Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PLANO DE AULA Geografia, Economia e vertentes

1 TEMA DA AULA: A Economia Mundial
Estagiária responsável:
Data da aula: 02/06/2011 – Quinta-feira – última aula

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Introduzir conceitos das categorias geográficas como: lugar, região e território

3 CONTEÚDOS
Lugar::  o que diferencia o lugar é  a  identidade. Com as características naturais e sociais próprias que os diferenciam de outras porções do espaço.

Região: pressupõe unidade onde há o predomínio de algo ou alguém. O recorte pode ser físico, manifestações culturais, fenômenos regionais em escala maior que o local.

Território: Termo inicialmente associado à Estado-Nação. Denota relação de poder ou área de domínio de um grupo, país, empresa entre outros.

RECURSOS DIDÁTICOS
ü  Mapa da região metropolitana de Londrina;
ü  Mapa mundi.
ü  Quadro negro

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Como é a primeira aula de estágio serão reservados:
ü  15 para apresentação e justificar a minha presença em sala de aula;
ü  15 minutos para passar o conteúdo no quadro e fazer a chamada;
ü  20 minutos para explicação do conteúdo e sanar possíveis dúvidas e adiantar assunto da aula de sexta-feira.






1 TEMA DA AULA: A Economia Mundial
Estagiária Responsável:
Data da aula: 03/06/2011 – sexta-feira – duas aulas seguidas

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Iniciar a discussão sobre Globalização.
3. CONTEÚDOS
ü  Globalização e Mundialização: colocar que os dois termos são praticamente sinônimos. Os estadunidenses preferem o termo globalização e os franceses mundialização e há também o termo internacionalização que em geral trata-se da designação de qualquer coisa que escape ao âmbito do Estado Nacional.
ü  Situa-se a década de 1980 como o início do processo de globalização mais especificamente quando a tecnologia de informática se associou à de telecomunicações. Esses dois fatos aliados à queda das barreiras comerciais (o professor diz ter tratado do tema blocos econômicos mas não sei até onde foi, sendo assim se fará uma sondagem para verificação do nível de conhecimento)
ü  Como globalização está relacionada aos avanços tecnológicos da área de informática e telecomunicação tratar do fenômeno Internet contando sua história.
ü  Tecnologia desenvolvida pelos estadunidenses no período da Guerra Fria, conflito entre EUA e URSS. Os militares estadunidenses criaram um sistema de armazenagem de dados que impedisse ou dificultasse a obtenção de dados confidenciais por parte de espiões russos. Esta estratégia consistia em armazenar dados em vários pontos diferentes que não pudessem ser rastreado. A partir de 1970 houve um pacto entre EUA e URSS denominado “Coexistência Pacífica”, e a partir daí com a autorização do governo americano o sistema se expandiu para o mundo.
ü  De maneira breve introduzir algo sobre como funciona os satélites.
ü  Curiosidade: www = World Wide Web = (Rede mundial ou em todo o mundo).

Características da economia global
ü  A intensificação das tecnologias da informação e da comunicação permitiu a interação entres as diversas localidades mundiais. Aumentou a troca de informações, o fluxo de capital financeiro. Permitiu:
o   Crescimento do comércio internacional;
o   Rápida expansão dos fluxos financeiros;
o   Inter-relação dos países.
ü  Permitiu a instalação de empresas multinacionais em vários países do mundo.

4 RECURSOS DIDÁTICOS
ü  Quadro negro, se possível trazer imagens de satélites e mapa mundi. Testar a possibilidade de se usar data-show.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
·         Como são duas aulas juntas total de 100 minutos (1h e 40 minutos)
·         Se for possível o uso de data-show colocar o conteúdo que deverá ser copiado pelos alunos.
ü  Neste ínterim fazer a chamada
ü   Reservar aproximadamente 30 minutos
ü  Como o conteúdo é extenso reservar 30 minutos para explanação e abrir para perguntas;
ü  Reservar em torno de 30 minutos para aplicação de exercícios que fechando os conteúdos das três aulas da semana. A esses exercícios serão conferido valor que comporá a nota, e tratarão dos assuntos abordados durante a semana. Deverão ser feitos e entregues no mesmo dia.






1 TEMA DA AULA: A Economia Global e as transformações no espaço mundial.
Estagiária Responsável:
Data da aula: 09/06/2011 – quinta feira – última aula

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Introduzir conceitos de multinacionais e transnacionais:

3. CONTEÚDOS
ü  Multinacionais ou transnacionais?
o   Os termos se referem às empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais. São classificadas como empresas transnacionais. O termo substitui o termo multinacional por este pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a vária nações. Uma empresa transnacional é aquela que ultrapassa as fronteiras de seu país de origem. (explicar o que é matriz e filiar através de esquemas no quadro).
o   Dar exemplos de empresas multinacionais estrangeiras no Brasil como: Wolkswagen, Nike, Nokia. E empresas brasileiras presentes em outros países: Petrobrás, Gerdau, Votorantim.

4 RECURSOS DIDÁTICOS
ü  Quadro negro. Mapa mundi para mostrar os países onde estão as marcas citadas.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
ü  5 minutos para a chamada
ü  10 minutos para correção dos exercícios dados na aula passada.
ü  20 minutos para passar a matéria no quadro
ü  10 minutos finais para perguntas




1 TEMA DA AULA: A Economia Global e as transformações no espaço mundial.
Estagiária Responsável: Regina Magna Franco
Data da aula: 10/06/2011 – sexta-feira – as duas primeiras aulas (100 minutos)

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  As conseqüências da globalização na sociedade

3. CONTEÚDOS
ü  Os desdobramentos do avanço da globalização alteram:
o   A sociedade: as mudanças na sociedade têm como ponto de partida as mudanças nos avanços tecnológicos como a introdução de robôs na produção e informatização. Esses avanços tecnológicos levam ao aumento de riqueza das nações e à concentração de renda, levando a uma desigualdade econômica acentuada entre países ricos e países pobres.
o   As relações de trabalho: Os avanços tecnológicos na produção levam ao desemprego, pois os trabalhadores são substituídos por máquinas.
o   Cria centro de poder mundial: acentuam-se as diferenças entre países considerados desenvolvidos, no hemisfério norte, e os países considerados subdesenvolvidos (hoje denominados em desenvolvimento).  Cria-se em 1970 um grupo chamado G-5 composto por: Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, França e Inglaterra países sede das principais empresas transnacionais. Posteriormente são incorporados a Itália, Canadá, Rússia. 

4 RECURSOS DIDÁTICOS
ü  Quadro negro, mapa mundi.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO

ü  30 minutos para passar o conteúdo no quadro;
ü  05 minutos para a chamada;
ü  30 minutos para explanação do conteúdo e para perguntas;
ü  30 minutos para aplicação de exercícios a serem feitos e entregues na mesma aula, resumindo o conteúdo da semana.





























1 TEMA DA AULA (AULA DE REPOSIÇÃO)
Estagiária Responsável:
Data da aula: 11/06/2011 – sábado – aula de 40 minutos

ü  Não sei o que seria necessário dar aqui. Talvez algum filme educativo.




























1 TEMA DA AULA: A Economia Global e o Aumento do Desemprego.
Estagiária Responsável:  Data da aula: 16/06/20011 – quinta-feira – última aula

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Como as tecnologias geram desemprego
3. CONTEÚDOS
ü  Os avanços tecnológicos obrigam os trabalhadores a se qualificarem e aqueles que não conseguem ficam sem trabalho. Esses avanços ocorrem na agricultura, indústria, comércio e prestação de serviços. Além dos avanços tecnológicos outros fatores podem levar ao desemprego. São eles:
o   O desemprego estrutural: é resultante da modernização dos modos de produção e do trabalho e tem como característica principal o fato de que os postos de trabalho deixam de existir. Como exemplos estão os robôs nas linhas de montagem das montadoras de carros, os caixas eletrônicos nos bancos.
o   O desemprego conjuntural: é momentâneo e pode ocorre por causa de uma crise na agricultura provocada, por exemplo, pelo clima ou dificuldades econômicas que um país enfrenta. Tem como característica o retorno de alguns empregos quando a crise é superada.
o   O desemprego entre os jovens: segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) na década de 1990, ou seja, num período de 10 anos a população de jovens cresceu 10,5% chegando a 1,1 bilhão em 2003 e o emprego cresceu 0,2% ou seja, foram criados somente 526 milhões de postos de trabalho.

4 RECURSOS DIDÁTICOS
Livro didático página 43.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
ü  10 minutos para correção dos exercícios dados em sala
ü  20 minutos passar conteúdo no quadro
ü  05 minutos fazer a chamada
ü  10 minutos explanação e perguntas.
































1 TEMA DA AULA:  Os financiadores da Economia Mundial
Estagiária Responsável:
Data da aula: 17/06/2011 – sexta-feira – duas primeiras aulas (100  minutos)

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Apresentar as organizações financeiras internacionais

3. CONTEÚDOS
ü  Fundo Monetário Internacional (FMI): Criado após o fim da Segunda Guerra Mundial, a partir da reunião de membros de 44 países na cidade de Bretton Woods nos Estados Unidos da América. Dentre as resoluções:
o   O dólar americano seria a principal moeda internacional
o   Que o FMI cuidaria da disciplina econômica dos países associados
o   O Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) financiaria a reconstrução dos países destruídos pela Segunda Guerra Mundial.
§  Instituições ligadas ao Banco Mundial:
·         Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird);
·         Associação Internacional de Desenvolvimento (AID);
·         Corporação Financeira Internacional (CFI)
ü  Organização Mundial do Comércio (OMC): Criada em 1995 a OMC determina as diretrizes básicas do comércio internacional punindo os países que praticam protecionismo.
o   Protecionismo: praticas que os países adotam para proteger seus produtos da concorrência dos importados. São práticas protecionistas: elevadas taxas de importação de produtos e subsídios.
o   Subsídios: apoio monetário concedido tanto aos produtos agrícolas como industriais.

4 RECURSOS DIDÁTICOS
ü  Quadro negro, mapas mundi

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
ü  30 minutos matéria no quadro
ü  05 minutos chamada
ü  30 minutos para explanação do conteúdo
ü  30 minutos para realização do exercício em sala de aula.


























1 TEMA DA AULA: Aula de Reposição
Estagiária Responsável:
Data da aula: 18/06/2011 – sábado – aula de 40 minutos
ü  Vídeos .....................
2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTEÚDOS
4 RECURSOS DIDÁTICOS
5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO


























1 TEMA DA AULA: BLOCOS ECONÔMICOS
Estagiária Responsável: 
Data da aula: 30/06/2011 – quinta-feira – última aula

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Introduzir tema Blocos Econômicos

3. CONTEÚDOS
ü  Blocos econômicos: são países associados que se unem para trocas comerciais entre si e com outros mercados. Os acordos são firmados através de tratados entre os países membros.
o   Tratados: meio pelo qual dois ou mais países ou organizações internacionais estipulam diretos e obrigações entre si. Exemplo: Tratado de Tordesilhas, Tratados de Direitos Humanos.
ü  os blocos econômicos variam de acordo com seus objetivos e podem se tornar muito amplos.
o   Zona livre-comércio: limita-se ao comércio, troca de mercadorias e investimento entre os países membros com gradual eliminação das taxas de importação e tarifas alfandegárias;
o   União aduaneira: zona de livre-comércio com adoção de uma tarifa externa e uma política comercial comum aos países membros, para comércio com outros países. Ex. Mercosul.
o   Marcado comum: livre trânsito de circulação de mercadorias, serviços, mão-de-obra e capitais. União Européia.

4 RECURSOS DIDÁTICOS
ü  Quadro negro e mapa mundi.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
ü  10 minutos para correção dos exercícios dados em sala
ü  20 minutos passar conteúdo no quadro
ü  05 minutos fazer a chamada
ü  10 minutos explanação e perguntas


1 TEMA DA AULA:  PROVA
Estagiária Responsável:
Data da aula: 01/06/2011

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Avaliação
3. CONTEÚDOS
ü  Revisão do Conteúdo e Avaliação
4 RECURSOS DIDÁTICOS
ü  Quadro negro e mapa mundi.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
ü  Chamada
ü  50 minutos de revisão
ü  Prova.


























1 TEMA DA AULA
Estagiária Responsável:
Data da aula:

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTEÚDOS
4 RECURSOS DIDÁTICOS
5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
























1 TEMA DA AULA
Estagiária Responsável:
Data da aula:

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTEÚDOS
4 RECURSOS DIDÁTICOS
5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO




























1 TEMA DA AULA
Estagiária Responsável:
Data da aula:

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTEÚDOS
4 RECURSOS DIDÁTICOS
5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
























1 TEMA DA AULA
Estagiária Responsável:
Data da aula:

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTEÚDOS
4 RECURSOS DIDÁTICOS
5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO


























1 TEMA DA AULA
Estagiária Responsável:
Data da aula:

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTEÚDOS
4 RECURSOS DIDÁTICOS
5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO


























1 TEMA DA AULA
Estagiária Responsável:
Data da aula:

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTEÚDOS
4 RECURSOS DIDÁTICOS
5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO

























Nenhum comentário:

Postar um comentário