CRONOGRAMA DO PLANO DE UNIDADE
Conteúdo Estruturante 2º Bimestre | Conteúdo Especifico | Justificativa | Encaminhamentos Metodológicos/Recursos Didáticos | Processo Avaliativo |
Dimensão econômica Dimensão política/espacial Dimensão Cultural do espaço geográfico. Dimensão sócio/ambiental. | O nascimento do capitalismo (os burgos) Capitalismo Comercial Capitalismo Concorrencial Capitalismo Industrial Capitalismo Financeiro/Especulativo. | Compreender como os ciclos econômicos possibilitaram a ascensão de determinados grupos sociais em detrimento de outros. Inserir os alunos no contexto de suas realidades a partir de sua vivência. | -Aulas que possibilitem uma discussão sobre os temas com os alunos, possibilitando uma sinergia entre os conhecimentos do professor e dos alunos. (Aulas expositivas, leitura e discussão, debates etc). -A recuperação será realizada de maneira paralela e buscando-se retrabalhar os conteúdos em que os alunos estão com dificuldades. -Utilização dos recursos disponíveis na instituição escolar como: TV Pen Drive; Livros didáticos; | -Avaliação contínua buscando captar as dificuldades dos estudantes, tentando sana-las. -Provas objetivas; Exercícios de fixação Trabalhos (diversos) Participação em sala de aula. |
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p.16-29.
Capitalismo - 2°ano do Ensino Médio
PLANEJAMENTO DA 1ª e 2ª AULAS
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena
Data da Aula: 02/06/2011(4ª e 5ª aulas-21h30min às 22h50min)
Duração: 80 minutos.
1- Tema da Aula: O nascimento do capitalismo (burgos)
2- Objetivos Específicos:
· Compreender como se deu o nascimento do capitalismo;
· Identificar as características do capitalismo e suas implicações para a configuração do espaço.
3- Conteúdos:
· A fase de surgimento do capitalismo;
· As principais características do capitalismo.
4- Recursos Didáticos:
· Utilização do quadro negro;
· Utilização da TV pendrive;
5- Procedimentos Metodológicos:
· Abertura (0-20minutos): Apresentação das estagiárias, e apresentação dos alunos, de acordo com a ordem de chamada, para maior integração com os alunos.
· Introdução (20-35minutos): Nos 5 primeiros minutos fazer anotações no quadro,em seguida realizar uma revisão do conteúdo anteriormente estudado sobre a transição do feudalismo para o capitalismo(aula expositiva).
· Interpretação (35-55minutos): Será realizada uma abordagem sobre o surgimento do capitalismo e suas principais características (aula expositiva dialogada) e em seguida apresentação de um vídeo de no máximo 3 minutos.
· Aplicação (55-70minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos deverá ser aplicada uma atividade na qual os alunos deverão copiar do quadro questões e responde-lás,devendo ser em folha separada pois deverá ser entregue até o término da aula.
1)Cite algumas características básicas dos países capitalistas em relação à:
a)Estrutura de propriedade;
b)Relação de trabalho;
c)Relação social.
· Conclusão (70-80minutos): Recapitular o conteúdo referente às aulas, discutindo as questões propostas na atividade e possíveis dúvidas e nos últimos 5minutos entrega das carteirinhas.
6- Avaliação: Será realizada a partir das 3 questões aplicadas em sala.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 14 e 15.
PLANEJAMENTO DA 3ª e 4ª AULAS
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena
Data da Aula: 09/06/2011(4ª e 5ª aulas-21h30min às 22h50min)
Duração: 80 minutos.
1- Tema da Aula: O processo de desenvolvimento do capitalismo.
2- Objetivos Específicos:
· Entender o desenvolvimento do capitalismo comercial;
· Identificar em que período se desenvolveu;
· Compreender as implicações desse sistema capitalista para a configuração do arranjo espacial.
3- Conteúdos:
· Qual o marco desse período;
· O desenvolvimento do capitalismo comercial
4- Recursos Didáticos:
· Utilização do quadro negro;
· Utilização mapa.
5- Procedimentos Metodológicos:
· Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala.
· Introdução (5-20minutos): Anotações de algumas informações no quadro negro e em seguida realizar uma revisão do conteúdo da aula anterior.
· Interpretação (20-40minutos): Será realizada uma abordagem sobre o período em que se desenvolveu o capitalismo comercial, chamando a atenção para que os alunos entendam como a expansão marítima européia influenciou no desenvolvimento do capitalismo (aula expositiva dialogada).
· Aplicação (40-60minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos ,deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado na aula,no qual os alunos deverão copiar em uma folha separada questões e responde-las,devendo ser entregue até o término da aula.
1)Que fato marcou o período do capitalismo comercial?
2)Quais as potências da Europa Ocidental foram as pioneiras na expansão marítima na época do capitalismo comercial?
3)O que ressurgiu com a expansão marítima Européia?
· Conclusão (65-80minustos): Recapitular o conteúdo, discutindo as questões propostas na atividade. Nos últimos 5 minutos realizar a chamada e entrega das carteirinhas.
6- Avaliação: Será realizada a partir das questões propostas na atividade passada.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 14 e 15.
PLANEJAMENTO DA 5ª AULA
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena
Data da Aula: 16/06/2011(4ª aula-21h30min às 22h10min)
Duração: 40 minutos.
1-Tema da aula: O processo de desenvolvimento do capitalismo
2- Objetivos Específicos:
· Compreender o processo de desenvolvimento do capitalismo concorrencial.
3- Conteúdos:
· Em que período se deu essa nova etapa do capitalismo;
· Qual o lema pregado por esse sistema.
4- Recursos Didáticos:
· Utilização do quadro negro;
5- Procedimentos Metodológicos:
· Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala.
· Introdução (5-10minutos): Realizar uma breve revisão do conteúdo da aula anterior (aula expositiva).
· Interpretação (10-25minutos): Será realizada uma abordagem sobre o período em que se desenvolveu o capitalismo concorrencial, chamando a atenção para a doutrina que baseava essa forma de capitalismo (aula expositiva).
· Aplicação (25-35minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado ,dando espaço para que eles exponham suas dúvidas.
· Conclusão (35-40minutos): Recapitular o conteúdo referente à aula dada, ressaltando os principais pontos do capitalismo concorrencial
6- Avaliação: Será realizada durante a aula, de acordo com a contribuição (participação) dos alunos em relação ao que já foi abordado em conteúdos anteriores, e também de acordo com as duvidas que surjam.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 16e 17.
Obs: Por se tratar de uma aula que antecede a prova, optei por não aplicar atividade escrita, para tirar dúvidas dos que ainda persistirem.
PLANEJAMENTO DA 6° AULA
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena
Data da Aula: 16/06/2011(5ª aula-22h10min às 22h50min)
Duração: 40 minutos.
1-Tema aula: Avaliação.
2- Objetivos Específicos:
- Identificar os progressos e dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos abordados nas aulas;
- Analisar a aprendizagem dos alunos, para uma possível orientação sobre o trabalho docente, permitindo um avanço ou uma revisão dos conteúdos já ministrados;
- Verificar se os objetivos das aulas foram alcançados, como mecanismo de feedback do professor.
3- Conteúdos:
4- Recursos Didáticos:
· Utilização de uma folha composta por questões.
5- Procedimentos Metodológicos:
· Abertura (0-2minutos): Orientações para a realização da prova.
· Introdução (2-3minutos): Entrega das provas
· Interpretação (3-5minutos): Leitura da prova, sendo explicado questão por questão.
· Aplicação (5-40minutos): Os alunos terão o decorrer da aula para responderem as questões.
· Conclusão: Recolhimento das provas
6- Avaliação: Após entrega das provas, as mesmas deverão ser corrigidas, onde notas deverão ser aplicadas.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999.
PLANEJAMENTO DAS 7ª E 8ª AULAS
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena
Data da Aula: 30/06/2011(4ª aula- 21h30min às 22h10min)
Duração: 40 minutos.
1- Tema da Aula: O processo de desenvolvimento do capitalismo
2- Objetivos Específicos:
· Entender o processo de desenvolvimento do capitalismo industrial;
· Compreender as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do período;
· Diferenciar o que é mais valia absoluta e mais valia relativa.
3- Conteúdos:
· Os pontos principais desse período como: a Revolução Industrial, a mais valia absoluta, a mais valia relativa;
4- Recursos Didáticos:
· Utilização do quadro negro;
· Utilização livro didático.
5- Procedimentos Metodológicos:
· Abertura (0-2minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala.
· Introdução (2-10minutos): Fazer algumas anotações no quadro e realizar uma revisão do conteúdo anteriormente estudado, sobre o capitalismo comercial (aula expositiva dialogada).
· Interpretação (10-20 minutos): Será realizada uma abordagem sobre as características do capitalismo industrial, destacando as grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do período (aula expositiva).
· Aplicação (20-25minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado ,dando espaço para que eles exponham suas dúvidas.
· Conclusão (25-40minutos): Recapitular o conteúdo referente à aula dada, ressaltando juntamente aos alunos, as principais características do período e realizar uma breve revisão do conteúdo para a avaliação da aula seguinte.
6- Avaliação: Será realizada durante a aula, de acordo com a contribuição (participação) dos alunos em relação ao que já foi abordado em conteúdos anteriores e duvidas que surjam.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 18 - 25.
PLANEJAMENTO 8° AULA
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena
Data da Aula: 30/06/2011(5ª aula- 22h10min às 22h50min)
Duração: 40 minutos.
1- Tema da Aula: Avaliação (Recuperação)
2- Objetivos Específicos:
· Possibilitar aos alunos sanar as dificuldades especificas do conteúdo já estudado, com a finalidade de atingir os objetivos não alcançados;
· Analisar a aprendizagem dos alunos, para uma possível orientação sobre o trabalho docente, permitindo um avanço ou uma revisão dos conteúdos já ministrados;
3- Conteúdos:
· Todo o conteúdo ministrado até o momento.
4- Recursos Didáticos:
· Utilização de uma folha composta por questões.
5- Procedimentos Metodológicos:
· Abertura (0-2minutos): Orientações para a realização da prova.
· Introdução (2-3minutos): Entrega das provas
· Interpretação (3-5minutos): Leitura da prova, sendo explicado questão por questão.
· Aplicação (5-40minutos): Os alunos terão o decorrer da aula para responderem as questões.
· Conclusão: Recolhimento das provas
6- Avaliação: Após entrega das provas, as mesmas deverão ser corrigidas, onde notas deverão ser aplicadas.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999.
PLANEJAMENTO DA 9ª E 10ª AULA
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena
Data da Aula: 28/07/2011(4ª e 5ª aulas-21h30min às 22h50min)
Duração: 80 minutos.
1- Tema da Aula: O processo de desenvolvimento do capitalismo
2- Objetivos Específicos:
· Entender o processo de desenvolvimento do capitalismo industrial;
· Associar fatos importantes nessa etapa de desenvolvimento do capitalismo, como por exemplo, a expansão imperialista e suas implicações na configuração espacial.
3- Conteúdos:
· O capitalismo industrial e suas implicações na configuração espacial;
· A expansão imperialista na Ásia e África.
4- Recursos Didáticos:
· Utilização do quadro negro;
· Utilização livro didático.
5- Procedimentos Metodológicos:
· Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala.
· Introdução (5-20minutos): Fazer a anotação de algumas informações no quadro e realizar uma revisão do conteúdo anteriormente estudado, sobre o capitalismo industrial (aula expositiva).
· Interpretação (20-40minutos): Será realizada uma abordagem sobre as potências hegemônicas da época e como a partilha imperialista consolidou a divisão internacional do trabalho (aula expositiva dialogada).
· Aplicação (40-65minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos ,deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado na aula,no qual os alunos deverão copiar em uma folha separada questões e responde-las,devendo ser entregue até o término da aula.
1)Quais são as 2 potências hegemônicas da época do capitalismo industrial?
2)Como se deu a consolidação internacional do trabalho?
· Conclusão (65-80minutos): Recapitular o conteúdo, discutindo as questões propostas na atividade. Nos últimos 5 minutos realizar a chamada e entrega das carteirinhas.
6- Avaliação: Será realizada a partir das questões propostas na atividade passada.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 18 - 25.
PLANEJAMENTO DA 11°E 12ª AULAS
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena
Data da Aula: 04/08//2011(4ª e 5ª aulas-21h30min às 22h50min)
Duração: 80 minutos.
1- Tema da Aula: Processo de desenvolvimento do capitalismo
2- Objetivos Específicos:
· Compreender as conseqüências do capitalismo financeiro e suas implicações na configuração espacial;
· Identifica grupos econômicos que surgiram na época.
3- Conteúdos:
· As conseqüências mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista, que foi o brutal processo de concentração e centralização de capitais.
4- Recursos Didáticos:
· Utilização do quadro negro;
· Aplicação de atividade (questionamento sobre o conteúdo trabalhado na aula) de forma escrita para ser entregue.
5- Procedimentos Metodológicos:
· Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala
· Introdução (5-20minutos): Fazer a anotação de algumas informações no quadro e realizar uma revisão do conteúdo anteriormente estudado, sobre o capitalismo industrial (aula expositiva).
· Interpretação (20-40minutos): Será realizada uma abordagem sobre os fatos que caracterizam o capitalismo financeiro (aula expositiva dialogada).
· Aplicação (40-65minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos ,deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado na aula,no qual os alunos deverão copiar em uma folha separada questões e responde-las,devendo ser entregue até o término da aula.
1)O que é um truste,um cartel e um conglomerado?
2)Dê um exemplo de cartel no município de Londrina.
· Conclusão (65-80minutos): Recapitular o conteúdo, discutindo as questões propostas na atividade. Nos últimos 5 minutos realizar a chamada e entrega das carteirinhas.:
6- Avaliação: Será realizada a partir das questões propostas na atividade passada.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 25-29.
PLANEJAMENTO DA 13° AULA
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena
Data da Aula: 11/08//2011(4ª aula-21h30min às 22h10min)
Duração: 40 minutos.
1- Tema da Aula: Processo de desenvolvimento do capitalismo
2- Objetivos Específicos:
· Compreender o capitalismo desde seu surgimento até os dias atuais.
3- Conteúdos:
· Os tipos de capitalismo e pontos que os diferenciam
4- Recursos Didáticos:
· Aplicação de atividade (questionamento sobre o conteúdo trabalhado na aula) de forma escrita para ser entregue;
· Utilização TV pendrive.
5- Procedimentos Metodológicos:
· Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e realização da chamada.
· Introdução (5-8minutos): Deverá ser aplicada uma atividade, na qual cada aluno receberá uma folha com uma charge e eles deveram discorrer sobre a mesma.
· Interpretação (8-10minutos): Após todos receberem a atividade proposta, será explicada qual a finalidade e a proposta da atividade.
· Aplicação (10-30minutos): Cada aluno deverá discorrer sobre o que entendeu da charge, sem o auxilio de colegas.
· Conclusão (30-40minutos): Recolhimento da atividade, correção da atividade proposta e apresentação vídeo sobre o capitalismo..
6- Avaliação: será realizada durante a aula, de acordo com a contribuição (participação) dos alunos e também a partir da atividade proposta.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p.16-29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário