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terça-feira, 16 de agosto de 2011

Planos de aula- 5 série- o planeta terra

Disciplina: Geografia
Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Período das aulas: 30/05/2011 a 27/06/2011
Número total de aulas: 13

Temas:

- O Planeta Terra;
- A origem da Terra;
- Cavernas;
- Como se formaram os continentes da Terra;
- A Terra em movimento: as placas tectônicas;

1-     Objetivos:

- Proporcionar aos alunos a compreensão de como surgiu o planeta Terra de acordo com a teoria científica do “Big Bang”;
- Levar os alunos a compreenderem as camadas constituintes da Terra, bem como as principais características da crosta terrestre;
- Propiciar ao aluno o conhecimento sobre o que é manto, núcleo e quais são os principais ambientes da Terra;
- Explicar aos discentes que há locais no planeta Terra que ainda são inexplorados;
- Oferecer aos discentes a compreensão de que maneira os continentes foram formados, bem como estudar com os mesmos a teoria das placas tectônicas;
- Contribuir para que os alunos saibam os limites e os movimentos que ocorrem nas placas tectônicas;
- Fazer com que os alunos entendam a formação das montanhas e a expansão do assoalho oceânico, bem como proporcionar o entendimento a respeito do que são vulcões e terremotos, como ocorrem e quais as conseqüências para o homem.

2- Conteúdos Planejados

- Resumo sobre o planeta Terra;
- O tempo geológico; A origem da Terra;
- As camadas da Terra;
- Os ambientes da Terra;
- As cavernas;
- A deriva continental;
- A teoria das placas tectônicas;
- Formação das montanhas e do assoalho oceânico;
- Os vulcões;
- Os terremotos.

3- Recursos Didáticos

- O livro didático;
- Quadro negro;
- Vídeos;
- Imagens;
- Mapa;
- TV pen drive;
- maquete.

4- Procedimentos Metodológicos

- Chamada;
- Anotações de pontos principais do tema no quadro negro;
- utilização do livro didático para expor o assunto, bem como realizar pequenas leituras do mesmo;
- questionamentos informais aos alunos para avaliar se estão compreendendo o assunto;
- exposição de algumas figuras para ilustrar os temas;
- utilização de maquetes para fixar o conteúdo;
- vídeos para oferecer uma melhor compreensão dos temas aos alunos;
- desenhos e esquemas no quadro negro;

5- Formas de Avaliação

- Questões para serem resolvidas em sala de aula (questões abertas, verdadeiro ou falso);
- Quebra-cabeça sobre placas tectônicas;


6- Referências


PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007.

TAMDJIAN, J. O. Estudos de Geografia: como funciona o mundo, 6° ano. São Paulo: FTD, 2008.

TEIXEIRA, W; et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

YOUTUBE. Disponível em: www.youtube.com. Acesso em: 24/05/2011.


 
1ª Aula

Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Nível: Fundamental
Disciplina: Geografia
Data da aula: 30/05/2011
Duração da aula: 45 minutos

Tema da aula:  O Planeta Terra

1-              Objetivos:

- Realizar uma breve exposição de todo conteúdo que será trabalhado com os alunos

2-              Conteúdos Planejados:

- Resumo sobre a apresentação do Planeta Terra;

3-              Recursos Didáticos:

- Livro didático; quadro negro

4-              Procedimentos Metodológicos:

- Apresentação e conversa com os alunos; chamada; (5 min)
- Introdução do assunto que será trabalhado durante o estágio; (15 min)
- Realizar alguns questionamentos a respeito do que os alunos já sabem sobre o tema: O planeta Terra; (10 min)
- Conclusão; (5 min)

5-              Referências:

PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007.

TEIXEIRA, W; et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

6-              Anexos:

Possíveis questionamentos:
-Vocês sabem como surgiu o planeta?
- Quando o homem surgiu?
- Como a Terra é por dentro?
- Como se formaram os continentes?
- Por quê ocorrem terremotos e erupções vulcãnicas?


2ª e 3ª Aula

Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Nível: Fundamental
Disciplina: Geografia
Data da aula: 01/06/2011
Duração da aula: duas aulas de 50 minutos cada.

Tema da aula:  A origem da Terra

1-     Objetivos:

- Proporcionar aos alunos a compreensão de como surgiu o planeta Terra de acordo com a teoria científica do “Big Bang”;

2-     Conteúdos Planejados:

- Tempo geológico; A história da Terra;

3-     Recursos Didáticos:

- Livro didático;
-quadro negro;
- Vídeo;
4-     Procedimentos Metodológicos

- Cumprimento e chamada; (5 min)
- Retomada do conteúdo da aula passada (algumas características da Terra) e introdução do tema: origem da Terra; (15 min)
- Exposição verbal do tema e leitura do livro didático sobre a origem da Terra; (30 min)
- Vídeo; (10 min)
- Atividade de fixação; (15 min)
- Correção das atividades; (20 min)
- Conclusão; (5 min)


5-     Referências


PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007..

TEIXEIRA, W; et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

YOUTUBE. Disponível em: www.youtube.com. Acesso em: 24/05/2011

6-              Anexos

Atividade (valor:0.5):

1-     De acordo  com o quadro 3 das páginas 46/47 responda:
a)     Há quantos anos o planeta foi formado?
b)     Em que Era surgiu o homem?
c)      É possível que tenha convivido com os dinossauros? Por quê?
2-     O    que foi o “Big Bang”?
3-     Como foi possível organizar a história da Terra?  


4ª Aula

Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Nível: Fundamental
Disciplina: Geografia
Data da aula: 06/06/2011
Duração da aula: 45 minutos

Tema da aula:  A origem da Terra

1- Objetivos:

- Levar os alunos à compreensão das camadas constituintes da terra, bem como as princiais características da crosta terrestre;

2-     Conteúdos Planejados:

- As camadas da Terra; crosta terrestre;

3-     Recursos Didáticos:

- Livro didático; quadro negro, figuras, TV pen drive;

4-     Procedimentos Metodológicos:

- Apresentação e conversa com os alunos; chamada; (5 min)
- Recapitulação da aula anterior (como surgiu a Terra) e Introdução do assunto: camadas da Terra; (10 min)
- Exposição verbal do tema da aula e uso do quadro negro para esquematizar as principais camadas da Terra; (10 min)
- Uso da TV pen drive para ilustrar através de figuras, as camadas da Terra; (5 min)
- Atividade sobre as camadas da Terra (verdadeiro ou falso); (10 min)
- Conclusão; (5 min)

5-     Referências:

PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007.

TAMDJIAN, J. O. Estudos de Geografia: como funciona o mundo, 6° ano. São Paulo: FTD, 2008.

TEIXEIRA, W; et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

6-     Anexos:

De acordo com a figura 10 da página 48 do livro didático e de seus conhecimentos sobre o tema, assinale V para verdadeiro e F para falso nas frases abaixo (Valor: 0,5):

(  ) A temperatura do planeta diminui de fora para dentro;
(  ) A crosta terrestre é a camada mais fina da Terra, com espessura que varia de 25 a 90 quilômetros aproximadamente;
(  ) A ordem das camadas da Terra (de fora para dentro) é a seguinte: Manto, Manto superior, Manto Inferior, Crosta Terrestre e Núcleo;
(  ) O núcleo é a camada mais quente da Terra, com temperatura de cerca de 6.000°C;
(  ) O manto é a camada mais espessa da Terra;


5ª e 6ª Aula

Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Nível: Fundamental
Disciplina: Geografia
Data da aula: 08/06/2011
Duração da aula: duas aulas de 50 minutos cada.

Tema da aula:  A origem da Terra

1-     Objetivos:

- Proporcionar aos alunos a compreensão sobre o que é manto, núcleo e quais são os principais ambientes da Terra;

2-     Conteúdos Planejados:

- As camadas da Terra: O manto, o núcleo; Os ambientes da Terra;

3-     Recursos Didáticos:

- Livro didático;
-quadro negro;
- figuras na TV pen drive;

4-     Procedimentos Metodológicos

- Cumprimento e chamada; (5 min)
- Retomada do conteúdo da aula passada (camadas da Terra) e introdução do tema: manto, núcleo e ambientes da Terra; (15 min)
- Exposição do assunto: manto e núcleo; (20 min)
- Atividade 1 sobre manto e núcleo; correção (15 min)
- Exposição do assunto: ambientes da Terra; (15 min)
- Atividade 2 sobre ambientes da Terra; Correção das atividades; (15 min)
- Conclusão e dúvidas sobre a aula; (15 min)


5-     Referências


PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007..

