PLANO DE AULA 01 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 1
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: A Terra no Sistema Solar
2) Objetivos específicos
Os alunos deverão:
· Diferenciar planetas de estrelas e satélites no nosso sistema solar;
· Definir o que é o Sol e qual a função que ele exerce sobre o nosso planeta;
· Saber qual a função da Lua para o nosso planeta;
3) Objetivo de domínio afetivo
· Fazer com que o aluno dê mais atenção na ação do Sol, e consiga fazer as correlações com a vida na Terra;
· Entender a importância da força gravitacional que a Lua exerce sobre a nossa Terra;
4) Conteúdos Planejados
· Elementos que compõem o nosso Sistema Solar;
· Análise da lua e sua influência na Terra;
· Influência do Sol na Terra e a vida na Terra.
5) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
· TV Pen drive;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Introdução do conteúdo – 5 a 10 minutos;
· Interpretação do conteúdo através da leitura do livro didático e uso do quadro negro, onde será ilustrado desenhos e palavras em destaque – 10 a 20 minutos;
· Conclusão do conteúdo através de debate em sala de aula para tirar dúvidas – 20 a 25 minutos
· Aplicação do conteúdo através da atividade elaborada – 25 a 40 minutos;
· Correção dos exercícios – 40 a 50 minutos
7) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada (complete e perguntas).
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
· Revista Super Interessante
ATIVIDADE ELABORADA
ALUNO:___________________________________________________________
NOTA: __________ VALOR: (0,2)
RESPONDA:
1) Quais são os planetas que compõem o nosso sistema solar?
2) Quais são as reações que a Lua provoca na Terra?
3) Porque a Terra é o único planeta do nosso sistema solar que é possível ter vida?
PLANO DE AULA 02 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 2
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Os principais movimentos da Terra
2) Objetivos específicos
Os alunos deverão:
· Responder o questionário do livro didático no caderno;
3) Objetivo de domínio afetivo
· Ajuda a aprimorar os conhecimentos pessoais;
4) Conteúdos Planejados
· Revisão sobre o conteúdo apresentado até agora;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro
· Livro didático
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Retomada do conteúdo da aula anterior, abrindo espaço para perguntas dos alunos – 5 a 10 minutos
· Aplicação do questionário do livro didático – 10 a 35 minutos;
· Correção do questionário – 35 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Questionário respondido no caderno;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
· PEIXOTO, J. P. Radiação Solar e Ambiente. Coleção “O ambiente e o homem.” Secretaria de Estado do Ambiente. Lisboa: 1981.
PLANO DE AULA 03 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 3
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Os principais movimentos da Terra
2) Objetivos específicos
Os alunos deverão:
· Entender de que maneira os raios solares atingem a atmosfera da Terra;
· Ter conhecimento sobre o movimento de rotação da Terra;
3) Objetivo de domínio afetivo
· Aumentar o interesse do aluno, ao observar as mudanças climáticas no decorrer do ano;
· Ampliar no aluno, a percepção durante o dia, ao olhar o céu para analisar a rotação da Terra;
4) Conteúdos Planejados
· O movimento de rotação da Terra;
· O movimento aparente do Sol;
5) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
· Globo terrestre;
· Tv Pen drive;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Introdução do conteúdo – 5 a 10 minutos;
· Interpretação do conteúdo através da leitura do livro didático e uso do quadro negro – 10 a 25 minutos;
· Conclusão do conteúdo através de debate em sala de aula para tirar dúvidas – 25 a 30 minutos;
· Aplicação do conteúdo com demonstração do globo terrestre – 25 a 35 minutos
· Demonstração de vídeo extraído do site: http://www.youtube.com e comentários finais – 35 a 40 minutos;
· Aplicação de questões no quadro negro para tarefa de casa – 40 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Questões para serem respondidas em casa;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
· PEIXOTO, J. P. Radiação Solar e Ambiente. Coleção “O ambiente e o homem.” Secretaria de Estado do Ambiente. Lisboa: 1981.
PLANO DE AULA 04 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 4
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Os principais movimentos da Terra: Movimento de translação
2) Objetivos específicos
Os alunos deverão:
· Ter conhecimento sobre o movimento de translação da Terra;
· Analisar de que maneira os raios solares se distribuem na Terra;
· Compreender a formação das estações do ano;
3) Objetivos de domínio afetivo
· O aluno poderá observar as estações do ano perante uma visão geográfica;
· O aluno conseguirá analisar o motivo de que em certos períodos do ano, há mais calor e sol, enquanto outros dias, menos tempo de sol e baixas temperaturas
4) Conteúdos Planejados
· O movimento de translação da Terra;
· Distribuição dos raios solares;
· As estações do ano;
5) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
· Globo terrestre;
· Lanterna.
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Retomada do conteúdo da aula anterior com correção das questões passadas no quadro negro – 5 a 10 minutos;
· Introdução do conteúdo – 10 a 15 minutos;
· Interpretação do conteúdo através de exemplos no quadro negro – 15 a 20 minutos;
· Conclusão através de exemplo prático com lanterna e globo terrestre – 20 a 25 minutos;
· Aplicação e interpretação do conteúdo através de imagens via internet – 25 a 35 minutos;
· Atividade em sala de aula, com questionário extraído do livro didático – 35 a 50 minutos.
7) Formas de Avaliação
· Atividade em sala de aula do questionário do livro didático
8) Referências Bibliográficas
· MIRANDA, P. M. Meteorologia e Ambiente. Universidade Aberta. São Paulo, 2001.
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
PLANO DE AULA 05 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 5
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Fuso Horário
2) Objetivos específicos
Os alunos deverão:
· Saber de que maneira o mundo é dividido para ser feita a análise dos fusos horários;
· Ao analisar as diferenças de horário entre os continentes e ou países;
· Saber fazer os cálculos do horário da cidade em que ele vive em relação a outras regiões do país;
3) Objetivos de domínio afetivo:
· Ajudar o aluno a se localizar em regiões diferentes do mundo
4) Conteúdos Planejados
· Intervalo entre meridianos;
· Criação do meridiano de Greenwich;
· Noruega – Uma viagem pelo mundo;
5) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
· TV Pen Drive.
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Correção das atividades das questões passadas no quadro negro da aula anterior – 5 a 15 minutos;
· Introdução e interpretação do conteúdo através do livro didático e uso do quadro negro – 15 a 25 minutos;
· Conclusão do conteúdo através de exemplos de eventos que ocorrem ao mesmo tempo e em horários diferentes pelo mundo – 25 a 30 minutos;
· Aplicação do conteúdo através da demonstração do vídeo extraído pelo site: http://www.youtube.com - 25 a 30 minutos;
· Aplicação do conteúdo com atividades do trabalho em grupo – 30 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Atividade com formação de grupo de 3 alunos para responder perguntas passadas no quadro;
· Tarefa de casa: Acessar o site: http://24timezones.com/hora_certa.php para ver o horário de diversas cidades do mundo em tempo real;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
PLANO DE AULA 06 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 6
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: A Lua
2) Objetivos específicos
Os alunos deverão:
· Saber os motivos e quando o homem foi à Lua;
· Entender as conseqüências deste fato histórico e que recursos trouxeram para a Terra;
· E analisar o fascínio do homem ao desconhecido;
3) Objetivos de domínio afetivo:
· Faz com que o aluno compreenda o período da Guerra Fria tendo como resultado a ida do homem à Lua;
· Ajuda o aluno a pensar nos avanços tecnológicos que o homem conseguiu após o evento histórico;
4) Conteúdos Planejados
· História do homem rumo à Lua;
· Análise geral da Lua;
· Recursos e interesses do homem, perante às descobertas da Lua.
5) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
· TV Pen Drive;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Introdução ao conteúdo – 5 a 10 minutos;
· Interpretação do conteúdo através do livro didático, destacando alguns itens e desenhos no quadro negro – 10 a 25 minutos;
· Conclusão do conteúdo através de debates e explicações pelo quadro negro – 25 a 30 minutos
· Aplicação do conteúdo através de imagens extraídas da internet – 25 a 30 minutos;
· Exibição do vídeo “Chegada do homem à Lua” – 35 a 45 minutos
· Instruções para tarefa de casa – 45 a 50 minutos
7) Formas de Avaliação
· Atividade para casa: Escolha um filme que você gostou, que trate de assuntos sobre a existência de alienígenas e comente no seu caderno
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
PLANO DE AULA 07 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 7
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Prova
2) Objetivos Específicos
Os alunos deverão:
· Responder as questões da avaliação;
3) Conteúdos de domínio afetivo
· Não há;
4) Conteúdos Planejados
· Sistema Solar;
· Influência do Sol e da Lua na Terra;
· Movimento de rotação e translação;
· Movimento aparente do Sol;
· Fuso horário;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Aplicação da prova – 5 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Prova com questões
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
PLANO DE AULA 08 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 8
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Crosta terrestre: A Terra e seus Ambientes
2) Objetivos Específicos
Os alunos deverão:
· Diferenciar os diferentes ambientes que compõe a crosta terrestre;
· Definir quais são e qual a função que cada ambiente exerce sobre o nosso planeta;
· Saber a importância de se manter o equilíbrio entre os ambientes;
3) Objetivos de domínio afetivo
· O aluno passa a observar a natureza com outros olhos, principalmente no momento das viagens ou trabalhos em campo.
4) Conteúdos Planejados
· Ambientes que compõe a Terra
· Análise da interdependência dos ambientes;
· Influência do homem na biosfera.
5) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
· TV Pen drive;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 05 minutos;
· Introdução do conteúdo através do diálogo com a turma – 05 a 15 minutos;
· Interpretação do conteúdo através da leitura do livro didático e imagens (aula expositiva) – 15 a 30 minutos;
· Demonstração do vídeo obtido pela internet – 30 a 40 minutos;
· Discussão sobre o vídeo exibido e entrega de atividade elaborada como trabalho para casa – 40 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
· TEIXEIRA, Wilson; TOLEDO, M. Cristina M. ; FAIRCHILD, Thomas; TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003.
PLANO DE AULA 09 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 29/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 9
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: A Crosta Terrestre: A estrutura da Terra
2) Objetivos Específicos
Os alunos deverão:
· Diferenciar as camadas que compõem o interior do Planeta Terra;
· Definir quais são e analisar a composição de cada camada do nosso planeta;
· Saber a importância de cada camada para a estrutura do planeta;
3) Objetivos de domínio afetivo
· É importante ao aluno compreender o que tem no interior da Terra para adquirir mais conhecimentos para compreender os eventos naturais que ocorrem na Terra como a erupção de vulcões ou terremotos, etc.
4) Conteúdos Planejados
· Camadas que compõe a Terra
· Análise da formação da Terra;
· Influência dessas camadas na superfície do planeta e na vida do homem;
5) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
· TV Pen drive - Fotos extraídas do Google imagens.
6) Procedimentos Metodológicos
• Chamada – 0 a 05 minutos;
• Entrega das notas da prova – 05 a 15 minutos;
• Introdução do conteúdo do livro didático – 15 a 20 minutos;
• Interpretação do conteúdo através da leitura do livro didático e imagens – 20 a 30 minutos;
• Aplicação do conteúdo através de atividade em sala de aula – Desenho - 30 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada;
8) Referências Bibliográficas
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
PLANO DE AULA 10 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 10
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Atividade de recuperação
2) Objetivos Específicos
Os alunos deverão:
· Responder as questões da avaliação;
3) Conteúdos de domínio afetivo
· Não há;
4) Conteúdos Planejados
· Sistema Solar;
· Influência do Sol e da Lua na Terra;
· Movimento de rotação e translação;
· Movimento aparente do Sol;
· Fuso horário;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Aplicação da prova – 5 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Prova com questões
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
PLANO DE AULA 11 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 29/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 11
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: A Crosta Terrestre – A litosfera e os recursos naturais
2) Objetivos Específicos
Os alunos deverão:
· Compreender o que é litosfera;
· Definir os tipos de rochas e suas composições;
· Saber a diferenciação e a importância dos Recursos renováveis e não Renováveis;
3) Objetivo de domínio afetivo
· Ajuda o aluno a pensar e cuidar mais nos recursos naturais que são de extrema importância para a nossa saúde;
4) Conteúdos Planejados
· Classificação de rochas;
· Diferenciação dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
· A utilização de recursos naturais pelo homem.
5) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 05 minutos;
· Introdução do conteúdo através do livro didático – 05 a 15 minutos;
· Interpretação do conteúdo através da leitura do livro didático – 15 a 25 minutos;
· Demonstração de imagens pela TV pen drive; - 25 a 35 minutos
· Aplicação do conteúdo através da atividade elaborada – 35 a 50 minutos
7) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
PLANO DE AULA 12 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 29/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 12
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: A Crosta Terrestre – Recursos minerais
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Definir quais são os recursos minerais;
· Compreender como estão distribuídos na natureza e como são explorados;
3) Conteúdos Planejados
· Classificação dos minerais;
· Distribuição e exploração desses recursos pelo homem;
4) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
· TV pen drive;
5) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 05 minutos;
· Introdução do conteúdo através do livro didático – 05 a 15 minutos;
· Interpretação do conteúdo através da leitura do livro didático – 15 a 25 minutos;
· Demonstração de imagens pela TV pen drive; - 25 a 35 minutos
· Aplicação do conteúdo através da atividade do livro didatico – 35 a 50 minutos
6) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada;
7) Referências Bibliográficas
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
PLANO DE AULA 13 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 29/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 13
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Filme O Núcleo
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Contextualizar as matérias aplicadas nas ultimas aulas;
· Compreender como todos os sistemas do planeta est;
3) Conteúdos Planejados
· Classificação dos minerais;
· Distribuição e exploração desses recursos pelo homem;
4) Recursos Didáticos
· Livro didático;
· Quadro negro;
· TV pen drive;
5) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 05 minutos;
· Debate dos conteúdos aplicados através da sinopse do filme – 05 a 15 minutos;
6) Formas de Avaliação
· Debate em sala;
7) Referências Bibliográficas
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
PLANO DE AULA 14 (5ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 5ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 29/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 14
Número total de aulas: 14
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Filme O Núcleo
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Contextualizar as matérias aplicadas nas ultimas aulas;
3) Conteúdos Planejados
· Classificação dos minerais;
· Distribuição e exploração desses recursos pelo homem;
4) Recursos Didáticos
· TV pen drive;
5) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 05 minutos;
· Exibição do filme O Núcleo – 05 a 35 minutos;
· Discussão sobre a interferência do homem no meio ambiente – 35 a 50 minutos
6) Formas de Avaliação
· Debate em sala;
7) Referências Bibliográficas
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia 6. São Paulo: SM, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário