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domingo, 7 de agosto de 2011

Planos de aula da 7ª série - América


Aula 1 – 02/08/11

Tema países e territórios da América           
Conteúdos
Os países e territórios do continente americano
Subcontinentes: América do sul, América do central e América do norte.
Conceito de territorio
Objetivo específico
Identificar os países e territórios dependentes do continente americano.
Entender o conceito de territorio
Procedimentos Metodológicos
 - Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
– apresentação da metodologia que será usada durante o estagio, o trabalho de avaliação na forma de seminário e suas regras. Apresentação do conteúdo. (15min)
Questionamentos do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, fazendo alguns resgates. Apresentação dos países e territórios americanos e subcontinentes da América. (10min)
Explicação sobre o conceito de territorio (15 min)
Exercício utilizando mapa, sem os nomes, para assim, localizarem os países americanos territorialmente no mapa (5 min)
Recursos Didáticos: Aula expositiva dialogada, mapas e imagens.
Avaliação
Mapa para identificar territorialmente os países americanos e colocar os respectivos nomes.
Referencias

ANDRADE, Manuel Correia de. O Brasil e a América Latina. 2ªed. São Paulo: Contexto, 1990.
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. 8ª série. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2007
PARANÁ, Governo do estado. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Geografia. Paraná, 2008.



Aula 2 – 03/08/11

Tema Características demográficas da América

Conteúdos
 - Conceito de região
- Distribuição da população pelo território americano.
- Os motivos naturais, históricos e econômicos da irregular distribuição populacional.
Objetivo específico
Compreender o conceito de região
Entender os diferentes fatores da distribuição irregular da população americana.
Entender que existe uma temporalidade desses fatores.
Compreender que esses fatores afetam de forma diferente as regiões do continente americano e do restante do mundo.
Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Explicação sobre conceito de região (10 min)
Exposição dos fatores naturais, históricos e econômicos com auxilio de mapas e imagens para elucidar essas questões, Aproximação do conteúdo com o exemplo de Londrina. (25min)
Dialogo com os alunos se o grau de interferência desses fatores tende a mudar, mostrando mapas de épocas diferentes para discutir quais fatores interferiram mais ou menos na região demonstrada no mapa. (10min)
Exercício: analisar mapa de densidade populacional da América e escrever um texto sobre a distribuição da população pelo território da América . (5 min)

Recursos Didáticos: Aula expositiva dialogada, mapas.

Avaliação
Elaboração de texto sobre a distribuição da população pelo território américa, tendo como base um mapa de densidade populacional da américa.
Referencias
ANDRADE, Manuel Correia de. O Brasil e a América Latina. 2ªed. São Paulo: Contexto, 1990.
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. 8ª série. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2007
PARANÁ, Governo do estado. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Geografia. Paraná, 2008.


Aula 3 – 04/08/11

Tema Características demográficas da América

Conteúdos
Taxa de Natalidade e suas implicações.
Taxa de Mortalidade e suas implicações.
Taxa de Fecundidade e suas implicações.
Objetivo específico
Compreender o que é taxa de natalidade, de mortalidade e de fecundidade.
Saber interpretar essas taxas. 
Compreender quais são as implicações dessas taxas no desenvolvimento de um país.
Entender as mudanças dessas taxas dentro de um recorte temporal.
Aprender os motivos das mudanças dessas taxas no Brasil.

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Resgate de algum conhecimento prévio dos alunos sobre esses conceitos. Apresentação (individual das taxas) dos números atuais, do período da década de 90 e no Brasil, e interpretação da evolução desses dados ao longo do tempo. (15 min)
Analise das diferenças de valor dessas taxas entre as regiões brasileiras, demonstrando que há essa desigualdade dentro de um país vasto territorialmente com desenvolvimento socioeconômico desigual assim como há entre os países do continente americano. (10 min)
Discussão sobre essa desigualdade correlacionando com o desenvolvimento socioeconômico de alguns países americanos em destaque. (10min)
Exercício: Produção de texto a partir de analise de noticias e um mapa sobre mortalidade infantil (10 min)

Recursos Didáticos: Aula expositiva dialogada, gráficos, mapas, noticias.

Avaliação
Produção de texto a partir de analise de noticias e um mapa sobre mortalidade infantil
Referencias
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. 8ª série. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2007
PATARRA, Neide; BAENINGER, Rosana; CUNHA, Marcos. Dinâmica Demográfica Recente E A Configuração De Novas Questões Populacionais.
Dados Históricos e Gráficos. Disponível em:  <http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?v=26&c=us&l=pt >acessado em 24/07//2011

Aula 4 – 09/08/11

Tema Características demográficas da América

Conteúdos
Estrutura etária dos países americanos
O crescimento demográfico na américa.
Desigualdade do crescimento demográfico na América.

Objetivo específico
Compreender o que é estrutura etária,
Saber ler uma pirâmide etária
Perceber as desigualdades do crescimento demográfico entre os países americanos.
Saber correlacionar a estrutura etária com outras questões em âmbito econômico, cultural, social.

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Resgate dos conceitos da aula passada, apresentação da pirâmide etária do Brasil, interpretação da pirâmide em dialogo com os alunos para compreensão do que é uma estrutura etária de um país. Demonstração das pirâmides etárias de outros países americanos. Comparação entre as pirâmides. (20 min)
Discussão dos fatores socioeconômico e cultural que influenciam a configuração da pirâmide, fazendo um resgate do conteúdo apresentado na aula anterior. (15 min).
Exercício para a analise de duas piramides etárias do Brasil em épocas diferentes a fim de verificar mudança na forma da pirâmide, e destacar os motivos dessa mudança e assim refletir sobre os fatores socioeconômicos e culturais que influenciaram tal mudança. (10 min)
Recursos Didáticos: Aula expositiva dialogada, pirâmide etária, mapas.

Avaliação
Questão: quais fatores foram importantes para mudança na forma da pirâmide etária do Brasil entre o período de 1970 a 2005? Justifique.
Referencias:
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. 8ª série. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2007
PARANÁ, Governo do estado. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Geografia. Paraná, 2008.
PATARRA, Neide; BAENINGER, Rosana; CUNHA, Marcos. Dinâmica Demográfica Recente E A Configuração De Novas Questões Populacionais.
Dados Históricos e Gráficos. Disponível em:  <http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?v=26&c=us&l=pt >acessado em 24/07//2011


Aula 5 –10/08/11

Tema Características demográficas da América

Conteúdos
O subdesenvolvimento econômico e social dos países americanos baseado no quadro demográfico.
Índice de Desenvolvimento Humano e índice de Gini.

Objetivo específico
Correlacionar os conceitos de natalidade, mortalidade, fecundidade, crescimento vegetativo, estrutura etária. 
Identificar a relação do subdesenvolvimento econômico e social de alguns países americanos através da dinâmica demográfica.
Aprender o que é IDH e Indice de Gini.

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Resgate, de forma dialogada, dos conceitos de natalidade, mortalidade, fecundidade, crescimento vegetativo, estrutura etária para ligar e firmar o conhecimento adquirido até este momento. (5min)
Interpretação da dinâmica demográfica a fim correlacionar com o subdenvolvimento econômico e social de alguns países assim como o inverso. (10min)
Apresentação de dados do IDH e índice de Gini através de mapas e tabelas para complementar a discussão. (10 min)
Apresentação de vídeo sobre a diversidade sociocultural (9min)
Dialogo sobre o assunto garantindo o aprendizado. (5 min)

Recursos Didáticos: Aula expositiva dialogada, mapas, tabelas de índices.
Avaliação
Avaliação informal através de questionamentos aos alunos
Referencias:
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. 8ª série. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2007
PATARRA, Neide; BAENINGER, Rosana; CUNHA, Marcos. Dinâmica Demográfica Recente E A Configuração De Novas Questões Populacionais.
Dados Históricos e Gráficos. Disponível em:  <http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?v=26&c=us&l=pt >acessado em 24/07//2011

WIKIPÉDIA. Anexo: Lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano. 2011. Disponível em<


Aula 6– 18/08/11

Tema Características demográficas da América

Conteúdos
Migrações

Objetivo específico
Compreender a migração interna e externa que compõe a dinâmica demográfica.
Compreender os fatores que influenciam a migração interna e externa do Brasil e entre os países americanos.
Refletir sobre a interferência cultural das migrações

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Aula expositiva dialogada sobre o que é imigração e emigração, a alteração populacional causada pelas migrações internas e externas. (15 min)
Principais motivos que provocam migração nos países americanos, êxodo rural e interferência cultural e elucidação para o caso Londrina, comunidade japonesa em Londrina (15min)
Vídeo sobre a fronteira entre o México e Estados Unidos (5min)
Atividade de elaboração de texto sobre as impressões do vídeo correlacionando com a discussão feita anteriormente ao mesmo. (10 min)

Recursos Didático:  mapas, imagens, vídeo.

Avaliação
Elaboração de texto sobre as impressões do vídeo sobre a fronteira entre o México e os Estados Unidos correlacionando com o conteúdo da aula.

Referencias:
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. 8ª série. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2007.
MARTINE, Jorge. Estado, economia, e a mobilidade geográfica: retrospectiva e perspectivas para o fim do século. Revista brasileira de estudos populacionais, Campinas, p.41 a 55, 1994.

Aula 7– 11/08/11

Tema setores da economia da América

Conteúdos
Setor primário da economia: extrativismo, agricultura e pecuária, energia.
Os principais produtos desse setor exportados pelo Brasil e sua atual importância para a economia nacional.
Os principais produtos comercializados desse setor no continente americano.
Biodiversidade.

Objetivo específico
Saber o que é setor primário da economia, quais os principais produtos desse setor, do Brasil e de outros países em destaque do continente americano.
Entender o que é biodiversidade e sua importância.
Compreender a importância desse setor em Londrina

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Explicação sobre o que é setor primário, a importância do setor para a economia brasileira. E o mesmo sobre outros países em destaque desse setor no continente americano.(15min)
Dialogo sobre o que é biodiversidade e sua importância. (10 min)
Discussão sobre esse setor na região de Londrina resgatando o conteúdo discutido (5min)
Atividade com vídeo sobre Carajás e a Vale do Rio Doce.

Recursos Didáticos: Aula expositiva dialogada, mapas e imagens

Avaliação
Elaboração de texto sobre qual relevância considerada sobre as reservas de recursos naturais e privatização das mesmas, com base no vídeo sobre Carajas e o texto reduzido sobre a privatização da vale do Rio Doce.

Referencias
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. 8ª série. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2007.

Aula 8– 16/08/11

Tema setores da economia da América

Conteúdos
Setor secundário da economia: indústrias de transformação
A importância da indústria para a economia brasileira e seus principais produtos.
A indústria em destaque em outros países americanos.
Desigualdade na industrialização entre os países americanos.

Objetivo específico
Compreender o que é setor secundário da economia, sua importância para a economia brasileira.
Identificar os principais produtos industriais produzidos pelo Brasil.
Compreender a desigualdade da industrialização entre os países americanos.

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Destaque da indústria em alguns países americanos e discussão sobre a desigualdade na industrialização entre esses países, fazendo um breve resgate histórico sobre o desenvolvimento industrial nos mesmos. Identificando a diferença da indústria entre eles. (20 min)
Apresentação do setor secundário na economia brasileira e quais são os seus principais produtos. (10min)
Dialogando sobre o assunto e a presença da indústria em Londrina, investigando sobre a interpretação dos alunos sobre a interferência da mesma na cidade. (15 min)

Recursos Didáticos: Aula expositiva dialogada, mapas.

Avaliação
Avaliação informal através de questionamentos aos alunos
Referencias
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. 8ª série. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2007

Aula 9- 17/08/11

Tema setores da economia da América

Conteúdos
Setor terciário da economia (comercio e serviços) e sua importância para a economia dos países americanos e o desenvolvimento social.
Principais destaques desse setor.
Trabalho informal

Objetivo específico
Compreender o que é setor terciário da economia e sua importância para a economia brasileira e seu desenvolvimento social.
Aprender quais os principais destaques desse setor atualmente.
Saber o que é trabalho informal e porque existe.
Compreender o camelódromo de Londrina nesse contexto.
Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Apresentação sobre o setor terciário e a importância do setor na economia brasileira e em outros países americanos e seu desenvolvimento social. Utilizando mapa de população econômica ativa. Destacando como cresceu o setor depois da industrialização e êxodo rural. (20 min)
Discussão sobre o que é trabalho informal e sua relevância na economia brasileira e em outros países da América como Paraguai. (10min)
Debate sobre trabalho Informal (15 min)
Recursos Didáticos: Aula expositiva dialogada, mapas.

Avaliação
Debate sobre trabalho informal
Referencias
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. 8ª série. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2007.

Aula 10 – 23/08/11

Tema apresentação de seminários.

Conteúdos
População e economia da América

Objetivo específico
Desenvolver a pesquisa;
Desenvolver o pensamento critico e a escrita consciente, coerente e clara.
Desenvolver a oratória.

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Apresentação de cada grupo, formado de 4 a 5 alunos, no tempo de 10 minutos cada, com intervalos de 5 minutos para perguntas ao grupo.
Poderão usar Datashow, retroprojetor ou tv pendrive, cartazes.
Entrega de trabalho escrito.

Avaliação
Trabalho escrito 5 pontos.
Será avaliado:
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusão;
referencias
Clareza, coerência
respeito as normas:
Apresentação será avaliada de forma individual e valerá 5 pontos.
Clareza na fala, raciocínio, desenvoltura, uso de recursos para a apresentação.

Aula 11 - 24/08/11    

Tema discussão sobre os países apresentados no seminário

Conteúdos


Objetivo específico
Desenvolver a pesquisa;
Desenvolver o pensamento critico e a escrita consciente, coerente e clara.
Desenvolver a oratória.

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Avaliação
Trabalho escrito 5 pontos.
Será avaliado:
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusão;
referencia
Clareza, coerência
respeito as normas:
Apresentação será avaliada de forma individual e valerá 5 pontos.
Clareza na fala, raciocínio, desenvoltura, uso de recursos para a apresentação.

Aula 12 25/08/11

Tema apresentação de Seminários

Conteúdos
População e economia da América

Objetivo específico
Desenvolver a pesquisa;
Desenvolver o pensamento critico e a escrita consciente, coerente e clara.
Desenvolver a oratória.

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Apresentação de cada grupo, formado de 4 a 5 alunos, no tempo de 10 minutos cada, com intervalos de 5 minutos para perguntas ao grupo.
Poderão usar Datashow, retroprojetor ou tv pendrive.
Entrega de trabalho escrito.

Avaliação
Trabalho escrito 5 pontos.
Será avaliado:
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusão;
referencia
Clareza, coerência
respeito as normas:
Apresentação será avaliada de forma individual e valerá 5 pontos.
Clareza na fala, raciocínio, desenvoltura, uso de recursos para a apresentação.

Aula 13 – 30/08/11

Tema trabalhos apresentados           

Conteúdos
Os países apresentados nos seminários

Objetivo específico
Debater as informações levantadas
Compreender as diferenças territoriais do continente americano
Identificar os motivos dessa diferença.
Expor a experiência adquirida com a pesquisa
Sintetizar o conteúdo debatido

Procedimentos Metodológicos
Abertura (5 min) – cumprimento e chamada.
Dialogo com os alunos sobre os países escolhidos por eles, fazendo uma síntese das informações levadas com a pesquisa, correlacionando as informações. (20 min)
O porquê da escolha, o que mais chamou atenção dos países pesquisados, quais foram as dificuldades. (10 min)
Esclarecimento de possíveis duvidas (15 min)
Avaliação:
Questionamento sobre as possíveis duvidas

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