TEIXEIRA, W; et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.


6-     Anexos

Atividades (valor: 0,5)
Atividade 1: Pinte e identifique as camadas da Terra.


Atividade 2: Com suas palavras e com base em seus conhecimentos responda:
1-     O que é litosfera?
2-     O que é hidrosfera?
3-     O que é atmosfera?
4-     O que é biosfera?

7ª Aula

Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Nível: Fundamental
Disciplina: Geografia
Data da aula: 12/06/2011
Duração da aula: 45 minutos.

Tema da aula:  As cavernas

1-     Objetivos:

- Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre locais inexplorados da Terra;

2-     Conteúdos Planejados:

- As cavernas; A caverna Krubera;

3-     Recursos Didáticos:

- Livro didático;
-quadro negro;
- figuras na TV pen drive;
- Vídeo;
- maquete;

4-     Procedimentos Metodológicos

- Cumprimento e chamada; (5 min)
- Retomada do conteúdo da aula passada (manto, núcleo e ambientes da Terra) e introdução sobre cavernas; (10 min)
- Exposição do tema:cavernas, com o auxílio da maquete; (15 min)
- Atividade sobre a caverna Krubera; correção (10 min)
- Conclusão e dúvidas sobre a aula; (5 min)


5-     Referências


PRESS, F; et al. Para entender a Terra. São Paulo: Artmed, 2006.

PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007..

TAMDJIAN, J. O. Estudos de Geografia: como funciona o mundo, 6° ano. São Paulo: FTD, 2008.

TEIXEIRA, W; et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.


6-     Anexos

Atividade da pág.  51 do livro didático: “Caverna Krubera: as profundezas da Terra”.


8ª e 9ª Aula

Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Nível: Fundamental
Disciplina: Geografia
Data da aula: 15/06/2011
Duração da aula: duas aulas de 50 minutos cada.

Tema da aula:  Como se formaram os continentes da Terra; A terra em movimento: as placas tectônicas

1-     Objetivos:

- Levar os alunos a compreensão de que maneira se formaram os continentes, tendo por base a teoria da deriva continental; bem como estudar com os alunos a teoria da tectônica de placas;

2-     Conteúdos Planejados:

-A deriva continental: o continente pangéia, a fragmentação de pangéia; A teoria da tectônica de placas: as correntes de convecção, limites entre as placas;

3-     Recursos Didáticos:

- Livro didático;
-quadro negro;
- figuras na TV pen drive;

4-     Procedimentos Metodológicos

- Cumprimento e chamada; (5 min)
- Retomada do conteúdo da aula passada (cavernas) e introdução do tema sobre a derva continental e tectônica de placas; (15 min)
- Exposição verbal do assunto: deriva continental e apresentação de imagens para ilustrar o processo; (15 min)
- Questionamentos informais sobre a deriva e atividade da pág. 53 do livro didático; (15 min)
- Exposição do assunto: teoria da tectônica de placas; o que são correntes de convecção; (15 min)
- Exposição sobre os limites entres as placas tectônicas; (15 min)
- Questionamentos informais sobre o limite entre as placas e atividade para a próxima aula; (10 min)
- Conclusão e dúvidas sobre o tema geral da aula; (10 min)


5-     Referências


PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007..

TAMDJIAN, J. O. Estudos de Geografia: como funciona o mundo, 6° ano. São Paulo: FTD, 2008.

TEIXEIRA, W; et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.


6-     Anexos

Atividade da pág.  53 do livro didático: “Continentes em formação”.



10ª Aula

Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Nível: Fundamental
Disciplina: Geografia
Data da aula: 20/06/2011
Duração da aula: 45 minutos.

Tema da aula:  A Terra em movimento: as placas tectônicas

1-     Objetivos:

- Contribuir para que os alunos compreendam os limites e os movimentos que ocorrem nas placas tectônicas;

2-     Conteúdos Planejados:

-Limite entre as placas tectônicas e seu movimento;

3-     Recursos Didáticos:

- imagem em sulfite das placas tectônicas;
- confecção de um quebra-cabeça das placas;

4-     Procedimentos Metodológicos

- Cumprimento e chamada; (5 min)
- Retomada do conteúdo da aula passada (a Terra em movimento: as placas tectônicas) e explicar a atividade: quebra-cabeça das placas tectônicas; (10 min)
- Confecção e entrega do quebra-cabeça; (30 min)

5-     Referências


PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007..


6-     Anexos

Utilizando a figura abaixo, recorte e pinte as placas em seus limites de contato e identifique onde e quais movimentos ocorrem.


11ª e 12ª Aula

Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Nível: Fundamental
Disciplina: Geografia
Data da aula: 22/06/2011
Duração da aula: duas aulas de 50 minutos cada.

Tema da aula:  A Terra em movimento: as placas tectônicas

1-     Objetivos:

- Propicias aos alunos o entendimento da formação de montanhas e do assoalho oceânico, bem como proporcionar a compreensão  respeito do que são vulcões e terremotos, como ocorrem seus processos e quais as consequências para o homem;

2-     Conteúdos Planejados:

-Formação das montanhas e do assoalho oceânico; Os vulcões; Os terremotos; escalas de Richter e Mercalli;

3-     Recursos Didáticos:

- livro didático;
- quadro negro;
- vídeo;

4-     Procedimentos Metodológicos

- Cumprimento e chamada; (5 min)
- Retomada do conteúdo da aula passada (a Terra em movimento: as placas tectônicas) e introdução do tema sobre montanhas, expansão dos oceanos, vulcões e terremotos e quais as ligações entre eles; (15 min)
- Exposição verbal sobre como as montanhas se formam e como o assoalho oceânico se expande; (15 min)
- Dúvidas; (5 min)
- Exposição verbal sobre os vulcões e terremotos; (25 min)
- vídeo sobre o terremoto no Japão; (5 min)
- Explicação das escalas de Richter e Mercalli; (5 min)
- Atividade sobre o tema geral da aula e correção; (20 min)
- Conclusão e dúvidas; (5 min)

5-     Referências

PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007.

TAMDJIAN, J. O. Estudos de Geografia: como funciona o mundo, 6° ano. São Paulo: FTD, 2008.

TEIXEIRA, W; et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

YOUTUBE. Disponível em: www.youtube.com. Acesso em: 24/05/2011.


6-     Anexos

Atividade sobre o tema da aula;

1-     De acordo com o livro didático e as informações passadas na aula responda as questões a seguir:
a)     Como e em que locais se formam as montanhas?
b)     Como ocorre a expansão do fundo oceânico?
c)      Como ocorre o vulcanismo?
d)     Por quê no Brasil não há vulcões ativos?
e)     Como ocorrem os terremotos?
f)        Por quê no Brasil não ocorrem terremotos de alta magnitude?
g)     Quais áreas das placas tectônicas estão mais sujeitas à terremotos e vulcanismo?


13ª Aula

Série: 5ª A
Turno: Vespertino
Nível: Fundamental
Disciplina: Geografia
Data da aula: 27/06/2011
Duração da aula: 45 minutos.

Tema da aula:  Revisão geral dos conteúdos trabalhados nas aulas

1-     Objetivos:

- Oferecer aos alunos uma revisão de todos os conteúdos trabalhados durante as aulas ministradas, bem como avaliar informalmente a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos;

2-     Conteúdos Planejados:

-Origem da Terra; Cavernas; Deriva Continental; Placas tectônicas;

3-     Recursos Didáticos:

- livro didático;
- quadro negro;

4-     Procedimentos Metodológicos

- Cumprimento e chamada; (5 min)
- Retomada de todo o conteúdo trabalhado nas doze aulas; (25 min)
- Dúvidas; (10 min)
- Conclusão e dúvidas; (5 min)

5-     Referências

PRESS, F; et al. Para entender a Terra. São Paulo: Artmed, 2006.

PROJETO Araribá. Geografia, 6° ano. São Paulo: editora Moderna, 2007.

TAMDJIAN, J. O. Estudos de Geografia: como funciona o mundo, 6° ano. São Paulo: FTD, 2008.

TEIXEIRA, W; et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

YOUTUBE. Disponível em: www.youtube.com. Acesso em: 24/05/2011.