Acesso em: 30 de set. 2002.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo : Hucitec, 1996.

PLANO DE AULA 4 – 13/06

1)    Tema da aula: Efeito da globalização em países em desenvolvimento.

2)    Objetivos específicos: Averiguar e analisar os efeitos da globalização para o aumento da dívida externa e desaparecimento de empresas locais, além de pensar a respeito da ação dos organismos multilaterais que agem a favor do capital global.

3)    Conteúdos:
O que é divida externa;
Apresentar os números da dívida brasileira;
A influência das transnacionais;
Organismos multilaterais e dar exemplos dos mesmos;

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Imagens;
·         Tabela;
·         Vídeo.

5)     Procedimentos metodológicos: Aula expositiva e dialogada;
Abertura (10min): Primeiramente realizar a chamada, posteriormente perguntar como foi a semana dos alunos e se eles viram algo sobre globalização ou que tenha haver com o assunto, perguntar ainda, se eles pensaram sobre a frase da aula anterior, caso ninguém tenha feito, dar minha própria opinião relacionando a frase ao conteúdo dado, resgatando com isso, o conteúdo estudado.

Introdução (3min): Introduzir o conteúdo, visando destacar que a globalização promove efeitos em todas as esferas da sociedade, seja eles bons ou ruins.

Interpretação (12 min): A expansão das transnacionais no mundo globalizado gerou muitas influências tanto nos países de destino quanto nos de origem das empresas;

Destacar o que é divida externa, realizar uma ponte para analisar a dívida do Brasil em diferentes períodos;
·         Dívida externa do Brasil:

Segundo o Banco Nacional do Brasil (2011) A dívida externa total somou esse ano o US$279,2 bilhões na posição estimada para março, elevando-se US$22,4 bilhões em relação à posição apurada para dezembro de 2010.

Apresentar os números da dívida brasileira através de uma tabela e o aumento da influência e da necessidade do auxílio do capital financeiro e monopolista;

Evidenciar o que são organismos multilaterais e dar exemplos dos mesmos (FMI, UNESCO);

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua criação ocorreu pouco antes do final da segunda guerra mundial, em julho de 1944, e sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos. Atualmente conta com mais de 187 nações

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 16 de Novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. (WIKIPÉDIA, 2011).

·       Aplicação (18 min):

Analisar se a globalização gerou muitos prejuízos ou benefícios a população brasileira e londrinense, confrontando conhecimentos do professor com os conhecimentos dos alunos;

Perguntar qual empresa eles conhecem e que se localiza na cidade de Londrina e/ou na proximidade e que seja relacionada ao capital externo ou mesmo a um grande capital nacional ou regional e que mudou a dinâmica da localidade, através da geração ou não de empregos.

Perguntar se eles acham que houve a falência de empresas do mesmo setor de capital local? Mesmo que eles não saibam, dar alguns exemplos e questionar acerca do assunto;
 
Através de um quadro exposto em uma fotocopia (Anexo) que será dada aos alunos a respeito da dívida externa, pedir para que os alunos comentem sobre o aumento da dívida durante os anos, dessa forma, a atividade propiciará aos alunos uma melhor internalização do aumento progressivo da dívida brasileira que ocorre consequentemente ao aumento da globalização;

6) Conclusão (7 min)

Explanar por fim, com base na atividade e no conteúdo trabalhado em na aula, a necessidade do auxilio dos organismos multilaterais, seja de caráter econômico, político, social e/ou cultural, dando exemplos nacionais e internacionais, FMI em muitos países e suas dívidas, UNESCO na África e no nosso próprio país (Projeto Criança Esparança), evidenciando que os efeitos da globalização ocorrem em todos os lugares, sejam eles ricos ou não.


7)    Referências:

DIVIDADE EXTERNA BRASILEIRA. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/ htms/Infecon/DividaRevisada/doc_bas_negociacoes_credores_privados.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2011.

RIBEIRO, W. C. "Globalização e geografia em Milton Santos". In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, v. 6, n. 124, Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-124.htm> Acesso em: 30 de set. 2002.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª edição. São Paulo: Edusp, 2004.

___________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.15ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

___________. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-cientifico informacional. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1998.

SENE, E. Globalização e Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 2003.

Turolla F. A. A dívida pública brasileira: conceitos, perfil, evolução e perspectiva. GV Prevê. 2011.

8)    Anexo: Maiores PIBs e divida externa brasileira

LUGAR
PAÍS
2010
Estados Unidos
14,720
China
9,872
Japão
4,338
Índia
4,046
Alemanha
2,951
Rússia
2,229
Brasil
2,194
Reino Unido
2,189
França
2,160
10º
Itália
1,782


Dívida Externa do Brasil 1980 – 2011.
ANO
DÍIDA EXTERNA
US$ BILHÕES
RESERVAS
US$ BILHÕES

1980
54
9,6

1990
96
9,4

1994
120
38

1996
142
60

1998
242
44

1999
241
42

2000
236
33

2002
228
36

2003
235
49

2004
203
53

2005
183
53,8

2006
172,5
85,8

2007
197,7
180,3

2008
200,0
207,0

2009
208,0
239,0

2010
255,2
288,6

2011 *
292,5
390,0
































PLANO DE AULA 5– 14/06

1)    Tema da aula: Globalização e desemprego

2)    Objetivos específicos: Destacar e analisar os efeitos da globalização no mercado de trabalho e influência do processo na vida do cidadão;

3)    Conteúdos:
·         Força produtiva;
·         Mercado de trabalho e alta tecnologia;
·         Exigências do mercado de trabalho;
·         Desemprego.

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Texto complementar;

5)     Procedimentos metodológicos: Aula expositiva e dialogada.

·         Abertura (5 min): Realizar a chamada e retomar alguns pontos visto na última aula sejam eles positivos ou negativos;

·         Introdução (15 min): Relacionar a expansão da Globalização pós década de 1990 e a alta tecnologia como influência para a geração do desemprego estrutural, indústria robotizada, etc.;

·         Interpretação (20 min): Primeiramente ditar para os conteúdos trabalhados, visto que esse método ainda não foi utilizado; posteriormente comentar sobre cada um deles;

6)    Aplicação (10 min): Ler o texto e dar uma copia a cada aluno e analisar a charge em anexo.

7)    Conclusão: Como a aula é seguida realizar uma conclusão somente na segunda aula;

8)     Referências:

CARVALHO, D. F. Globalização produtiva, competitividade industrial e desenvolvimento. PAPER DO NAEA 82, abr. 1998.

FREITAS, C. E. Liberdade Cambial. In: BAUMANN, R. (Org.). O Brasil e a Economia Global. São Paulo, Campus, 1996.

Rasia, M. A. P. Relação entre globalização e mercado de trabalho. Disponívelem: <http://paginas.ucpel.tche.br/~rasia/sa3/Rela%E7%E3o_entre_Globaliza%E7%E3o_e_Mercado_de_Trabalho.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2011.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª edição. São Paulo: Edusp, 2004.

___________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.15ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

___________. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-cientifico informacional. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1998.


PLANO DE AULA 6 – 14/06

1)    Tema da aula: Globalização: desemprego

2)    Objetivos específicos: Evidenciar alguns aspectos do desemprego, relacionando rapidamente sobre a fome e a criminalidade, resgatando a charge e o texto da aula anterior.

3)    Conteúdos:
·         Desigualdade social;
·         Fome e criminalidade;

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Livro didático;
·         Vídeo.

5)     Procedimentos metodológicos: Aula expositiva e dialogada.
·         Abertura, Introdução, Interpretação: Como a aula é seguida e conteúdo é o mesmo não haverá esses itens; somente explicar como que os alunos farão esse exercício (5 min);

·         Aplicação (30 min): Pedir aos alunos que escrevam pautados no texto complementar, no conteúdo e na charge. Buscando evidenciar os problemas do desemprego. 

6)    Conclusão (15 min): Como conclusão das duas aulas, relacionar os problemas que todos nós enfrentados ao ficar desempregado, realizar perguntas aos alunos, sobre o que eles vêem no seu dia-dia, em seu bairro, se alguém da sua família ou que os mesmos conhecem e que ficou desempregado, procurando destacar que a globalização pode influenciar localmente. Por fim, colocar um vídeo de apenas 2 minutos, a respeito da globalização, sobre a visão do geógrafo Milton Santos, o qual fala de três modos de ver o mundo atualmente, tal como nos fazem ver, tal como ele é, e o terceiro, o mundo tal como ele pode ser, gerando a idéia de uma outra globalização e ideia de mudança.

7)    Referências:

CAMARGO, J. M. Globalização e mercado de trabalho. Disponivel em: <http://www.ipea.gov.br/ pub/bcmt/mt_016d.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2011.

CARVALHO, D. F. Globalização produtiva, competitividade industrial e desenvolvimento. PAPER DO NAEA 82, abr. 1998.

FREITAS, C. E. Liberdade Cambial. In: BAUMANN, R. (Org.). O Brasil e a Economia Global. São Paulo, Campus, 1996.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª edição. São Paulo: Edusp, 2004.

___________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.15ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

___________. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-cientifico informacional. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1998.

Rasia, M. A. P. Relação entre globalização e mercado de trabalho. Disponívelem: <http://paginas.ucpel.tche.br/~rasia/sa3/Rela%E7%E3o_entre_Globaliza%E7%E3o_e_Mercado_de_Trabalho.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2011.


PLANO DE AULA 7 – 20/06

1)    Tema da aula: Globalização: cultura e consumo

2)    Objetivos específicos: Relacionar o processo de globalização aos processos culturais e de consumo, os quais podem ou não alienar o ser humano.

3)    Conteúdos:
·         Sociedade de consumo
·         Homogeneização da cultura, sim ou não?
·         Mídia e moda;
·         Alienação.

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Revista;

5)     Procedimentos metodológicos: Aula expositiva e dialogada.
Abertura (5 min): Realizar a chamada e explanar sobre a prova que ocorrerá na próxima semana;

Introdução (10 min): Relacionar que apesar do desemprego, também há muito emprego atualmente, falar da mudança cultural, criando-se assim, terreno fértil a discussão dos conteúdos da aula;

Interpretação (15 min):

Deve-se entender a sociedade atual como uma sociedade exposta ao globalismo, nessa vertente observa-se a formação de uma cultura consumista, que prima como dito na frase da primeira aula “a coisificação do homem e a humanização das coisas”.

Primeiramente devemos entender o que é cultura? Dar alguns exemplos. Evidenciando que a globalização gera um processo de aculturação através do imperialismo do capital global, mas que também há processos de resistência local.

Esses processos geram uma sociedade consumista, que vê a compra, o consumo, como objetivo de vida;

Destacar o papel da mídia e da moda nesse processo de aculturação visto que através da publicidade e da mídia e moda, há a homogeneização das pessoas, formação de um cidadão global e colocar novamente os processos de resistências

6)    Aplicação (15 min): Levar algumas revistas para que os alunos recortarem alguns produtos da moda, criando uma pessoa que segundo eles são a cara desse novo mundo, posteriormente a isso, falarem se alguém que possui tudo aquilo que foi colado é realmente feliz.

7)    Conclusão (5 min): A conclusão vem por meio da análise dos trabalhos e das respostas dos alunos, relacionar que a sociedade não pensa mais em sonhos futuros, falar da volatibilidade dos desejos, desejos imediatos e descartáveis;

8)    Referências:

COSTA, T. R. C. A mundialização da cultura e os processos de homogeneização e formação da cultura global. Universitas - Relações Int., Brasília, v. 2, n.1, p. 255-267, jan./jun. 2004

NUNES, A. Moda, Mídia e Globalização: estudo de casa da difusão da moda na revista ELLE do Brasil e dos EUA. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/ monopdf/24/ALEXANDRE%20NUNES.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2011.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª edição. São Paulo: Edusp, 2004.

___________. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

___________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.15ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.


PLANO DE AULA 8 e 9 – 21/6

Avaliação ocorrerá durante duas aulas, sendo que uma parte da primeira houve é uma revisão de algumas pontos

1)    Tema da aula: Globalização e seus efeitos.

2)    Objetivos específicos: relacionar os conteúdos dados até a sétima aula, buscando através da prova relacionar o conteúdo teórico com o prático, além de buscar se foi efetiva a construção do conhecimento.

3)    Conteúdos:

·         O que é Globalização;
·         Globalização: avanços tecnológicos durante a Guerra Fria;
·         Globalização: Capitalismo financeiro e Estado mínimo;
·         Globalização em países em desenvolvimento;
·         Globalização: desemprego;
·         Globalização: cultura e consumo.

4)    Recursos Didáticos:
·         Fotocópia com a avaliação.
                                                                                                           
5)     Procedimentos metodológicos: Aula expositiva e avaliação – 100 min.

Abertura (5 min): realizar chamada e interação com os alunos, desejando boa prova.

Introdução (20 min): Explicar o que vai cair na avaliação, realizando uma breve síntese dos conteúdos.

Aplicação (70 min): Aplicação da avaliação.

6)    Conclusão (5 min): Realizar ressalvas a respeito das notas e o que será dado na próxima aula, falando para os alunos olharem algo sobre meio ambiente e degradação ambiental.


PLANO DE AULA 10 - 27/06

1)    Tema da aula: Globalização e meio ambiente

2)    Objetivos específicos: A problemática ambiental no século XXI, relacionando a temática com a cultura consumista, a qual vê o mundo natural como mercadoria. Explanar sobre o aquecimento global.

3)    Conteúdos:

·         Poluição dos cursos hídricos
·         Água – essencial a vida.

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Imagens;
·         Vídeo;
·         Livro didático.

5)     Procedimentos metodológicos:
Abertura (7 min): Realizar chamada e tirar alguma dúvida da prova.

Introdução (5 min): Relacionar a poluição ao processo de consumo, o qual vê o mundo e as coisas de forma descartável;

Interpretação (10 min): O aumento da degradação ambiental, destrói progressivamente o meio ambiente, entre vários componentes a água, escolher a questão da água como tema central da aula é acima de tudo evidenciar a importância da água para a continuidade da vida. Posteriormente ao realizar ressalvas a respeito da importância da água destacar que atualmente cerca de meio bilhão de pessoas vivem com escassez crônica da água. Olhar exercício na página 46 do livro didático.

Atualmente 60 % da água potável disponível no mundo é utilizada na irrigação, diminuindo a disponibilidade de uso da mesma para outros fins, enfatizando que mesmo utilizando a água com esse fim, o custo da alimentação somente cresce.

Expor que a necessidade pode gerar grandes conflitos pelo controle da água.

Expor que não é somente em países africanos que a água esta escassa, mas falar de problemas ocorridos no próprio Brasil (Nordeste).

6)     Aplicação (20 min): Através de um vídeo falar do “Lixão do Oceano Pacífico”. Anteriormente ao vídeo falar para os alunos anotarem os principais pontos do vídeo e fazerem um desenho após o término do mesmo.  

7)     Conclusão (8 min): Analisar o vídeo relacionando que os produtos gerados por esse mundo descartável global influência a vida em outros lugares, elucidar os alunos que o mundo esta interligado.

8)     Referências:

CAMARGO, L. H. R. A ruptura do meio ambiente: conhecendo as mudanças ambientais do planeta através de uma nova percepção da ciência: a geografia da complexidade.2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

SILVA, J. V. A globalização e sua influencia ao meio ambiente e as manifestações da cidadania ambiental. Disponivel em: < http://pt.scribd.com /doc/19980842/A-GLOBALIZA CAO-E-SUA-INFLUENCIA-AO-MEIO-AMBIENTE-E-AS-MANIFESTACOES-DE-CIDA DANIA-AMBIENTAL> Acesso em: 17 de mai. 2011.

SENE, E.Globalização e Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 2003.

IANNI, O. A era do globalismo 3 ed, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.


PLANO DE AULA 11 – 07/06

1)    Tema da aula: Globalização e meio ambiente.

2)    Objetivos específicos: Evidenciar que o problema ambiental é acima de tudo um problema antrópico, visto que a má utilização dos elementos naturais causam muitos problemas ao equilíbrio do meio ambiente e consequentemente a vida dos seres vivos. Destacar o problema do aquecimento global e se é ou não é causado pelo homem.

3)    Conteúdos:
·         Aquecimento global;
·         Gases do efeito estufa;
·         Consequências do aquecimento global.
·         Sustentabilidade.

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Imagens;

5)     Procedimentos metodológicos:
Abertura (5 min): Realizar chamada e interagir com a sala

Introdução (5 min): Resgatar o que foi dado na última aula, visando explanar que o problema ambiental atual é extremamente ligado a globalização e a exploração dos recursos.

Interpretação (15 min): Primeiramente destacar o que é efeito estufa e o quais são os gases do efeito estufa, auxiliado através de imagens e modelos e tabelas; realizar ressalvas também sobre as consequências do aumento da temperatura. Evidenciar que o aquecimento pode ou não ser causado pelo aumento da industrialização.


6)    Aplicação (20 min): Como aplicação falar para os alunos fazerem um desenho que represente o conteúdo da destruição ambiental, da poluição e do aquecimento global, assim através de uma imagem de uma paisagem (Anexo), eles falariam como a mesma estará daqui a 50 anos, visto que o processo de globalização-industrialização aumenta a cada dia.

7)    Conclusão (5 min): Analisar a paisagem e segundo minha ótica responder a questão.


8)    Referências:

CAMARGO, L. H. R. A ruptura do meio ambiente: conhecendo as mudanças ambientais do planeta através de uma nova percepção da ciência: a geografia da complexidade.2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

SILVA, J. V. A globalização e sua influencia ao meio ambiente e as manifestações da cidadania ambiental. Disponivel em: < http://pt.scribd.com /doc/19980842/A-GLOBALIZA CAO-E-SUA-INFLUENCIA-AO-MEIO-AMBIENTE-E-AS-MANIFESTACOES-DE-CIDA DANIA-AMBIENTAL> Acesso em: 17 de mai. 2011.

SENE, E.Globalização e Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 2003.

IANNI, O. A era do globalismo 3 ed, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.


PLANO DE AULA 12 - 07/06

1)    Tema da aula: Conferências mundiais ambientais e educação ambiental.

2)    Objetivos específicos: Através de um novo modo de pensar o mundo várias conferências foram realizadas a partir do final de 1960, portanto, através da aula busca-se evidenciar que nem todo mundo busca essa exploração desenfreada, além de destacar o interesse político por detrás da sustentabilidade ambiental e a necessidade de uma educação ambiental que visualize o meio ambiente para as futuras gerações.

3)    Conteúdos:

·         Conferências ambientais no século XX;
·         Educação Ambiental;
·         Reciclagem e coleta seletiva, somente pincelar.

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Livro didático.

5)     Procedimentos metodológicos:
9)    Abertura (5 min): Realizar a chamada e interagir com a turma.

10) Introdução (5 min): Relacionar o conteúdo das duas últimas aulas, destacando a relação do problema ambiental com a necessidade da educação ambiental.

11) Interpretação (10 min): Expor o que é educação ambiental e o que é sustentabilidade ambiental;

Somente destacar a necessidade de se reciclar e existir a coleta seletiva;

Falar das conferências que ocorreram durante a segunda metade do século XX e início do XXI: Conferências de Paris, Estocolmo – 1972, RIO 92, RIO + 10 e Conferência de Kyoto, evidenciando aqui, quais são as principais propostas e ontem ocorreram.

Aplicação (25 min):

Levantar com os alunos uma lista dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentários sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupação e esclarecimento dos alunos e qual era a visão deles antes da aula e depois da mesma.

9)     Conclusão (5 min): Relacionar o problema ambiental e a necessidade de problematizar o estudo ambiental visando uma melhor forma de sustentar a vida futura.

10) Referências:

CAMARGO, L. H. R. A ruptura do meio ambiente: conhecendo as mudanças ambientais do planeta através de uma nova percepção da ciência: a geografia da complexidade.2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

SILVA, J. V. A globalização e sua influencia ao meio ambiente e as manifestações da cidadania ambiental. Disponivel em: < http://pt.scribd.com /doc/19980842/A-GLOBALIZA CAO-E-SUA-INFLUENCIA-AO-MEIO-AMBIENTE-E-AS-MANIFESTACOES-DE-CIDA DANIA-AMBIENTAL> Acesso em: 17 de mai. 2011.

SENE, E.Globalização e Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 2003.

IANNI, O. A era do globalismo 3 ed, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.


PLANO DE AULA 13 - 07/06

1)    Tema da aula: Globalização: necessidade de mudança e a visão geográfica de mundo. 

2)    Objetivos específicos: Realizar uma síntese com os alunos dos conteúdos que foram dados até então, buscando através da explanação dos mesmos e de questionamentos surgidos durante todas as aulas, mostrar a necessidade de pensar o mundo através da visão geográfica;

3)    Conteúdos:

· Geografia e globalização – relação;
· Mudança do espaço geográfico;
· Necessidade de políticas públicas que visem a melhoria ambiental.

4)    Recursos Didáticos:
·         Quadro e Giz;
·         Vídeo.

5)     Procedimentos metodológicos: Aula expositiva e dialogada.
Abertura (7 min): Realizar chamada e interagir com os alunos e mostrar as notas (no momento da chamada) e ressaltar o desempenho da sala.

Introdução (7 min): Resgatar o conteúdo da última aula, principalmente da educação ambiental, relacionando-o com a globalização e a necessidade de uma visão integrada da realidade.

Interpretação (10 min): Explanar sobre a realidade atual criada a partir da Globalização, evidenciando a necessidade de pensar em um novo mundo, sendo a geografia uma peça de mudança, pois possui o espaço geográfico como objeto de estudo, sendo assim, fácil de relacionar que a relação da sociedade materializada no espaço gera a mudança desse espaço.

Aplicação (20 min): Passar um vídeo que sintetiza tudo que foi visto até então, chamado “A origem das coisas”, o qual mostra que devemos repensar nossa prática diária em um mundo que se mostra cada vez mais nefasto.

6)    Conclusão (6 min): Como conclusão, analisar a globalização atual e a necessidade de uma outra globalização, como expõe o geógrafo Milton Santos;