Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2011

Planos de ensino de Geografia

PLANO DE ENSINO 5°SÉRIE


- Escola Estadual Tsuru Oguido
- Série: 5ª
- Turma: C
- Turno: Vespertino
- Disciplina: Geografia
- Estagiário: Manoel e Leandro
- Período das aulas: de 30/05/2011 a 28/06/2011.
- número de aulas: 13
Temas: A origem da Terra; Como se formaram os continentes da Terra; A terra em movimento: as placas tectônicas.

Objetivos:
- Contribuir para que os alunos tenham uma idéia geral de como surgiu o planeta levando em consideração a explicação científica;
- Proporcionar aos alunos um entendimento de que o planeta é formado por camadas, (núcleo, manto e crosta).
- Dar conhecimento aos discentes que no subsolo existem locais onde ainda são poucos explorados, ( as cavernas );
- Analisar com os alunos a formação dos continentes levando em consideração a teoria da deriva continental;
- Discutir e problematizar a questão do movimento das placas tectônicas;
- Estudar com eles a formação de montanhas e do assoalho oceânico;
- Entender como é o interior de um vulcão e como ele entra em erupção, e a contribuição para a formação do solo;
- Compreender como ocorre um  terremoto e as regiões mais propícias para que tal fenômeno aconteça;
- Propiciar ao aluno que ele perceba o perigo de se habitar em determinadas regiões;
- Incutir no aluno um senso de responsabilidade quanto aos cuidados com o meio ambiente;
- Deixar claro que há condições de se conviver com a natureza,  mesmo em condições mais adversas, bastando que se tenha determinados cuidados.

Conteúdos planejados:
- A origem da Terra;
- O tempo geológico, a história da Terra;
- As camadas do planeta;
- Cavernas;
- Formação dos continentes;
- Placas tectônicas;
- A formação das montanhas e do assoalho oceânico;
- Vulcões, suas consequências;
- Terremotos, suas conseqüências.

Recursos didáticos:
- O livro didático;
- O quadro negro;
- Fotos;
- Vídeos;
- Maquete;
- TV pen drive;
- Mapa;
- Giz de várias cores.

Procedimentos metodológicos:
- Chamada;
- O uso do quadro negro anotações;
- Uso do livro didático como recurso para fazer a leitura e explicação dos assuntos se cada aula;
- Diálogo com os alunos, interagindo para sentir o feed back ( resposta imediata se estão ou não acompanhando a matéria);
- Fotos para melhorar a apreensão;
- Vídeos sobre o assunto das aulas como forma de captar a atenção e melhorar a compreensão do tema da aula;
- Trabalhar com outros estímulos visuais como uma maquete e desenho no quadro negro.

Formas de Avaliação:
- Questões para serem resolvidas em sala de aula, quantificar o que o aluno respondeu de acordo com o que ele respondeu;
- Visto nos cadernos, de acordo com o que o aluno copiou ele recebe uma nota.

Referências:
BELUCE; VALQUIRIA- Geografia-Projeto radix, 1ª Ed. 5ª série, editora Scipione, São Paulo, S P, 2005.
Projeto Araribá- Geografia- 6º ano, Editora Moderna ( org ),Sonia Cunha de Souza Danielli ( Editora Responsável ), 2ª edição,São Paulo, S P, 2007.
MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina- Geografia, Paisagem e Território; Geral e do Brasil. Editora Moderna, Belenzinho, S P, 3ª edição. 2001.
TEIXEIRA, at al (org.)- Decifrando a terra, Oficina de textos, 2000, 2ª edição, reimpressão 2003. São Paulo, S.P.



PLANO DE ENSINO 7°SÉRIE


- Escola Estadual Tsuru Oguido
- Série: 7ª
- Turma: C
- Turno: Vespertino
- Disciplina: Geografia
- Estagiário: Manoel e Leandro
- Período das aulas: de 30/05/2011 a 20/06/2011.
- Números de aulas: 13
Temas: Atividades do setor primário na América; O desenvolvimento do setor secundário; O crescimento do setor terciário.

Objetivos:
- Demonstrar ao aluno que a economia de todo e qualquer país depende daquilo que eles produzem e comercializam;
- Analisar com o aluno a diferença dos três setores econômicos;
- Estudar com o aluno as bases econômicas dos vários países da América;
- Reunir condições para que aluno perceba que há relação entre tecnologia e exploração dos recursos naturais;
- Dar condições para se compreender a relação entre tecnologia e desemprego;
- Raciocinar que todos somos responsáveis pelo crescimento da economia;
- Propiciar condições para o entendimento de que se faz necessário estar preparados para enfrentar o mercado de trabalho;
- Inserir o discente numa discussão visando entender a relação Norte/Sul, dominantes e dominados.

Conteúdos planejados:
- Os recursos naturais da América;
- A exploração dos recursos minerais da América;
- A agropecuária;
- A América anglo-saxônica;
- América latina;
- O desenvolvimento do setor secundário;
- A indústria na América;
- Dependência e desigualdade;
- Indústria e tecnologia;
- O crescimento do setor terciário;
- As transformações do setor terciário no continente americano;
- tecnologia e desemprego.

Recursos didáticos:
- O livro didático;
- o quadro negro;
- mapa;
- TV pen drive para exibição de vídeos;
- Questionário.

Procedimentos metodológicos:
- Chamada;
- O uso do quadro negro anotações;
- Uso do livro didático como recurso para fazer a leitura e explicação dos assuntos de cada aula;
- Diálogo com os alunos, interagindo para sentir o feed back ( resposta imediata se estão ou não acompanhando a matéria);
- Vídeos sobre o assunto das aulas como forma de captar a atenção e melhorar a compreensão do tema da aula;
- Questões para serem respondidas em sala de aula; ( individual ou grupo);
- Questões a serem feitas a outras pessoas como forma de avaliação do aluno.

Formas de Avaliação:
- Questões para serem resolvidas em sala  de aula, quantificar o que o aluno respondeu de acordo com o que ele respondeu;
- Visto nos cadernos, de acordo com o que o aluno copiou ele recebe uma nota;
- Trabalho em grupo a ser desenvolvido em sala de aula;
- O comportamento e a participação dos alunos.

Referências:
BAUMAN, Z- A cultura da oferta.In: BAUMAN, Z- CAPITALISMO PRASITÁRIO: e outros temas contemporâneos, editora Zahar, Rio de Janeiro, 2010.
Projeto Araribá- Geografia- 8º ano, Editora Moderna (org.), Sonia Cunha de Souza Danielli (Editora Responsável), 2ª edição,São Paulo, S P, 2007.
FERREIRA, Darlene Apda de Oliveira- Mundo rural e geografia. Geografia Agrária no Brasil: 1990, São Paulo;editora Unesp. 2002.
MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina- Geografia, Paisagem e Território; Geral e do Brasil. Editora Moderna, Belenzinho, S P, 3ª edição. 2001.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de- AGRICULTURA BRASILEIRA- transformações recentes. In: ROSS, Jurandir.l.S. (org.), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP,1996.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de- A AGRICULTURA SOB O MODO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO. In:OLIVEIRA , Ariovaldo Umbelino de- Modo capitalista de produção e agricultura. São Paulo, editira Ática, 1990. 3ª edicção.
SERRA, Elpídio-A TEORIA E A PRÁTICA COOPERATIVISTA ENTRE OS PRODUTORES RURAIS. In: VILLALOBOS<Jorge.V.G ( org), Geografia Social e agricultura. Maringá; Programa de Pós graduação em Geografia. UEM, 2000.
SANTOS, Teotônio dos- A corporação multinacional e economia mundial.In:SANTOS Teotônio dos-IMPERIALISMO E CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS, editora Paz e Terra,1997, Rio de Janeiro.
SANTOS, Teotônio dos- A corporação multinacional: célula do imperialismo contemporâneo.In:SANTOS Teotônio dos-IMPERIALISMO E CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS, editora Paz e Terra,1997, Rio de Janeiro.
- WWW.Google.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário