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terça-feira, 26 de julho de 2011

O universo, a via-láctea

O universo, a via-láctea
1) Tema da aula O universo, a via-láctea Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 01/06/2011

2) Objetivos específicos
Situar o aluno no espaço, dando introdução para entender o planeta Terra e a dinâmica do universo e do espaço vivido.

3) Conteúdo
Formação do universo,
Constituição do universo,
Formas universais.

4) Recursos didáticos
Lousa, livro didático, vídeos, imagens.

5) Procedimentos metodológicos
Apresentação do professor e contrato de trabalho: 10 min.
Introdução ao conteúdo: 5 min
Explicação sobre o início do universo, Big Bang e expansão: 5 min.
Vídeo sobre Big Bang 5 min
Explicação sobre a formação da Via-Láctea: 10 min
Vídeo e imagens. 5 min
Exercícios propostos no livro e pelo professor. 10 min

6) Avaliação
Exercícios do livro didático e exercícios propostos pelo professor.
Atividade para casa: Observação do céu à noite
Questões:
1) Segundo as teorias científicas, como o universo foi criado?
2) Se fossemos representar o Universo em um desenho, e quiséssemos desenhar o planeta Terra, de que tamanho ele seria?
3) Qual a diferença entre uma estrela e um planeta?
4) Quais são os principais corpos celestes?
5) Do que é constituído a Via-Láctea?
6) O homem pode viajar por toda a Via-Láctea? Por quê?
7) O que aconteceu no Big Bang?
8) Como você acha que o universo foi criado?

7) Auto-avaliação




8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos


Galáxias

Galáxias


Via Láctea


Cometa Halley


Estrelas cadentes


Queda de meteoro


Lua

Asteróides
Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=rfkyGKN39qo&feature=related
Vídeo demonstra o Big Bang e a expansão do universo e como ele foi comprovado pelos diversos cientistas que estudam essa expansão.


Plano de aula 2
1) Tema da aula o Sistema Solar, Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 01/06/2011

2) Objetivos específicos
Elaborar uma concepção de sistema solar para possibilitar o estudo do planeta Terra, que podem ser verificados no seu cotidiano.

3) Conteúdo
O sistema solar e os planetas,
Relativização com a Terra e a diferença deles com o nosso planeta.

4) Recursos didáticos
Lousa, livro didático, vídeos, imagens e atividade lúdica demonstrando os movimentos dos planetas em volta do Sol.

5) Procedimentos metodológicos

Chamada: 5 min
Retomada do tema sobre formação do universo para fazer a ponte com o sistema Solar e correção dos exercícios: 10 min
Formação do Sistema Solar: 5 min
Explicação sobre o Sistema Solar (quando e como se formou, além das disposição dos planetas) e os planetas que o compõem (destacando suas características): 5 min
Comparação do planeta Terra com os outros planetas: 5 min
Atividade interativa sobre o Sistema Solar : 10 min
Execução e correção dos exercícios do livro e propostos pelo professor: 10 min
Atividade para casa.

6) Avaliação
Exercícios
Atividade para casa

Questões:
1) Construa uma ilustração do sistema Solar.
2) O que é o Sistema Solar?
3) Qual o maior astro do sistema Solar? Qual sua importância para o ser humano?
4) O que são planetas interiores e exteriores?
5) A distância dos planetas em relação ao Sol interfere na temperatura dos planetas e a velocidade de rotação. Coloque em os planetas em ordem crescente de temperatura e de velocidade de rotação: Mercúrio; Terra; Netuno.
6) O que são satélites naturais? Cite 2 planetas que tem esses astros em órbita.
7) O que são anéis e quais planetas têm essas formações?

7) Auto-avaliação




8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos

Vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=vvjMv6P78kA


Luas do Sistema

Sistema Solar

Escala


Plano de aula 3

1) Tema da aula Exploração do espaço e vida na Terra Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 02/06/2011

2) Objetivos específicos
Entender os fatores que possibilitam a vida na Terra como nós a conhecemos e demonstrar os avanços tecnológicos que possibilitaram a exploração do universo e da Terra e suas implicações para a vida cotidiana.

3) Conteúdo
Fatores para a vida em nosso planeta
Exploração espacial
Espaço
Lua
Marte
Vida extraterrestre
Avanços tecnológicos

4) Recursos didáticos
Sinésio, Vídeo, fotos, imagens espaciais.

5) Procedimentos metodológicos
Chamada: 5 min
Retomada do tema e correção dos exercícios: 10 min
Apresentação do Sinésio: 20 min
Vídeo para exemplificar as considerações Imagens obtidas do espaço:
5 min
Discussão sobre avanços tecnológicos gerados por essa exploração para a vida cotidiana: 5 min
Diferenciação dos planetas expostos por Sinésio e os fatores que possibilitam a vida na Terra: 5 min
Exercícios para casa.

6) Avaliação
Questões para ser recolhido semana para a próxima aula:
1. Que instrumentos podem ser utilizados para observação espacial?
2. Por que a vida na Terra é possível?
3. Por que Plutão é considerado um planeta anão?
4. O que é o sistema Solar?
5. É possível existir vida como nós conhecemos no sistema Solar? E No Universo?
6. Que avanços tecnológicos a Corrida Espacial possibilitou para o nosso dia a dia?
7. O que é a Estação Espacial Internacional?
8. O que o Brasil desenvolveu para explorar o espaço e a Terra?
9. Para quê servem os satélites artificiais?

7) Auto-avaliação


8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos


Estação Espacial Internacional


Filme


Alienígena

OVINI



GPS


Plano de Aula 4
1) Tema da aula Os movimentos do planeta Terra e a Lua Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 08/06/2011

2) Objetivos Específicos
Construir com o aluno as concepções de movimentos do planeta Terra e da Lua, demonstrando a importância da interação entre os dois corpos para a vida na Terra.

3) Conteúdo
Inclinação do eixo,
Rotação e translação da Terra e da Lua,
Eclipse,
Movimento aparente do Sol
Sucessão de dias e noites,
Influência da Lua no planeta Terra e sua influência na vida cotidiana.

4) Recursos didáticos
Lousa, livro didático, vídeos, imagens e atividade em grupo.

5) Procedimentos metodológicos
Chamada e Recolhimento da atividade da aula anterior: 5 min.
Retomada do tema anterior como base para a próxima aula e correção dos exercícios: 10 min.
Apresentação do conteúdo e do objetivo da aula: 5 min.
Exposição sobre os movimentos do planeta e da Lua, eclipse e sua influência na vida: 10 min.
Vídeo: 5 min.
Sucessão de dias e noites e movimento aparente do sol: 5 min.
Atividade em grupo sobre os movimentos demonstrados e avaliação da aprendizagem: 10 min.
Atividade para casa.

6) Avaliação
Participação da atividade em grupo
Atividade para casa
Questões:
1. O que são os movimentos de Rotação e Translação da Terra e como eles influenciam no tempo e no clima?
2. Qual a influência da Lua no planeta?
3. O que são os eclipses?
4. Por que acontecem os dias e as noites?
5. Explique o movimento aparente do Sol.


7) Auto-avaliação


8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos

Movimentos da Terra
http://www.youtube.com/watch?v=qc1rzryczdw
Vídeo demonstrando os movimentos da Terra de rotação e translação

Eclipse Hawaii 2007
http://www.youtube.com/watch?v=2dk--lPAi04&feature=related

Eclipse Austrália, 2002.
http://www.youtube.com/watch?v=VGMotGL875M&feature=related

Fases da Lua
http://www.youtube.com/watch?v=gM0RIZDZ7e8&feature=related
Como se dá as diferentes fases da Lua.

Marés
http://www.youtube.com/watch?v=clZnxlzGv-4
Os efeitos das marés no planeta Terra.

Barco Encalhado


Plano de aula 5
1) Tema da aula Incidência solar e clima terrestre Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 08/06/2011

2) Objetivos específicos
Demonstrar como as incidências dos raios solares causam efeitos diferentes em cada região e como isso influência nas paisagens e no clima do globo. Relacionando com o dia a dia dos alunos através de exemplos por eles expostos.
3) Conteúdo
Zonas térmicas,
Estações do ano
Paisagens

4) Recursos didáticos
Lousa, livro didático, vídeos, imagens.

5) Procedimentos metodológicos
Chamada: 5 min
Retomada do tema e correção dos exercícios: 10 min
Incidência solar (como se dá devido a inclinação do eixo e exposição direta nas estações do ano): 5 min
Zonas térmicas: 5 min
Influência no dia a dia: 5 min
Diferenciação das paisagens: 5 min
Exercícios propostos no livro e pelo professor: 15 min
Propostas de trabalho para casa

6) Avaliação
Exercícios
Avaliação para casa: trazer uma imagem de cada estação do ano.
Questões:
1. Por que ocorrem diferentes zonas térmicas no planeta Terra?
2. Como se caracteriza cada estação do ano?
3. Como as estações influenciam na sua vida cotidiana?
4. Quais os melhores meses para ir à praia?
5. Quais são as zonas térmicas do planeta Terra? Em qual Londrina está situada?
6. Por que as áreas próximas a linha do Equador o clima não é bem definido? E por que os pólos são predominantemente mais frios?
7. Segundo o estudado, em qual cidade estaria mais frio em julho: Londrina ou Manaus?

7) Auto-avaliação

8) Referências

SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos
Estações do ano
http://www.youtube.com/watch?v=6K0oUtBkJpk


http://blogmail.com.br/estacoes-do-ano-no-brasil/
Estações

http://www.escolakids.com/estacoes-do-ano.htm
Estações do ano

http://geografiam.wordpress.com/posts/
Zonas Térmicas
Plano de aula 6
1) Tema da aula Avaliação dos conteúdos sobre o universo e o planeta Terra Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 09/06/2011

2) Objetivos específicos
Avaliar a aprendizagem dos alunos

3) Conteúdo
O universo, a via-láctea
o Sistema Solar
Exploração do espaço e vida na Terra
Os movimentos do planeta Terra e a Lua
Incidência solar e clima terrestre

4) Recursos didáticos
Lousa.
5) Procedimentos metodológicos
Chamada: 5 min
Entrega da avaliação para os presentes: 3 min
Explicação da avaliação: 2 min
Tempo para responderem as questões: 35 min
Conforme forem terminando os alunos devem copiar um mapa que acharem interessante.
Recolhimento da avaliação: 5 min

6) Avaliação



7) Auto-avaliação




8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos


Plano de aula 7
1) Tema da aula Fuso-horário Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 15/06/2011

2) Objetivos específicos
Compreender a divisão do planeta em fuso e como isso se reflete no dia a dia.
3) Conteúdo
Fuso-horário

4) Recursos didáticos
Lousa, livro didático, vídeos, imagens, globo

5) Procedimentos metodológicos
Chamada: 5 min
Entrega da Avaliação e correção: 15 min
Introdução sobre fuso horário: 5 min
Discussão sobre a implicação no dia a dia...: 5 min
Explicação sobre fuso-horário (como ele elaborado e sua distribuição no mundo e no Brasil): 10 min
Exercícios propostos no livro e pelo professor: 10 min
Proposta de trabalhos para casa
Entrega de projeto de trabalho valendo nota

6) Avaliação
Exercícios
Questões:
Trabalho para casa:
• Elaborar um Mapa-Múndi localizando um país de cada continente e estabelecer o horário em cada um deles utilizando o fuso-horário.


7) Auto-avaliação



8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos
Notícia:
http://www.youtube.com/watch?v=e4HpBjJrvdc
O vídeo demonstra um problema gerado pelo fuso horário, ilustrando para os alunos como se dá o fuso horário em uma região diferente.

Plano de aula 8
1) Tema da aula O planeta Terra: litosfera e estrutura Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 15/06/2011

2) Objetivos específicos
Construir com o aluno os diferentes ambientes encontrados na litosfera terrestre, interligando os meios bióticos e abióticos.

3) Conteúdo
A Terra e seus ambientes
A estrutura da Terra
A litosfera e biosfera

4) Recursos didáticos
Lousa, livro didático, vídeos, imagens.

5) Procedimentos metodológicos
Chamada: 5 min
Explicação sobre a constituição interna da Terra: 5 min
As diferentes esferas do planeta: 10 min
Atividade: jogo sobre as esferas: 15 min
Recolhimento da atividade: 5 min
Exercícios propostos no livro e pelo professor: 10 min
Exercícios para casa

6) Avaliação
Exercícios
Atividade em sala.
Atividade para casa
Questões:
1. O que é a litosfera? Para quais esferas a litosfera dá sustentação?
2. Explique cada uma das esferas. Qual a importância delas para a vida na Terra?
3. Por que o limite exterior da atmosfera não pode ser precisamente determinado?
4. Existe alguma interação entre as diferentes esferas?
5. Qual são as camadas estruturantes da Terra?
6. Em qual camada nós vivemos?
7. Desenhe em seu caderno as diferentes esferas junto com as camadas do planeta Terra.
8. Como o ser humano tem alterado cada uma dessas esferas?

7) Auto-avaliação




8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos


Estrutura do Planeta Terra


Esferas


Todas juntas.

Plano de aula 9
1) Tema da aula As rochas e os recursos naturais Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 16/09/2011

2) Objetivos específicos
Construir as noções de tipos de rochas e recursos naturais essenciais para a humanidade.

3) Conteúdo
Tipos de rochas
Definição de recurso natural
Recursos renováveis
Recursos não-renováveis

4) Recursos didáticos
Lousa, livro didático, vídeos, imagens, amostras.

5) Procedimentos metodológicos
Chamada: 5 min
Retomada do tema litosfera e correção dos exercícios: 10 min
Explanação sobre os tipos de rochas (rochas sedimentares, magmáticas e metamórficas e onde são encontradas): 10 min
Visualização de amostras dos tipos de rochas: 5 min
Definindo recursos naturais: 5 min
Atividade: separação de recursos renováveis e não renováveis: 15 min
Exercícios para casa

6) Avaliação
Atividade em sala de aula
Lição para casa
Questões:
1. Quais são os tipos de rocha? Cite um exemplo de cada e diga o seu uso no dia a dia.
2. O que são recursos naturais?
3. O que são recursos renováveis e não renováveis? Cite dois exemplos de cada e como são usados no dia a dia.
4. Como é formado o petróleo? Cite um derivado utilizado no dia a dia.
5. Onde estão as principais reservas de petróleo?
6. Por que a mídia nos diz que é importante utilizar recursos renováveis?
7. Qual a diferença entre elementos da natureza e recursos naturais?
8. Qual a rocha mais comum na região de Londrina?
9. Complete as frases com o tipo de rocha adequado:
• As rochas _______ formam-se pela acumulação de sedimentos.
• Os arenito são tipos de rochas _______
• As _____ foram as primeiras rochas a se formarem no planeta Terra.
• O granito é uma rocha magmática transformada em rocha ______.


7) Auto-avaliação





8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos

Energias renováveis e não renováveis
http://www.youtube.com/watch?v=H2xdqm-pa7M&feature=related


Plano de aula 10
1) Tema da aula Recursos naturais: distribuição e uso Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 22/06/2011

2) Objetivos específicos
Demonstrar a desigualdade de distribuição dos recursos e sua importância para a sociedade.

3) Conteúdo
Distribuição dos recursos
Exploração
Uso dos recursos e sua importância

4) Recursos didáticos
Lousa, livro didático, vídeos, imagens.

5) Procedimentos metodológicos
Chamada: 5 min
Retomada da aula anterior e correção dos exercícios: 10 min
Distribuição dos diversos recursos minerais pelo mundo (concentração e importância): 10 min
Mapas e vídeos: 5 min
Exploração dos recursos: 5 min
Usos dos recursos: 10 min
Exercícios propostos pelo livro e pelo professor: 5 min
Atividade para casa
6) Avaliação
Atividade em sala de aula
Lição para casa
Exercícios
Questões:
1. Como se distribuem os recursos pelo mundo?
2. Por que é vantagem ter muitos recursos no território?
3. Como e para que são explorados os recursos naturais?
4. Exemplifique um conflito gerado pelo controle dos recursos naturais.
5. Cite um problema gerado pela exploração dos recursos naturais.
6. Qual são os principais recursos do Brasil? Onde eles se localizam?
7. Cite um recurso essencial para toda a vida na Terra e que não é valorizado como os minérios e combustíveis.
8. Qual a importância da reciclagem?
9. Em sua opinião, como deveríamos obter os recursos necessários para nossa sociedade?

7) Auto-avaliação


8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.
9) Anexos


Mina de diamante- África do Sul


http://fomedemundo.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
Mina de diamante – África do Sul


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28424
Recursos Minerais


http://www.educativa.org.br/servicos/mad-a5-14.htm
Distribuição mundial dos recursos minerais

http://www.brasilescola.com/geografia/recursos-energeticos-fosseis.htm
Exploração de petróleo


Plano de aula 11
1) Tema da aula Solos e Erosão Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 22/06/2011

2) Objetivos específicos
Construir as noções de solo, seu uso e como o mau uso causa sua destruição.

3) Conteúdo
Solo
Erosão
Processos erosivos no Brasil

4) Recursos didáticos
Lousa, livro didático, vídeos, imagens, amostras.

