Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

Plano de Unidade e Plano de Aulas para alunos do 2°do Ensino Médio

CRONOGRAMA DO PLANO DE UNIDADE



Conteúdo Estruturante
2º Bimestre
Conteúdo Especifico
Justificativa
Encaminhamentos Metodológicos/Recursos Didáticos
Processo Avaliativo
Dimensão econômica


Dimensão política/espacial




Dimensão Cultural do espaço geográfico.




Dimensão sócio/ambiental.
O nascimento do capitalismo (os burgos)


Capitalismo Comercial


Capitalismo Concorrencial


Capitalismo Industrial


Capitalismo Financeiro/Especulativo.








Compreender como os ciclos econômicos possibilitaram a ascensão de determinados grupos sociais em detrimento de outros.


Inserir os alunos no contexto de suas realidades a partir de sua vivência.






-Aulas que possibilitem uma discussão sobre os temas com os alunos, possibilitando uma sinergia entre os conhecimentos do professor e dos alunos. (Aulas expositivas, leitura e discussão, debates etc).
-A recuperação será realizada de maneira paralela e buscando-se retrabalhar os conteúdos em que os alunos estão com dificuldades.
-Utilização dos recursos disponíveis na instituição escolar como:
TV Pen Drive;
Livros didáticos;


-Avaliação contínua buscando captar as dificuldades dos estudantes, tentando sana-las.
-Provas objetivas;
Exercícios de fixação
Trabalhos (diversos)
Participação em sala de aula.
Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p.16-29.


 Capitalismo - 2°ano do Ensino Médio


PLANEJAMENTO DA 1ª e 2ª AULAS


Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena                    
Data da Aula: 02/06/2011(4ª e 5ª aulas-21h30min às 22h50min)
Duração: 80 minutos.


1- Tema da Aula: O nascimento do capitalismo (burgos)


2- Objetivos Específicos:
·         Compreender como se deu o nascimento do capitalismo;
·         Identificar as características do capitalismo e suas implicações para a configuração do espaço.


3- Conteúdos:
·         A fase de surgimento do capitalismo;
·         As principais características do capitalismo.


4- Recursos Didáticos:
·         Utilização do quadro negro;
·         Utilização da TV pendrive;


5- Procedimentos Metodológicos:


·         Abertura (0-20minutos): Apresentação das estagiárias, e apresentação dos alunos, de acordo com a ordem de chamada, para maior integração com os alunos.
·         Introdução (20-35minutos): Nos 5 primeiros minutos fazer anotações no quadro,em seguida realizar uma revisão do conteúdo anteriormente estudado sobre a transição do feudalismo para o capitalismo(aula expositiva).
·         Interpretação (35-55minutos): Será realizada uma abordagem sobre o surgimento do capitalismo e suas principais características (aula expositiva dialogada) e em seguida apresentação de um vídeo de no máximo 3 minutos.
·         Aplicação (55-70minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos deverá ser aplicada uma atividade na qual os alunos deverão copiar do quadro questões e responde-lás,devendo ser em folha separada pois deverá ser entregue até o término da aula.
1)Cite algumas características básicas dos países capitalistas em relação à:
a)Estrutura de propriedade;
b)Relação de trabalho;
c)Relação social.
·         Conclusão (70-80minutos): Recapitular o conteúdo referente às aulas, discutindo as questões propostas na atividade e possíveis dúvidas e nos últimos 5minutos entrega das carteirinhas.
6- Avaliação: Será realizada a partir das 3 questões aplicadas em sala.


7- Referências:


SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 14 e 15.




PLANEJAMENTO DA 3ª e 4ª AULAS


Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena                    
Data da Aula: 09/06/2011(4ª e 5ª aulas-21h30min às 22h50min)
Duração: 80 minutos.


1- Tema da Aula: O processo de desenvolvimento do capitalismo.


2- Objetivos Específicos:
·         Entender o desenvolvimento do capitalismo comercial;
·         Identificar em que período se desenvolveu;
·         Compreender as implicações desse sistema capitalista para a configuração do arranjo espacial.


