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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Plano de Aula sobre Setores Econômicos (7° Série)

PLANEJAMENTO DA 1° AULA

1. Tema da Aula: Apresentação e Introdução sobre os Setores econômicos.
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                     
Data da Aula: 30/05/2011
Duração: 50 min.

2. Objetivos Específicos:

·         Oferecer o entendimento dos conhecimentos gerais sobre os setores da produção econômica;
·         Identificar os conhecimentos sobre necessidades no mercado de trabalho;
·         Demonstrar ao aluno que a economia de um país está diretamente ligada ao que ela produz;
·         Analisar conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema;
·         Conduzir os alunos ao entendimento de que todas as atividades econômicas organizam-se por setores;

3. Conteúdos:

·         Setores Econômicos;
·         Primário;
·         Secundário;
·         Terciário;

4. Recursos Didáticos:

·         Mapa conceitual; (introdução)
·         Quadro e giz

5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (15 min) – cumprimento, chamada e contrato de trabalho;
Introdução (5 min) Inicie perguntando aos alunos:
·         O que precisamos para sobreviver?
·         De onde vêm esses produtos?
·         Elaborar um mapa conceitual
Interpretação e Explicação do Tema (20 min)
Aula Expositiva:
·         Expor de forma sucinta as atividades mais elementares, das quais dependem as demais, são aquelas referentes a agricultura, pecuária e extrativismo. Por serem condicionantes das demais atividades, são denominadas primárias e constituem o setor primário da produção.
·         Destacar que o setor secundário transforma o recurso natural em matéria prima e a matéria prima em produto. Além disso, promove a distribuição dos produtos em forma de atacado (comercialização de grandes quantidades de produtos).
·         Descrever que o setor terciário é responsável pela comercialização do produto, das unidades fabris até os centros de distribuição e desses, às lojas. Além disso, esse setor engloba a prestação de serviços: professores, advogados, vendedores, motoristas, seguranças, entre outros.


Aplicação (5 min)

·         Questionamentos durante a explicação de modo informal;


Conclusão (5 min)

·         Recapitular as principais atividades de cada setor;

6. Avaliação:


7. Referências:
Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.



PLANEJAMENTO DA 2° AULA

1. Tema da Aula: Continuação sobre os Setores Econômicos
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                     
Data da Aula: 31/05/2011.
Duração: 50 min.


2. Objetivos:

·         Levar o aluno a concluir que o setor primário é formado pela junção das atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas.
·         Entender que o setor secundário é formado pela junção das atividades industriais.
·         Perceber que o setor terciário é formado pela junção das atividades ligadas ao comércio, governo e demais tipos de prestação de serviços (transporte, saúde, educação, etc.)

3. Conteúdos:
·         Conceitos sobre os setores primários, secundários e terciários.

4. Recursos Didáticos:
·         TV. Pen drive (Vídeo de onde vem o pão);
·         Lousa e giz
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (5 min) – Recapitular os conteúdos da aula anterior.
Interpretação (15 min)
  • Conceituar os três setores da Econômia;
  •       Expor aos alunos os alimentos que consumimos, o lugar que habitamos, as roupas que vestimos e todos os bens que temos e que são necessários à nossa sobrevivência, são provenientes dos recursos que encontramos na natureza.
  •         Explicar que os recursos retirados da natureza é considerado bruto e em muitos casos, necessita beneficiamento: seja para o consumo direto, seja para ser transformado em matéria prima. Elaborar exemplos. 
  •     Descrever aos alunos que é por meio do trabalho que os seres humanos extraem, transformam e utilizam os recursos encontrados na natureza. E que depois de extrair os recursos, para se transformarem em um produto, ele passa por fases que vão refletir a atividade econômica.

Aplicação (20 min) –
·         Passar um vídeo de onde vem o pão (5 min)
·         Realizar a atividade (15 min)
Conclusão (5 min) – recapitular os principais pontos da aula e verificar o aprendizado

6. Avaliação:

·          Levar o aluno a concluir que o setor primário é formado pela junção das atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas.
·         Entender que o setor secundário é formado pela junção das atividades industriais.
·         Perceber que o setor terciário é formado pela junção das atividades ligadas ao comércio, governo e demais tipos de prestação de serviços (transporte, saúde, educação, etc.)

  1. De que trata o vídeo apresentado?
  2. Todos os ingredientes utilizados na fabricação do pão são obtidos na própria padaria?
  3. O vídeo dá bastante destaque para o processo de obtenção da farinha de trigo. Como ela é obtida?
  4. Que cenas apresentadas no vídeo são de atividades primárias?
  5. Que cenas apresentadas no vídeo são de atividades secundárias?
  6. Que cenas do vídeo são de atividades terciárias?
7. Referências:
Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

8. Anexos:

·         Expor aos alunos os alimentos que consumimos, o lugar que habitamos, as roupas que vestimos e todos os bens que temos e que são necessários à nossa sobrevivência, são provenientes dos recursos que encontramos na natureza.

·         Explicar que os recursos retirados da natureza é considerado bruto e em muitos casos, necessita beneficiamento: seja para o consumo direto, seja para ser transformado em matéria prima. Elaborar exemplos.

·         Descrever aos alunos que é por meio do trabalho que os seres humanos extraem, transformam e utilizam os recursos encontrados na natureza. E que depois de extrair os recursos, para se transformarem em um produto, ele passa por fases que vão refletir a atividade econômica.

Conceitos aplicados na lousa:

Setor Primário: Está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza.A agricultura, a mineração, a pesca, a pecuária,o extrativismo e a caça.

Setor Secundário:transforma a matéria prima produzida no setor primário em produtos industrializados.A fabricação de roupas ,máquinas,alimentos industrializados ,eletrônicos casas e etc...

Setor Terciário: é relacionado à prestação de serviços. O comércio a educação,a saúde transportes,telecomunicações, seguro,serviço de limpeza e outros.


PLANEJAMENTO DA 3° AULA

1. Tema da Aula: Recursos Naturais da América
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                     
Data da Aula: 31/05/2011.
Duração: 50 min
                                             
2. Objetivos Específicos:
·         Identificar os recursos naturais da América;
·         Verificar de que modo ocorre a exploração dos recursos;
·         Relacionar os principais recursos minerais da América do Norte com os da América do Sul;
·         Entender a importância destes recursos na economia;
3. Conteúdos:
·         Recursos naturais: vegetais, animais e minerais;
·         A exploração dos recursos minerais na América;
4. Recursos Didáticos:
·         Mapa (Principais recursos Minerais na América)
·         Livro didático;
·         imagens;
·         texto;
·         lousa e giz;
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (5 min) – Recapitular os conteúdos da aula anterior e chamar a atenção para a importância dos setores para a economia por meio de questionamentos:
·         De onde se extraem os recursos naturais vegetais? Animais? E minerais?
·         Como isso costuma ser explorado pelo ser humano?
·         Qual a importância desses recursos para a nossa vida?
Interpretação (20 min)
·         Aula Expositiva dialogada sobre os Recursos naturais e a exploração destes.
Aplicação (15 min) –
·         Exercício de análise de um mapa em dupla;

Reúna-se com um colega e analisem o mapa da pág 93. Façam, uma tabela com os tipos de minerais extraídos de cada uma das Américas.
Conclusão (5 min) – recapitular os principais pontos da aula e verificar o aprendizado.
6. Avaliação: acompanhar, no decorrer da aula, o desenvolvimento das atividades.

7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agraria no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.

Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.

PLANEJAMENTO DA 4° AULA

1. Tema da Aula: Agropecuária                                                       
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                             
Data da Aula: 01/06/2011
Duração: 30 min

                                            
2. Objetivos Específicos:
·         Contribuir para que o aluno entenda a diversidade da agricultura no continente americano;
·         Discutir a questão da utilização de tecnologias no campo relacionando com o desemprego;
3. Conteúdos:
·         A Agropecuária e Extrativismo
4. Recursos Didáticos:
·         Mapa (Agropecuária na América)
·         Livro didático;
·         Texto;
·         Lousa e giz;
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (5 min) – Recapitular os conteúdos da aula anterior e chamar a atenção ao que já foi falado sobre o setor primário e sua importância na sociedade.
·         O que se produz no campo?
·         De que modo é produzido?
·         Exige muita mão de obra?
·         Existem tecnologias que auxiliam na produção?
Interpretação (15 min)
·         Aula Expositiva dialogada sobre a Agropecuária e as atividades extrativistas.
Aplicação –
·         Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula imagens sobre atividade agrícola modernizada e não modernizada.
Conclusão (5 min) – recapitular os principais pontos da aula e verificar o aprendizado.
6. Avaliação: acompanhar, no decorrer da aula, a interação dos alunos.

7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agraria no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.

Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.


PLANEJAMENTO DA 5° AULA

1. Tema da Aula: (Continuação) Agricultura na América
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                            
Data da Aula: 06/06/2011
Duração: 50 min

2. Objetivos Específicos:
·         Proporcionar o entendimento sobre as atividades agropecuárias;
·         Discutir a questão da utilização de tecnologias no campo relacionando com o desemprego;
3. Conteúdos:
·         Agricultura na América
·         Tipos de extrativismos
4. Recursos Didáticos:
·         Cartaz
·         Livro didático;
·         Texto;
·         Lousa e giz;
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (15 min) – Recapitular os conteúdos da aula anterior e verificar se os alunos realizaram a tarefa proposta e a partir da imagem que trouxeram iniciar a aula montando um cartaz com as atividades agropecuárias consideradas modernas e as não modernas.
Interpretação (15 min)
·         Solicitar que os alunos façam a leitura do texto. E em seguida questioná-los para que exponham oralmente os tipos de extrativismo abordados e assim realizar uma interpretação conjunta sobre o texto.
Aplicação (10 min) –
·         Atividade em anexo
Conclusão (5 min) – recapitular os principais pontos da aula e verificar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
6. Avaliação: acompanhar, no decorrer da aula, a interação dos alunos, a participação na elaboração do cartaz, e a realização da atividade.

7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agraria no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.

Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.




8. Anexo
Texto utilizado na aula:

Agropecuária e suas Atividades

A agropecuária tem um papel muito importante no Brasil, tanto no passado como no presente. É necessário saber que agropecuária remete a fusão da produção agrícola com a pecuária. Foi importante para o processo de povoamento do território brasileiro, pois na medida em que as propriedades rurais desbravavam o interior do país surgiam vilas e povoados.
A produção agropecuária emprega aproximadamente 10% da população e responde por 8% do PIB brasileiro, vários foram os fatores que determinaram a expansão da agropecuária no país, mas os principais são o grande mercado interno, grande extensões de terras com relevo favorável e o clima.
A produção agropecuária anda lado a lado com a tecnologia, as propriedades rurais são classificadas segundo o nível tecnológico, ou seja, o grau de tecnologia empregado na propriedade rural, que determina se a propriedade e seu sistema de produção é tradicional (prática de agricultura ou pecuária vinculada na produção sem tecnologias) ou moderna (prática de agricultura, em geral, em grandes propriedades monocultoras ou pecuárias vinculadas na produção com tecnologias que caracteriza pela criação intensiva).
A agricultura moderna cresceu a partir da década de 1970, com incremento da monocultura comercial com grande expansão de gêneros agrícolas para a indústria e para exportação. Após esse período foram surgindo novas tendências de produção e comercialização, como as cooperativas agrícolas (associação de pequenos e médios produtores rurais que se agrupam com finalidade de conseguir melhores preços de compra e venda).
Existem no Brasil algumas atividades extrativistas que são divididas em extrativismo vegetal, animal e mineral.
Atividade extrativista vegetal: É o ato de retirar da natureza elementos vegetais a fim de comercializar, ex. açaí, castanha do Pará, pequi etc., embora a principal extração vegetal seja a extração de madeiras.
Atividade extrativista animal: Consiste em retirar elementos da fauna com a finalidade de comercializá-los, ex. caça e pesca.
Atividade extrativista mineral: Consiste em extrair minérios da natureza, principalmente de pedras preciosas.



Colégio Estadual Tsuro Oguido
Professora:_________________________________________________________
Aluno:_____________________________________________________________
Série:____________________________________Data:__________.

Atividade
1.Relacione as imagens às suas atividades:
1. 2. 3. 4 5.

(  ) Agricultura Moderna
(  ) Agricultura não moderna
(  ) Extrativismo Vegetal
(  ) Extrativismo Animal
(  ) Extrativismo Mineral


2. Escreva quais as vantagens e desvantagens da Agricultura Moderna

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________









PLANEJAMENTO DA 06° AULA

1. Tema da Aula: Agricultura na América Anglo-Saxônica e América Latina.                        
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                             
Data da Aula: 07/06/2011
Duração: 50 min

2. Objetivos Específicos:
·         Proporcionar ao aluno o entendimento sobre as diferenças entre as atividades agropecuárias na América Latina e América Anglo- Saxônica;
·         Analisar junto ao aluno quais as finalidades da produção;
3. Conteúdos:
·         Atividades Agropecuárias na América Anglo-Saxônica.
·         Cinturões Agrícolas: Trigo, algodão, milho.
4. Recursos Didáticos:
·         Livro didático;
·         Imagens;
·         Vídeo; (http://www.youtube.com/watch?v=lxrXY3UPVhw&NR=1)
·         Tv. Pen drive;
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (10 min) – Retomar os conceitos da aula anterior e associar à modelos mais próximos
Interpretação (30 min)
·         Aula Expositiva (20 min)
·         Passar o Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=lxrXY3UPVhw&NR=1(3 min)
·         Comentários sobre o vídeo (5 min)
Conclusão (5 min) – recapitular os principais pontos da aula e verificar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
6. Avaliação: acompanhar, no decorrer da aula, a interação dos alunos e a participação na aula.
7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agraria no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.

Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.


PLANEJAMENTO DA 07° AULA

1. Tema da Aula: Agropecuária na América Latina                                                        
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                             
Data da Aula: 07/06/2011
Duração: 50 min

2. Objetivos Específicos:
·         Mostrar aos alunos o desenvolvimento da Agricultura na América Latina e o que isso tem proporcionado na configuração do espaço.
·         Discutir os reflexos da Agricultura Tradicional e da Agricultura Moderna no espaço
3. Conteúdos:
·         Agricultura na América Latina
·         Agricultura Tradicional
·         Agricultura Moderna
·         Impactos ambientais
4. Recursos Didáticos:
·         Retro projetor;
·         Imagens
·         Livro didático;
·         Lousa e giz;
·         Vídeo;
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (0 min) –
Introdução (10 min) – Associar as atividades agropecuárias anteriores da América Anglo saxônica com as atividades que podem ser desenvolvidas na América Latina, através dos questionamentos.
O que geralmente se produz na América Latina? E no Brasil? E no nosso Estado? Na nossa cidade?
Interpretação (20 min)
·         Aula expositiva sobre as principais atividades produtivas na América Latina, depois enfatizar o Brasil, expondo quais as áreas mais produtivas. Assim como o uso de tecnologias tem auxiliado no trabalho do campo, e também os impactos que tem causado a inserção dos maquinários. (10 min)
·         Passar um vídeo sobre os benefícios (http://www.youtube.com/watch?v=W8shuyOO4f8 ( 2:35 min)
·         Passar um vídeo sobre os impactos da modernização da agricultura

·         Discutir junto aos alunos os principais pontos levantados no vídeo, assim como o lado bom e o ruim da tecnologia na agricultura. (5 min)

·         Aplicação (15 min) –

·         Solicitar que os alunos elaborem um quadro no caderno expondo os pontos negativos e positivos do processo de modernização da agricultura.

Conclusão (5 min) – recapitular os principais pontos da aula e verificar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
6. Avaliação: acompanhar a realização da atividade no caderno e a participação na aula.
7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agraria no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.
Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.









PLANEJAMENTO DA 08° AULA

1. Tema da Aula: Finalização do conteúdo sobre o setor primário                                                       
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos
Data da Aula: 08/06/2011
Duração: 30 min

2. Objetivos:
·         Retomar com os alunos os conteúdos trabalhados e os principais pontos sobre o setor primário (Agropecuário);
·         Verificar a aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos;
3. Conteúdos:
·         Agropecuária
·         Tecnologia
·         Impactos ambientais
4. Recursos Didáticos:
·         Retroprojetor
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (5min) – Retomar os conceitos sobre as atividades desempenhadas no setor primário na América.
Interpretação (10 min)
·         Realizar junto a turma uma análise de imagens.
Aplicação (10 min) –
·         atividade (em anexo)
6. Avaliação: acompanhar a realização da atividade e os resultados da mesma.
7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agraria no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.
Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.
Colégio Estadual Tsuro Oguido
Professora:_________________________________________________________
Aluno:_____________________________________________________________
Série:____________________________________Data:__________.

Atividade
De acordo com as imagens e os vídeos assistidos respondam as seguintes questões:
       
                            Figura 1                                                            Figura 2
1- Onde a natureza é mais preservada? Explique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Qual aprece mais presença do Homem? Explique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Qual aparece mais as transformações do Homem? Porquê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Qual figura representa a atividade agrícola tradicional e qual é uma atividade agrícola moderna?
___________________________________________________________________

5- Qual atividade é mais prejudicial a floresta? Porquê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




PLANEJAMENTO DA 09° AULA

1. Tema da Aula: O Desenvolvimento do Setor Secundário                                                       
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos
Data da Aula: 13/06/2011
Duração: 50 min
                                   
2. Objetivos Específicos:
·         Proporcionar ao aluno o entendimento da principal atividade econômica do setor secundário: A Indústria.
·         Verificar as diferenças das atividades industriais na América;
·         Associar à dependência e as desigualdades ao nível tecnológico dos países;
·         Demonstrar ao aluno a importância da Atividade industrial para uma determinada região;
3. Conteúdos:
·         A indústria na América
·         Relação América do norte e América do Sul (tipos de Indústrias)
·         Dependência e Desigualdade
4. Recursos Didáticos:
·         Mapa (Desenvolvimento Industrial na América, pág, 98)
·         Livro didático;
·         Texto;
·         Lousa e giz;
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (10 min) – Iniciar um novo conteúdo, lembrando que este depende de outros setores como o setor primário que já foi trabalhado. Levar imagens de Indústrias conhecidas da região e questionar sobre:
·         O que elas produzem?
·         De que modo é produzido?
·         Exige muita mão de obra?
·         Existem tecnologias que auxiliam na produção?
Interpretação (15 min)
·         Aula Expositiva dialogada sobre a Indústria e suas dependências e desigualdades.
Aplicação – (10 mim)
·         Passar no quadro alguns exercícios e Solicitar que os alunos o respondam
Conclusão (10 min) – Correção da atividade e levantamento dos principais pontos da aula.
6. Avaliação: Verificação da atividade proposta.

7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agrária no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.

Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. São Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.

8. Anexo: cópia de todo material usado na aula (atividades, imagens, resumos de textos, provas etc).

Atividade:
Responda:
a-    Que atividades industriais predominam na América Anglo Saxônica e na América Latina?
b-    Qual a principal atividade do setor secundário?
c-    Cite pelo menos 3 indústrias que você conhece? O que elas produzem?

PLANEJAMENTO DA 10° AULA


1. Tema da Aula: O Desenvolvimento do Setor Secundário: Indústrias e Tecnologia                                                       
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos
Data da Aula: 14/06/2011
Duração: 50 min
                                   
2. Objetivos Específicos:
·         Auxiliar o aluno a compreender de que modo a Tecnologia atinge a Indústria;
·         Esclarecer o conceito de tecnologia aos alunos;
·         Mostrar aos alunos os pontos de Tecnologias próximos a eles; 
3. Conteúdos:
·         O que é Tecnologia.
·         O uso Tecnologias na Indústria.
·         Os Tecnopolos da América do Norte e da América da América do sul
·         Dependência e Desigualdade
4. Recursos Didáticos:
·         Mapa (Desenvolvimento Industrial na América, pág, 98)
·         Livro didático;
·         Texto;
·         Lousa e giz;
·         Mapa conceitual;
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (10 min) – Retomar os conceitos da aula anterior e iniciar indagando os alunos o sobre:
·         O que eles entendem por tecnologias?
·         De onde vem?
·         Para que servem?
·         O que temos ao nosso redor que vem da tecnologia?

Solicitar que os alunos vá até o quadro e escreva algum tipo de tecnologia que conhecem.
Interpretação (15 min)
·         Aula Expositiva dialogada sobre a Tecnologia, seu uso na Indústria, onde se localizam os principais Tecnopolos, e o que o uso de tecnologias tem influenciado na nossa vida. Elaborar um mapa conceitual no decorrer da explicação com a turma sobre o assunto.
Aplicação – (10 mim)
·         Passar no quadro alguns exercícios e solicitar que os alunos o respondam.

1)    De acordo com o mapa da pág 98 associe:

A.   Tecnologia clássica e setores de tecnologia avançada.
B.   Dependência Tecnológica.
C.   Nível tecnológico altamente avançado.

(   ) México, Colômbia, Venezuela, Chile, Brasil, Argentina.
(   ) Estados Unidos e Canadá.
(   ) Cuba, Peru, Bolívia,Paraguai, Uruguai.

2)    Cite 5 exemplos de produtos do setor primário que é modificado através da tecnologia industrial no setor secundário e no que resultam?
Conclusão (10 min) – Correção da atividade e levantamento dos principais pontos da aula.
6. Avaliação: Verificação da atividade proposta.

7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agrária no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.

Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.


8. Anexo: cópia de todo material usado na aula (atividades, imagens, resumos de textos, provas etc).

PLANEJAMENTO DA 11° AULA

1. Tema da Aula: O crescimento do Setor Terciário
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                            
Data da Aula: 14/06/2011
Duração: 30 min

2. Objetivos:
·         Levar o aluno a compreender as atividades que envolvem o setor terciário;
·         Auxiliar o aluno no entendimento sobre as mudanças que o setor terciário tem enfrentado;
·         Explicar aos alunos qual a influência do setor primário e secundário no crescimento do setor terciário e suas consequências;
·         Contribuir para que o aluno perceba a importância de se estar preparado para entrar no mercado de trabalho;
3. Conteúdos:
·         Transformações no Setor Terciário no Continente Americano.
·         O que é PEA (População Economicamente Ativa).
·         Tecnologia e Desemprego.
4. Recursos Didáticos:
·         Mapa (Distribuição da PEA em países Americanos Industrializados pág. 100)
·         Livro didático;
·         Texto;
·         Analizar uma tabela da pág 101.
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (10 min) – Iniciar novo conteúdo chamando a atenção para os locais que frequentamos para organizar nossas atividades, para comprarmos, para cuidar da nossa saúde, da nossa educação, para nos deslocarmos, dentre outros. E que muito auxiliam a nossa vida.
Interpretação (10 min)
·         Aula Expositiva dialogada sobre a importância do setor terciário. Abordar os motivos que tem feito com que o setor terciário tenha crescido, bem como o uso de tecnologias tem favorecido a urbanização. Verificar de que maneira  ocorre a distribuição da PEA em países Americanos Industrializados (Mapa da pág. 100).Analisar junto aos alunos a tabela 3 da pág. 101.
Aplicação – (0 mim)
·         Tarefa: Responder a questão b e c do exercício 8 do livro didático (pág. 103).

Conclusão (5 min) – Retomar os pontos principais discutidos
6. Avaliação:
·         Verificar a participação dos alunos na aula
7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agrária no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.

Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.

8. Anexo: cópia de todo material usado na aula (atividades, imagens, resumos de textos, provas etc).


PLANEJAMENTO DA 12° AULA

1. Tema da Aula: Continuação sobre os Setores Terciários e Consumo
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                             
Data da Aula: 15/06/2011
Duração: 50 min

2. Objetivos:
·         Explicar a importância de se estar preparado para o mercado de trabalho;
·         Estabelecer uma discussão sobre o consumismo e suas conseqüências;
·         Proporcionar a sensibilização dos alunos em relação ao consumir com responsabilidade;
3. Conteúdos:
·         Setor terciário e sua importância
·         Desemprego e Mercado informal
·         Consumismo e Publicidade
4. Recursos Didáticos:
·         Reportagem;
·         Vídeo; A história das coisas. (21 min)
·         Lousa e giz;
5. Procedimentos Metodológicos:

Abertura (2,5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução (25 min) – Retomar os conceitos da aula anterior e expor a nossa dependência dos setores. (4 min)
·         Passar o vídeo A história das coisas. (21 min)

Interpretação ( 15 min)
·         Aula Expositiva dialogada sobre a importância do setor terciário. Abordar os motivos que tem feito com que o setor terciário tenha crescido relacionando-os com o aumento num determinado período do desemprego e a criação do mercado. Expor a questão do consumismo, e a necessidade de consumir com responsabilidade, pois a indústria e a publicidade agem cada dia mais rápido para vender seus produtos e assim produzir mais e levantar também nosso papel como consumidor e suas conseqüências. (15 min)
Aplicação – (5 mim)
Explicação da Atividade
·         Solicitar que os alunos se organizem em duplas ou trios para inventar um produto, e explicar os processos pelo qual sua construção passou envolvendo os três setores econômicos trabalhados.
·         O seu projeto deverá ser entregue por escrito e apresentado rapidamente na sala de aula no dia 20/06.
·         A apresentação deverá ser em forma de propaganda.
·         Pode-se utilizar cartazes, a lousa e a TV. Pen drive.
Conclusão (2,5 min) – Retomar os pontos principais discutidos na aula
6. Avaliação:
·         Verificar a participação dos alunos na aula.
7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agrária no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.

Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.



PLANEJAMENTO DA 13° AULA

1. Tema da Aula: Apresentação das Atividades dos alunos                                     
Estagiário responsável: Tessa Larissa dos Santos                             
Data da Aula: 20/06/2011
Duração: 50 min
2. Objetivos:
·         Verificar a aprendizagem dos alunos a partir da atividade proposta.

 3. Conteúdos:
·         Atividades Econômicas da América
·         Setor Primário
·         Setor Secundário
·         Setor Terciário
·         Consumo e Responsabilidade Ambiental
4. Recursos Didáticos:
·         Mini seminários
5. Procedimentos Metodológicos:
Abertura (5 min) – Cumprimento e chamada.
Introdução ( 40 min) – Pedir que os alunos comecem as apresentações
Interpretação (0)
Aplicação – (0mim).
6.Conclusão (5 min) – Realizar uma análise geral sobre os mini seminários.
·         Agradecimentos e Despedida
7.Avaliação:
Critérios de avaliação:

Criatividade:
Relevância:
Ligação com as três principais atividades dos setores econômicos;
Parte Escrita:
Apresentação:

7. Referências:
FERREIRA, Darlene AP. de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia Agrária no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp. 2002.

Castellar, Sonia: Geografia, 7° Série: Projeções Cartográficas Américas: território, população, economia, cultura. Saão Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: Geografia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Oliveira, Ariovaldo U. de. Agricultura Brasileira: Transformações recentes. (In): Ross, Jurandir I. S (Org), Geografia do Brasil, São Paulo; EDUSP, 1996.

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