5) Procedimentos metodológicos
Chamada: 5 min
Correção dos exercícios: 5 min
Os tipos de solo: 5 min
Exibição de amostras: 5 min
Erosão no Brasil e Londrina: 5 min
Mau uso do Solo: 5 min
Diagnóstico do Brasil de mau uso do solo: 5 min
Discussão sobre erosão em Londrina: 5 min
Exercícios do livro e propostos pelo professor: 10 min
Atividade para casa

6) Avaliação
Exercícios em sala
Questões:
1. Quais são os principais tipos de solo?
2. Qual é o tipo predominante na cidade de Londrina?
3. Por que existem diferentes tipos de solo? Por que o mesmo material de origem pode gerar solos diferentes?
4. Como podemos melhorar a produtividade do solo?
5. Como são formados os solos?
6. O que é a fertilidade natural dos solos?
7. Qual solo é mais suscetível a erosão: argiloso ou arenoso. Por quê?
8. Como podemos evitar a erosão?
9. Por que a erosão é prejudicial?
10. No Brasil, qual região é a mais suscetível a erosão?
Atividade para casa

7) Auto-avaliação





8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos


http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/solo.html
Evolução dos solos


http://mundogeo.com/blog/2009/05/15/instituto-agronomico-e-embrapa-lancam-novos-mapas-de-solos-do-parana/
Solos do Paraná

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Algodao/AlgodaoIrrigado_2ed/solos.html
Perfis do solo


http://www.uel.br/revistas/atlasambiental/NATURAL/SOLOS.htm
Solos Londrina

Tabela 12 - Tipos de solo em Km2
Tipo de Solo km2
Nitossolos 140,50
Latossolos 97,92
Chernossolos e Neossolos 7,10
Total das Classes 245,52
Área Londrina


http://blogdosargentotavares.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
Erosão no interior de São Paulo



http://360graus.terra.com.br/extremoss/default.asp?did=10552&action=galeria
Erosão no rio Paraná

http://canaldaqui.com.br/noticias/?tag=erosao
Destruição da pista pela erosão


http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/introducao/pag02a.html
Contenção de erosão


http://ondas3.blogs.sapo.pt/1030677.html
Erosão pelo mar no Rio de Janeiro.


Plano de aula 12
1) Tema da aula Experiência com Solo Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 29/06/2011

2) Objetivos específicos
Ilustrar as erosões e permitir a reflexão sobre o tema

3) Conteúdo
Erosão e seus efeitos para o meio

4) Recursos didáticos
Experiência do Projeto Solos na escola

5) Procedimentos metodológicos
Chamada: 5 min
Correção dos exercícios: 5 min
Construção e execução do experimento: 10 min
Discussão sobre o experimento: 15 min
Exercícios propostos pelo livro e pelo professor: 15 min
Atividade para casa

6) Avaliação
Exercícios
Atividade para casa

7) Auto-avaliação





8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos


EXPERIMENTOTECA DE SOLOS
EROSÃO EÓLICA E HÍDRICA DO SOLO
1) Maria Harumi Yoshioka (Acadêmica do Curso de Engenharia Florestal/UFPR)
2) Marcelo Ricardo de Lima (Prof. Doutor do DSEA/UFPR)
3) ATENÇÃO: Copyright © 2005 - Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Esta experiência foi organizada no
4) âmbito Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola. Não é permitida a reprodução parcial ou total deste material
5) para fins comerciais sem a autorização expressa do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Esta
6) experiência pode ser livremente utilizada pelo professor em sala de aula para auxiliar o ensino de solos nos níveis
7) fundamental e médio. Os alunos também podem utilizar estas experiências em feiras de ciências com a orientação de
8) seus respectivos professores. As experiências são bem ilustradas para facilitar a execução. No entanto, caso tenha
9) dúvidas, entre em contato com a equipe do Projeto Solo na Escola. Caso você tenha utilizado alguma destas
10) experiências por gentileza nos informe. Críticas e sugestões também são bem vindas. Entre em contato através do site
11) www.escola.agrarias.ufpr.br ou do e-mail solonaescola@ufpr.br.
12) Informações sobre as licenças de uso das obras disponibilizadas pelo Projeto Solo na Escola/UFPR: É permitido:
13) COPIAR, DISTRIBUIR, EXIBIR, e EXECUTAR as obras. Sob as seguintes condições: Você deve dar crédito ao autor
14) original da forma especificada pelo autor ou licenciante. Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
15) Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar clara para outros os termos da licença desta obra.
16) 1. PÚBLICO ALVO: à partir do terceiro ciclo do ensino fundamental.
17) 2. OBJETIVOS
18) * Demonstrar alguns tipos de erosão (eólica e hídrica);
19) * Discutir os fatores que causam a erosão;
20) * Discutir os efeitos da erosão do solo;
21) * Discutir algumas práticas de controle e combate da erosão e sua importância para as atividades
22) agrosilvipastoris.
23) 3. MATERIAIS
24) * Duas bandejas plásticas pequenas;
25) * Duas bandejas média ou grande;
26) * Faca;
27) * Pá de jardinagem;
28) * Pá cortadeira;
29) * Amostra de solo seca e o mínimo de torrões possível (o suficiente para preencher a bandeja);
30) * Água;
31) * Borrifa dor de água;
32) * Canudinho de refrigerante;
33) * Regador.
34) ? Materiais para uma bandeja alternativa
35) * Caixa de leite;
36) * Tesoura;
37) * Fita crepe.
38) Experimentoteca de Solos – Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR
39) ? Procedimentos para a montagem
40) 1. Soltar as quatro pontas da caixa de leite;
41) 2. Cortar a bandeja com o auxílio da tesoura em sentido longitudinal; ATENÇÃO: sempre com a
42) supervisão de um adulto quando os alunos estiverem manuseando este ou outros instrumentos de
43) corte);
44) 3. Colar com a fita crepe todas as pontas cortadas (pois fazem uma dobradura) e montar a caixa.
45) Experimentoteca de Solos – Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR
46) 4. PROCEDIMENTOS
47) 1. Coletar um quadrado de grama com o solo do tamanho da bandeja que será utilizada com o auxílio
48) da faca, da pá de jardinagem e da pá cortadeira (pode ser um pouco trabalhoso);
49) 2. Colocar em uma bandeja plástica pequena ou na bandeja alternativa;
50) 3. Preencher a outra bandeja plástica pequena ou bandeja alternativa com a amostra de solo seca
51) (evite usá-lo com muitos torrões pois poderá interferir nos resultados);
52) 4. Pegar o canudinho (manter a outra extremidade do canudinho distante do solo em cerca de 5 cm) e
53) assoprar sobre o solo seco da bandeja sem a cobertura vegetal. Observar o que acontece e discutir;
54) Experimentoteca de Solos – Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR
55) 5. Pegar o canudinho (manter a outra extremidade do canudinho distante do solo cerca de 5 cm) e
56) assoprar sobre a bandeja que possui a cobertura vegetal (grama). Observar o que acontece e
57) discutir;
58) 6. Encher o regador com água;
59) 7. Inclinar (cerca de 30 à 45º) ambas as bandejas, apoiando em algum objeto ou solicitando o auxílio
60) de algum aluno (FIGURA 01); (antes de inclinar a bandeja com o solo seco sem a cobertura vegetal,
61) borrife um pouco de água para que se umedeça este solo e evite de ser derramado);
62) 8. Colocar uma bandeja média ou grande embaixo de cada uma das bandejas ou caixa de leite com o
63) solo (para que receba a água escorrida) (FIGURA 01);
64) 9. Regar a água com o regador na bandeja ou caixa de leite com cobertura vegetal (grama) até que
65) comece a escorrer na outra bandeja (média ou grande) (FIGURA 01). Observar a cor da água
66) escorrida;
67) Canudinho
68) Experimentoteca de Solos – Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR
69) Aspecto
70) da água
71) escorrida
72) Experimentoteca de Solos – Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR
73) 10. Regar a água com o regador na bandeja ou caixa de leite sem a cobertura vegetal (somente com o
74) solo) até que comece a escorrer na outra bandeja (média ou grande) (FIGURA 01). Observar a cor
75) da água escorrida;
76) Experimentoteca de Solos – Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR
77) 11. Anotar e discutir todos os resultados.
78) FIGURA 01 – Montagem do experimento (para ambas as amostras)
79) 5. QUESTÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES
80) Sugere-se a utilização das perguntas abaixo antes de se iniciar o experimento, para que os alunos
81) possam formular hipóteses do que irá acontecer, para depois, confrontar com os resultados obtidos após o
82) experimento.
83) a) Quando se assoprar através do canudinho sobre ambos os solos, o que irá acontecer com cada
84) uma das amostras? Tente explicar o que poderá acontecer.
85) b) Quando se regar com água a amostra com cobertura vegetal, qual será aspecto e coloração da
86) água escorrida? Tente explicar o que poderá acontecer.
87) c) Quando se regar com água a amostra sem a cobertura vegetal, qual será o aspecto e coloração da
88) água escorrida? Tente explicar o que poderá acontecer.
89) Aspecto
90) da água
91) escorrida
92) Experimentoteca de Solos – Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR
93) d) A cobertura vegetal será benéfica ou não para se evitar perdas por erosão? Tente explicar sua
94) resposta.
95) e) O que se poderá fazer para controlar a erosão? Tente explicar a resposta.
96) f) O que se poderá fazer para combater a erosão? Tente explicar a resposta.
97) As perguntas sugeridas para os alunos responderem após a obtenção dos resultados são:
98) a) O que aconteceu quando se assoprou através do canudinho sobre ambas as amostras de solo?
99) Tente explicar o que houve.
100) b) Após regar com água a amostra com cobertura vegetal, qual é o aspecto e coloração da água
101) escorrida? Tente explicar o que houve.
102) c) Após regar com água a amostra sem a cobertura vegetal, qual é o aspecto e coloração da água
103) escorrida? Tente explicar o que houve.
104) d) A cobertura vegetal é benéfica ou não para se evitar perdas por erosão? Explique sua resposta.
105) e) O que se pode fazer para controlar a erosão? Tente explicar a resposta.
106) f) O que se pode fazer para combater a erosão? Tente explicar a resposta.


Plano de aula 13
1) Tema da aula Provão Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 29/06/2011

2) Objetivos específicos
Recuperação de nota dos alunos
3) Conteúdo
Todo o primeiro bimestre
4) Recursos didáticos
Lousa
5) Procedimentos metodológicos
Chamada
Aplicação
Recolhimento

6) Avaliação
Prova

7) Auto-avaliação

8) Referências
SAMPAIO, F. S. Para viver juntos: Geografia, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009.
LUCCI, E. A; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2010. 22 ed.
DEMÉTRIO, M. Estudos de Geografia, 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.

9) Anexos



Plano de aula 14
1) Tema da aula Avaliação do desempenho Estagiário Responsável Glauco Marighella Ferreira da Silva Data 30/06/2011

2) Objetivos específicos
Verificar o que os alunos acharam das aulas lecionadas

3) Conteúdo
Tudo o que foi discutido em sala
4) Recursos didáticos

5) Procedimentos metodológicos
Chamada
Explanação sobre a experiência
Abertura para a fala dos alunos
Conclusão

6) Avaliação

7) Auto-avaliação

8) Referências

9) Anexos

PLANOS DE AULA 7ª SÉRIE A – COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR PAULO FREIRE
Plano de aula 1
1) Tema da aula:
Globalização a transformação do espaço geográfico mundial. Estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 2/06/2011
2) Objetivos específicos:
Identificar características das fases do capitalismo e conhecer algumas das características do capitalismo globalizado, destacando a influência de tal processo no cotidiano dos alunos.
3) Conteúdos:
O que é globalização: o neoliberalismo econômico e os organismos reguladores; tecnologia e conhecimento na globalização: a primeira e a segunda revolução industrial.
4) Recursos didáticos:
Estudo dirigido, livros, mapa, quadro-de-giz, textos e TV pen-drive.
5) Procedimentos metodológicos:
Apresentação aos alunos e chamada: 5 min.
Atividade para conhecer os alunos: escrever em uma folha separada que cidade gostaria de conhecer e o por que: 15 min.
Exposição do tema da aula e averiguação do conhecimento prévio dos alunos através de perguntas orais a respeito do tema, como por exemplo: o que eles entendem por globalização e o que já ouviram falar ou leram a respeito do tema (conversa): 10 min.
Vídeo de duração de 7 minutos e questionamentos sobre a relação com a globalização: 15 minutos.
Aula expositiva relacionando tudo que foi abordado até então, baseando-se no livro didático, explicando o que é a globalização e a tecnologia MTCI e conhecimento na globalização através de exemplos próximos dos alunos: 20 minutos.
Exercícios página 57: 15 minutos.
Correção dos exercícios, síntese da aula e apontamentos da próxima aula: 20 minutos.
6) Avaliação:
Participação na aula nos questionamentos realizados e execução dos exercícios propostos:
1) Você já viu contêineres semelhantes aos da fotografia?
2) Que tipo de mercadoria você supões que os contêineres carregam?
3) Você conhece algum porto que receba grandes navios cargueiros? Qual?
4) Você já reparou que consumimos bens e mercadorias produzidas em outros países? Você pode citar exemplos?
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
PISSEON IMPOSSIBLE – VÍDEO – Disponível em < http://geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=videos> Acesso 12 maio 2011.
SAMPAIO, F. dos S.; SILVA, V. A. da. Para viver juntos: geografia 8º ano. São Paulo: Edições SM, 2009.
SENE, Eustáquio de. A dimensão espacial: um enfoque geográfico da globalização. In: SENE, Eustáquio de. São Paulo: Contexto, 2003. Globalização e Espaço Geográfico.

Plano de aula 2
1) Tema da aula: Globalização: a transformação do espaço geográfico mundial. Estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 3/06/2011
2) Objetivos específicos:
Identificar características atuais do capitalismo globalizado e reconhecer suas manifestações em nossa vida.
3) Conteúdos:
O período técnico-científico-informacional: novo tempo
4) Recursos didáticos:
Estudo dirigido, livros, mapa, quadro-de-giz, textos e charges.
5) Procedimentos metodológicos:
Chamada: 5 minutos.
Explanação sobre o meio técnico-científico-informacional (destacando-se o papel da internet) e apontando as vantagens e desvantagens do processo com exemplos próximos dos alunos: 15 minutos.
Entrega de charges e construção, em grupos, da relação entre os desenhos e a globalização: 25 minutos.
Para casa: os alunos devem pesquisar quais produtos entre os que consomem no dia a dia têm origem estrangeira. Quem os produziu? De onde é a empresa que os fabricou? Ao final, os alunos poderão descobrir que desde os tênis que calçam até o seu programa de televisão preferido podem sido produzidos em outra parte do mundo: 5 minutos.
6) Avaliação:
Trabalho escrito em grupo.
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
ACADÊMICO GEO – Disponível em < http://academicogeo.blogspot.com/2011/04/globalizacao.html> Acesso em 12 de maio 2011
SAMPAIO, F. dos S.; SILVA, V. A. da. Para viver juntos: geografia 8º ano. São Paulo: Edições SM, 2009.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio e Janeiro: Record, 2000.
SENE, Eustáquio de. A dimensão espacial: um enfoque geográfico da globalização. In: SENE, Eustáquio de. São Paulo: Contexto, 2003. Globalização e Espaço Geográfico.
SOCIOLOGIA – Disponível em < http://cadernosociologia.blogspot.com/2009/04/posicoes-sobre-globalizacao.html> Acesso em 12 de maio 2011
9) Anexo:

Fonte: < http://academicogeo.blogspot.com/2011/04/globalizacao.html>

Fonte: < http://cadernosociologia.blogspot.com/2009/04/posicoes-sobre-globalizacao.html>
Plano de aula 3
1) Tema da aula: Comércio: um conflito entre países ricos e pobres. Estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 9/06/2011.
2) Objetivos específicos:
Compreender algumas características do capitalismo globalizado; identificar características atuais do capitalismo globalizado e reconhecer suas manifestações em nossa vida.
3) Conteúdos:
O comércio concentrado e novos atores (destaque para o BRIC); a Organização Mundial do Comércio (OMC), a preponderância dos países ricos e a Rodada do Milênio.
4) Recursos didáticos:
Estudo dirigido, livros, mapa, quadro-de-giz, textos.
5) Procedimentos metodológicos:
Chamada: 5 minutos;
Verificação e discussão da tarefa de casa: 20 minutos;
Aula expositiva sobre o conteúdo e retomada da aula anterior, destacando as barreiras alfandegárias mantidas pelos países ricos e relacionando com o cotidiano dos alunos (compras no Paraguai): 20 minutos;
Debate: pontos positivos x pontos negativos
6) Avaliação:
Debate: a sala se dividirá em dois grupos: um apoiará o processo de globalização, ao passo que o outro apontará as desvantagens. O professor será o mediador do debate.
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 8º ano. São Paulo: Saraiva, 2010.
SAMPAIO, F. dos S.; SILVA, V. A. da. Para viver juntos: geografia 8º ano. São Paulo: Edições SM, 2009.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio e Janeiro: Record, 2000.
SENE, Eustáquio de. A dimensão espacial: um enfoque geográfico da globalização. In: SENE, Eustáquio de. São Paulo: Contexto, 2003. Globalização e Espaço Geográfico.
Plano de aula 4
1) Tema da aula: A crise econômica e financeira de 2008 estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 10/06/2011
2) Objetivos específicos:
Conhecer os diversos aspectos do processo de globalização.
3) Conteúdos:
A não interferência do Estado no mercado e sua relação com a crise econômica e financeira nos EUA que, com o mundo globalizado, se espalhou espacialmente.
4) Recursos didáticos:
Estudo dirigido, livros, mapa, quadro-de-giz, textos.
5) Procedimentos metodológicos:
Chamada: 5 minutos.
Aula expositiva sobre o conteúdo e perguntar se alguém sofreu efeitos da crise. Exaltar que o Brasil não foi muito afetado por possuir um mercado interno aquecido e não depender tanto do mercado externo: 15 minutos.
Atividade: em grupos, selecionar textos de jornais e revistas, ou mesmo imagens, que apresentem algumas características marcantes da sociedade capitalista dos dias atuais. Marquem nos textos escolhidos os trechos que fazem referência a essas características e escrevem um pequeno comentário. Comentar também as imagens. Depois apresentar, o resultado do trabalho para os colegas e professores: 30 minutos.
6) Avaliação:
Atividade
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 8º ano. São Paulo: Saraiva, 2010.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio e Janeiro: Record, 2000.
SENE, Eustáquio de. A dimensão espacial: um enfoque geográfico da globalização. In: SENE, Eustáquio de. São Paulo: Contexto, 2003. Globalização e Espaço Geográfico.
Plano de aula 5
1) Tema da aula:Organizações supranacionais estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 16/06/2011
2) Objetivos específicos:
Conhecer os diversos aspectos do processo de globalização; o destaque das culturas locais.
3) Conteúdos:
Continuação crise 2008, neoliberalismo e globalização; blocos econômicos e reunião de países.
4) Recursos didáticos:
Quadro-de-giz, livros, TV pen-drive.
5) Procedimentos metodológicos:
Chamada: 5 minutos;
Explanação do conteúdo e retomada da aula anterior: 20 minutos;
Exercícios página 66 e 67 (execução e correção): 30 minutos;
Vídeo sobre os dois lados da globalização: 10 minutos;
Discussão sobre o vídeo: 30 minutos.
Conclusão: pontos mais importantes, sanar dúvidas e apontar a próxima aula: 5 minutos.
6) Avaliação:
Exercícios e discussão sobre o vídeo.
1- Por que foram criados os blocos econômicos e as associações comerciais?
4- Quais os principais blocos regionais da atualidade.
2- Leia o texto e responda às questões:
a) O que é o G8?
b) Que países compõem o G8?
4- O preço do algodão no mercado internacional vem caindo desde 1997. Nos últimos anos, os norte-americanos subsidiaram diretamente a sua produção de algodão com mais de 4 bilhões de dólares. Os EUA são o maior exportador de algodão do mundo. Em 2007, o custo do meio quilo de algodão colhido em Burkina Faso foi de US$ 0,21 e, nos EUA, US$ 0,73. O que justifica a liderança americana?
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
Dois lados da Globalização – Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=7vneyJfWXSc> Acesso em 16 de maio 2011.
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 8º ano. São Paulo: Saraiva, 2010.
SAMPAIO, F. dos S.; SILVA, V. A. da. Para viver juntos: geografia 8º ano. São Paulo: Edições SM, 2009.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio e Janeiro: Record, 2000.
SENE, Eustáquio de. A dimensão espacial: um enfoque geográfico da globalização. In: SENE, Eustáquio de. São Paulo: Contexto, 2003. Globalização e Espaço Geográfico.

Plano de aula 6
1) Tema da aula: Efeitos da globalização Estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 17/06/2011
2) Objetivos específicos:
Compreender que o espaço mundial, tal como está organizado nos dias atuais, é fruto de um longo processo histórico.
3) Conteúdos:
Diferença entre países; deslocamento industrial; desemprego; sociedade do consumo; os efeitos ambientais.
4) Recursos didáticos:
Quadro-de-giz e livros didáticos.
5) Procedimentos metodológicos:
Chamada: 5 minutos;
Reconhecimento do conhecimento dos alunos através de questões e provocações relacionadas ao cotidiano deles: 10 minutos;
Aula explanatória: 10 minutos;
Questões página 71 (execução e correção): 20 minutos.
Conclusão: pontos mais importantes, sanar dúvidas e apontar a próxima aula: 5 minutos.
6) Avaliação:
Questões página 71:
1) Cite duas conseqüências econômicas da globalização para os países pobres e duas para os países ricos.
2) O que é a internacionalização da produção?
3) Cite duas conseqüências ambientais da globalização.
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio e Janeiro: Record, 2000.
SENE, Eustáquio de. A dimensão espacial: um enfoque geográfico da globalização. In: SENE, Eustáquio de. São Paulo: Contexto, 2003. Globalização e Espaço Geográfico.
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 8º ano. São Paulo: Saraiva, 2010.
Plano de aula 7
1) Tema da aula: Revisão do conteúdo e avaliação Estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 23/06/11
2) Objetivos específicos:
Compreender algumas características das fases do capitalismo; conhecer os diversos aspectos do processo de globalização; identificar características atuais do capitalismo globalizado e reconhecer suas manifestações em nossa vida.
3) Conteúdos:
Revisão de tudo que foi estudado.
4) Recursos didáticos:
Quadro-de-giz e livro didático.
5) Procedimentos metodológicos:
Revisão do conteúdo e sanação de dúvidas: 40 minutos;
Organização da sala, explicação dos procedimentos e aplicação da avaliação: 60minutos.
6) Avaliação:
Prova escrita.
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
9) Anexo:
Prova escrita:

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR PAULO FREIRE
AVALIAÇÃO 7ª série A

1) Analise a figura e responda:


Fonte: http://geonosdiasdehoje.blogspot.com/2010/06/os-dois-lados-da-globalizacao.html

A professora está sendo irônica? Por quê?

Leia o texto Disneylândia para responder as questões 2 e 3. (UFU, 2008)

1 - “Filho de imigrantes russos casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México.
2 - Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo.
3 - Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique.
4 - Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano.
5 - Literatura Grega adaptada para crianças chinesas da comunidade européia.
6 - Relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
7 - Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe na baixada fluminense.
8 - Filmes italianos dublados em inglês com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.
9 - Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtêm visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.”
Disneylândia, In TITÃS, Titanomaquia, WEA, 1993.

2) Marque a alternativa que apresenta características do espaço geográfico mundial no período atual da globalização e que podem ser identificadas nos versos enumerados acima.

A) Todos os versos tratam de características do espaço geográfico mundial na década de 1990, quando se intensificou a globalização do capitalismo, mas essas características não existem mais.

B) Os versos 3, 8, 6 e 9 referem-se à circulação de pessoas que buscam trabalho e melhores condições de vida, migrando dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos. Os demais versos tratam todos da produção e circulação de bens materiais.

C) Os versos referem-se a um mundo em movimento intenso, com maior circulação de pessoas, informações, capitais e de mercadorias, tanto bens materiais como culturais, em diferentes lugares, países e regiões do globo. Porém o verso de número 9 contraria a idéia de “um mundo sem fronteiras”.

D) Os versos 2, 4, 6 e 9 não estão relacionados ao fim das fronteiras nacionais para a livre circulação de mercadorias e
Pessoas pelo mundo.

Com base no texto Disneylândia, responda a questão abaixo.
3) Na letra da música Disneylândia são citados vários países, cidades, lugares e nacionalidades que integram alguns dos principais blocos econômicos regionais existentes no mundo. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que contém apenas os números de versos em que são citados países ou cidades do MERCOSUL ou do Nafta.

A) 1, 2 e 6
B) 1, 2, 3 e 6
C) 1, 2, 4, 7 e 9
D) 3, 4, 5 e 8
4) Leia o texto abaixo e responda:

Fonte: http://geonaweb.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
Qual a importância das empresas multinacionais na atual fase da economia mundial?
5) Cite exemplos dos aparelhos tecnológicos que estão provocando modificações na esfera do trabalho.
6) Por que o Brasil foi pouco afetado, se comparado com a maioria de países do mundo, na crise econômica e financeira de 2008?
7) Com base no vídeo assistido em classe, discorra sobre como a globalização te afeta positiva e negativamente.
Plano de aula 8
1) Tema da aula: América: aspectos naturais Estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 24/06/11
2) Objetivos específicos:
Conhecer os tipos de clima do continente americano e os fatores que influem em sua ocorrência; identificar as paisagens vegetais encontradas no continente americano e sua relação com os tipos de clima.
3) Conteúdos:
A ação do relevo, as massas de ar e as correntes marítimas na configuração dos climas e paisagens vegetais no continente americano: clima polar e tundra, clima frio e taiga, clima frio de montanha e a vegetação de altitude, clima temperado e a floresta temperada, clima subtropical e a mata das araucárias, clima tropical e a floresta tropical, clima equatorial e a floresta tropical, clima semiárido e a caatinga, clima árido e o deserto. Destaque para o clima local e sua influência no cotidiano do aluno.
4) Recursos didáticos:
5) Estudo dirigido, livros, mapa, quadro-de-giz.
5) Procedimentos metodológicos:
Chamada: 5 minutos.
Questionamentos buscando saber o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema e aula expositiva: 15 minutos.
Questões página 90 (execução e correção): 25 minutos.
Conclusão: pontos mais importantes, sanar dúvidas e apontar a próxima aula: 5 minutos.
6) Avaliação:
Questões página 90:
1) Uma característica marcante do continente americano é a diversidade climática. Aponte alguns dos fatores que possibilitam a existência dessa diversidade.
2) Observe o mapa e responda.
A) Qual o nome da região do continente americano que está representada no mapa?
b) Que países formam essa região do continente americano?
3) Observe o esquema a seguir.
a) Como a latitude e a altitude interferem nas características do clima de uma região?
b) Em quais níveis de altitude e de latitude são encontradas as condições mais adequadas para o desenvolvimento de florestas tropicais? Justifique sua resposta.
5) A maior bacia hidrográfica da América do Sul e do mundo é a do rio Amazonas. Entretanto, a bacia que concentra a maioria das usinas hidrelétricas é a bacia Platina. Apresente as razões que explicam esse fato.
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 8º ano. São Paulo: Saraiva, 2010.
MAGNOLI, D. Estudos de geografia: 8º ano. São Paulo: Atual, 2008.
SAMPAIO, F. dos S.; SILVA, V. A. da. Para viver juntos: geografia 8º ano. São Paulo: Edições SM, 2009.
Plano de aula 9
1) Tema da aula: América: aspectos naturais e economia Estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 30/06/2011
2) Objetivos específicos:
Conhecer os tipos de clima do continente americano e os fatores que influem em sua ocorrência; identificar as paisagens vegetais encontradas no continente americano e sua relação com os tipos de clima. Destacar o clima local. Relacionar as condições físicas com a economia.
3) Conteúdos:
Continuação da aula anterior.
4) Recursos didáticos:
Quadro-de-giz, livros e TV pen-drive.
5) Procedimentos metodológicos:
Chamada: 5 minutos
Aula expositiva (continuação do conteúdo), destacando o clima e vegetação local: 20 minutos
Apresentação e análise de carta sinótica do dia anterior (INPE): 10 minutos.
Campo: sair no pátio da escola e analisar as condições meteorológicas, combinando ou não com a carta sinótica do dia anterior: 30 minutos.
Revisão para o provão: 35 minutos.
6) Avaliação: questionamento dos alunos.
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
ARAUJO, R; GUIMARÃES, R. B; TERRA, L. Conexões: Estudos de Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ed. Moderna, 2008.
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L. Geografia: homem e espaço, 8º ano. São Paulo: Saraiva, 2010.
MAGNOLI, D. Estudos de geografia: 8º ano. São Paulo: Atual, 2008.
SAMPAIO, F. dos S.; SILVA, V. A. da. Para viver juntos: geografia 8º ano. São Paulo: Edições SM, 2009.
MENDONÇA, F. ; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básica e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de textos, 2007
9) Anexo:

Figura 1- Exemplo de carta sinótica que será utilizada em aula.
Plano de aula 10
1) Tema da aula: Provão Estagiário responsável: Pedro Höfig data da aula: 01/07/2011
2) Objetivos específicos:
Recuperar todo o conteúdo do bimestre.
3) Conteúdos:
Conversar com professora Bete.
4) Recursos didáticos:
5) Procedimentos metodológicos:
6) Avaliação
7) Auto-avaliação:
8) Referências:
9) Anexo:

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