3- Conteúdos:
·         Qual o marco desse período;
·         O desenvolvimento do capitalismo comercial


4- Recursos Didáticos:
·         Utilização do quadro negro;
·         Utilização mapa.


5- Procedimentos Metodológicos:


·         Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala.
·         Introdução (5-20minutos): Anotações de algumas informações no quadro negro e em seguida realizar uma revisão do conteúdo da aula anterior.
·         Interpretação (20-40minutos): Será realizada uma abordagem sobre o período em que se desenvolveu o capitalismo comercial, chamando a atenção para que os alunos entendam como a expansão marítima européia influenciou no desenvolvimento do capitalismo (aula expositiva dialogada).
·         Aplicação (40-60minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos ,deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado na aula,no qual os alunos deverão copiar em uma folha separada questões e responde-las,devendo ser entregue até o término da aula.
1)Que fato marcou o período do capitalismo comercial?
2)Quais as potências da Europa Ocidental foram as pioneiras na expansão marítima na época do capitalismo comercial?
3)O que ressurgiu com a expansão marítima Européia?
·         Conclusão (65-80minustos): Recapitular o conteúdo, discutindo as questões propostas na atividade. Nos últimos 5 minutos realizar a chamada e entrega das carteirinhas.
6- Avaliação: Será realizada a partir das questões propostas na atividade passada.


7- Referências:


SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 14 e 15.




PLANEJAMENTO DA 5ª AULA


Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena                    
Data da Aula: 16/06/2011(4ª aula-21h30min às 22h10min)
Duração: 40 minutos.


1-Tema da aula: O processo de desenvolvimento do capitalismo


2- Objetivos Específicos:
·         Compreender o processo de desenvolvimento do capitalismo concorrencial.
3- Conteúdos:
·         Em que período se deu essa nova etapa do capitalismo;
·         Qual o lema pregado por esse sistema.


4- Recursos Didáticos:
·         Utilização do quadro negro;


5- Procedimentos Metodológicos:


·         Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala.
·         Introdução (5-10minutos): Realizar uma breve revisão do conteúdo da aula anterior (aula expositiva).
·         Interpretação (10-25minutos): Será realizada uma abordagem sobre o período em que se desenvolveu o capitalismo concorrencial, chamando a atenção para a doutrina que baseava essa forma de capitalismo (aula expositiva).
·         Aplicação (25-35minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado ,dando espaço para que eles exponham suas dúvidas.
·         Conclusão (35-40minutos): Recapitular o conteúdo referente à aula dada, ressaltando os principais pontos do capitalismo concorrencial
6- Avaliação: Será realizada durante a aula, de acordo com a contribuição (participação) dos alunos em relação ao que já foi abordado em conteúdos anteriores, e também de acordo com as duvidas que surjam.


7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 16e 17.


Obs: Por se tratar de uma aula que antecede a prova, optei por não aplicar atividade escrita, para tirar dúvidas dos que ainda persistirem.


PLANEJAMENTO DA 6° AULA


Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena                    
Data da Aula: 16/06/2011(5ª aula-22h10min às 22h50min)
Duração: 40 minutos.


1-Tema aula: Avaliação.
2- Objetivos Específicos:


  • Identificar os progressos e dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos abordados nas aulas;
  • Analisar a aprendizagem dos alunos, para uma possível orientação sobre o trabalho docente, permitindo um avanço ou uma revisão dos conteúdos já ministrados;
  • Verificar se os objetivos das aulas foram alcançados, como mecanismo de feedback do professor.




3- Conteúdos:


4- Recursos Didáticos:
·         Utilização de uma folha composta por questões.


5- Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (0-2minutos): Orientações para a realização da prova.
·         Introdução (2-3minutos): Entrega das provas
·         Interpretação (3-5minutos): Leitura da prova, sendo explicado questão por questão.
·         Aplicação (5-40minutos): Os alunos terão o decorrer da aula para responderem as questões.
·         Conclusão: Recolhimento das provas
6- Avaliação: Após entrega das provas, as mesmas deverão ser corrigidas, onde notas deverão ser aplicadas.


7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999.


PLANEJAMENTO DAS 7ª E 8ª AULAS
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena                    
Data da Aula: 30/06/2011(4ª aula- 21h30min às 22h10min)
Duração: 40 minutos.


1- Tema da Aula: O processo de desenvolvimento do capitalismo


2- Objetivos Específicos:
·         Entender o processo de desenvolvimento do capitalismo industrial;
·         Compreender as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do período;
·         Diferenciar o que é mais valia absoluta e mais valia relativa.
3- Conteúdos:
·         Os pontos principais desse período como: a Revolução Industrial, a mais valia absoluta, a mais valia relativa;


4- Recursos Didáticos:
·         Utilização do quadro negro;
·         Utilização livro didático.


5- Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (0-2minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala.
·         Introdução (2-10minutos): Fazer algumas anotações no quadro e realizar uma revisão do conteúdo anteriormente estudado, sobre o capitalismo comercial (aula expositiva dialogada).
·         Interpretação (10-20 minutos): Será realizada uma abordagem sobre as características do capitalismo industrial, destacando as grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do período (aula expositiva).
·         Aplicação (20-25minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado ,dando espaço para que eles exponham suas dúvidas.
·         Conclusão (25-40minutos): Recapitular o conteúdo referente à aula dada, ressaltando juntamente aos alunos, as principais características do período e realizar uma breve revisão do conteúdo para a avaliação da aula seguinte.
6- Avaliação: Será realizada durante a aula, de acordo com a contribuição (participação) dos alunos em relação ao que já foi abordado em conteúdos anteriores e duvidas que surjam.


7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 18 - 25.




PLANEJAMENTO 8° AULA


Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena                    
Data da Aula: 30/06/2011(5ª aula- 22h10min às 22h50min)
Duração: 40 minutos.


1- Tema da Aula: Avaliação (Recuperação)


2- Objetivos Específicos:


·         Possibilitar aos alunos sanar as dificuldades especificas do conteúdo já estudado, com a finalidade de atingir os objetivos não alcançados;
·         Analisar a aprendizagem dos alunos, para uma possível orientação sobre o trabalho docente, permitindo um avanço ou uma revisão dos conteúdos já ministrados;


3- Conteúdos:
·         Todo o conteúdo ministrado até o momento.
4- Recursos Didáticos:
·         Utilização de uma folha composta por questões.


5- Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (0-2minutos): Orientações para a realização da prova.
·         Introdução (2-3minutos): Entrega das provas
·         Interpretação (3-5minutos): Leitura da prova, sendo explicado questão por questão.
·         Aplicação (5-40minutos): Os alunos terão o decorrer da aula para responderem as questões.
·         Conclusão: Recolhimento das provas
6- Avaliação: Após entrega das provas, as mesmas deverão ser corrigidas, onde notas deverão ser aplicadas.


7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999.




PLANEJAMENTO DA 9ª E 10ª AULA
Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena                    
Data da Aula: 28/07/2011(4ª e 5ª aulas-21h30min às 22h50min)
Duração: 80 minutos.


1- Tema da Aula: O processo de desenvolvimento do capitalismo


2- Objetivos Específicos:
·         Entender o processo de desenvolvimento do capitalismo industrial;
·         Associar fatos importantes nessa etapa de desenvolvimento do capitalismo, como por exemplo, a expansão imperialista e suas implicações na configuração espacial.
3- Conteúdos:
·         O capitalismo industrial e suas implicações na configuração espacial;
·         A expansão imperialista na Ásia e África.


4- Recursos Didáticos:
·         Utilização do quadro negro;
·         Utilização livro didático.


5- Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala.
·         Introdução (5-20minutos): Fazer a anotação de algumas informações no quadro e realizar uma revisão do conteúdo anteriormente estudado, sobre o capitalismo industrial (aula expositiva).
·         Interpretação (20-40minutos): Será realizada uma abordagem sobre as potências hegemônicas da época e como a partilha imperialista consolidou a divisão internacional do trabalho (aula expositiva dialogada).
·         Aplicação (40-65minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos ,deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado na aula,no qual os alunos deverão copiar em uma folha separada questões e responde-las,devendo ser entregue até o término da aula.
1)Quais são as 2 potências hegemônicas da época do capitalismo industrial?
2)Como se deu a consolidação internacional do trabalho?
·         Conclusão (65-80minutos): Recapitular o conteúdo, discutindo as questões propostas na atividade. Nos últimos 5 minutos realizar a chamada e entrega das carteirinhas.
6- Avaliação: Será realizada a partir das questões propostas na atividade passada.
7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 18 - 25.




PLANEJAMENTO DA 11°E 12ª AULAS


Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena                    
Data da Aula: 04/08//2011(4ª e 5ª aulas-21h30min às 22h50min)
Duração: 80 minutos.


1- Tema da Aula: Processo de desenvolvimento do capitalismo


2- Objetivos Específicos:
·         Compreender as conseqüências do capitalismo financeiro e suas implicações na configuração espacial;
·         Identifica grupos econômicos que surgiram na época.
3- Conteúdos:
·         As conseqüências mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista, que foi o brutal processo de concentração e centralização de capitais.


4- Recursos Didáticos:
·         Utilização do quadro negro;
·         Aplicação de atividade (questionamento sobre o conteúdo trabalhado na aula) de forma escrita para ser entregue.
5- Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e organização da sala
·         Introdução (5-20minutos): Fazer a anotação de algumas informações no quadro e realizar uma revisão do conteúdo anteriormente estudado, sobre o capitalismo industrial (aula expositiva).
·         Interpretação (20-40minutos): Será realizada uma abordagem sobre os fatos que caracterizam o capitalismo financeiro (aula expositiva dialogada).
·         Aplicação (40-65minutos): Para que o conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos ,deverá ser feito alguns questionamentos sobre o assunto abordado na aula,no qual os alunos deverão copiar em uma folha separada questões e responde-las,devendo ser entregue até o término da aula.
1)O que é um truste,um cartel e um conglomerado?
2)Dê um exemplo de cartel no município de Londrina.
·         Conclusão (65-80minutos): Recapitular o conteúdo, discutindo as questões propostas na atividade. Nos últimos 5 minutos realizar a chamada e entrega das carteirinhas.:
6- Avaliação:  Será realizada a partir das questões propostas na atividade passada.


7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p. 25-29.




PLANEJAMENTO DA 13° AULA


Estagiário responsável: Franciele Fernanda Rodrigues Siena                    
Data da Aula: 11/08//2011(4ª aula-21h30min às 22h10min)
Duração: 40 minutos.


1- Tema da Aula: Processo de desenvolvimento do capitalismo


2- Objetivos Específicos:
·         Compreender o capitalismo desde seu surgimento até os dias atuais.
3- Conteúdos:
·         Os tipos de capitalismo e pontos que os diferenciam


4- Recursos Didáticos:


·         Aplicação de atividade (questionamento sobre o conteúdo trabalhado na aula) de forma escrita para ser entregue;
·         Utilização TV pendrive.


5- Procedimentos Metodológicos:
·         Abertura (0-5minutos): Cumprimento aos alunos e realização da chamada.
·         Introdução (5-8minutos): Deverá ser aplicada uma atividade, na qual cada aluno receberá uma folha com uma charge e eles deveram discorrer sobre a mesma.
·         Interpretação (8-10minutos): Após todos receberem a atividade proposta, será explicada qual a finalidade e a proposta da atividade.
·         Aplicação (10-30minutos): Cada aluno deverá discorrer sobre o que entendeu da charge, sem o auxilio de colegas.
·         Conclusão (30-40minutos): Recolhimento da atividade, correção da atividade proposta e apresentação vídeo sobre o capitalismo..
6- Avaliação: será realizada durante a aula, de acordo com a contribuição (participação) dos alunos e também a partir da atividade proposta.


7- Referências:
SENE, E. de; MOREIRA, J. C.O processo de desenvolvimento do capitalismo. In:__ Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1999, p.16-29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário